Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
xico2000

[Resolvido] Ler arquivos de texto com fstream

Recommended Posts

Eu estou tentando ler números de um arquivo de texto usando o ifstream, no C++. Os arquivos que desejo ler são todos do tipo três floats por linha, como o seguinte:

1.30619 -1.30619 1.30619
-1.30619 -1.30619 1.30619
-1.30619 -1.30619 -1.30619
1.30619 1.30619 -1.30619
1.30619 1.30619 1.30619
-1.30619 1.30619 1.30619
-1.30619 1.30619 -1.30619
1.30619 -1.30619 -1.30619

(não necessariamente iguais, é q isso são os vértices de um cubo :P)

Meu objetivo é guardar estes números em uma matriz (unidimensional mesmo) e pra isso, escrevi essa função:

{
string vertex, x, y, z;
int n=0;
ifstream dados("dados.txt");
getline(dados, vertex);

while(getline(dados, vertex))
{
istringstream lixo(vertex);
lixo >> x >> y >> z;
stringstream(x) >> *(vetor+n);
stringstream(y) >> *(vetor+n+1);
stringstream(z) >> *(vetor+n+2);
n+=3;
}
dados.close();
}
void importador(float *vetor)

Eu uso o Code::Blocks e a questão que está me intrigando é que quando ponho essa função em um projeto Console aplication, consigo usá-la sem problemas. Mas, quando tento usá-la em um projeto GLUT aplication, a função não consegue abrir o arquivo. :huh:

No GLUT aplication, is_open() retorna FALSE e fail() returna TRUE. Porém, eu estou usando exatamente a mesma função nos dois casos. Existe alguma diferença pelo fato de eu usá-la em uma aplicação do GLUT? Eu esqueci alguma coisa? :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho mesmo, Xico. Desconfio que o problema seja o path do arquivo.. Faça um teste: indique o caminho completo para o arquivo. Ex:

ifstream dados("C:\\TEMP\\dados.txt");

Outra coisa, aquele seu primeiro getline() vai comer a primeira linha do seu arquivo.

[]'s

LNW

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba, te juro como acordei hoje com essa mesma ideia na cabeça! kkk

E era isso mesmo! Valeu! :D

Agora, engraçado que se eu colocar o arquivo de texto na mesma pasta do executável, e rodar o executável (mesmo sem especificar o caminho completo), o programa funciona normal.

E eu percebi também que em todos os casos (mesmo nos casos que eu usei Console aplication), fail() retorna sempre TRUE, apesar do programa aparentemente não dar problema. Será que isso pode dar dor de cabeça mais tarde?

Ah, e o getline() a mais é proposital mesmo, porque meu arquivo original tem uma linha inicial que indica quantos valores o arquivo tem (eu removi pra simplificar). :)

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais