Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
caionew

Dispositivo exibidor Display LCD

Recommended Posts

Estou precisando programar um dispositivo com display LCD para exibir uma série de mensagens padronizadas, porém preciso fazer cerca de 10 destes dispositivos e com o menor custo possível pois os mesmos serão dados de presente, atualmente tenho um arduino UNO o qual sei programar para exibir as mensagens no LCD, pesquisei um pouco e encontrei algo sobre o PIC também, mas estou procurando algo bem barato, uma vez que só o controlador arduino custa na faixa de 70 reais.

Minha ideia era pegar os antigos brickgames (Minigames 9999 in 1) ou algo parecido e reprogramar para exibir as mensagens. pensei também em utilizar algum display LCD de celulares da china.

Alguém teria uma solução mais barata (uma vez que é somente para exibir textos padronizados sem nenhuma alteração?)

Minha ideia principal era utilizar um minigame mesmo, pois seria um produto promocional como cartão de visita de um projeto que tenho.

Algo parecido com este vídeo é o que procuro.

Editado por caionew

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pretende gastar quanto mais ou menos com cada produto pronto?

Uns 30 reais seria muito?

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
Pretende gastar quanto mais ou menos com cada produto pronto?

Uns 30 reais seria muito?

Falou

o menor custo possível, quero programar no máximo 10, é apenas um diferencial.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, vai colocar em uma caixinha para esconder o tem dentro e mostrar só o LCD?

Acho que o meio mais fácil seria como no vídeo acima. Um LCD e um controlador.

De toda forma, você precisará de programar o PIC. O código fonte pode ser cedido por algum membro já que é simples.

O problema é você gravar o código fisicamente no chip. Você teria que adquirir um gravador para isso. Acredito que acabaria inviabilizando o projeto.

Já que você possui um arduino, já tem meio caminho andado. Veja que você não precisa necessariamente entregar um arduino para o seu cliente. Veja que o arduíno é composto por um chip Atmel AVR. Nada impede de você criar uma solução standalone.

Veja:

Como montar um arduino standalone

Esse aqui é melhor:

Montando arduino na protoboard

Veja o tamanho:

Arduino-LowPower.jpg

Menor que isso é impossível.

Agora é só comprar um LCD pequeno como 16x2 por exemplo na faixa dos 15 reais e soldar tudo junto.

Um kit arduino standalone sai na faixa de R$15 também. Só pesquisar no google aí. Alguns já vendem o kit com o bootloader já gravado no AVR. Isso é uma mão na roda. basta você tirar o seu do seu arduíno, colocar o novo do KIT, gravar, trocar de volta e pronto.

Terá o custo da bateria também. Da caixa e de outros detalhes.

Pode economizar no LCD, comprando um menor, 8x2 ou 8x1 (existe?)

Nunca testei, mas pode ser que dê certo nem usar placa de circuito impresso. Faça a solda nos próprios pinos. Não fica bonito, mas se você colocar numa caixinha, o cliente nem verá.

EDIT:

Pela imagem que adicionei, nem solda precisa. Fica minúsculo!

Falou

Editado por MatheusLPS

Compartilhar este post

Link para o post

Puxa... se você já tem um arduino, é fácil. você precisa de código em C ou pode ser BASIC?

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, vai colocar em uma caixinha para esconder o tem dentro e mostrar só o LCD?

Acho que o meio mais fácil seria como no vídeo acima. Um LCD e um controlador.

De toda forma, você precisará de programar o PIC. O código fonte pode ser cedido por algum membro já que é simples.

O problema é você gravar o código fisicamente no chip. Você teria que adquirir um gravador para isso. Acredito que acabaria inviabilizando o projeto.

Já que você possui um arduino, já tem meio caminho andado. Veja que você não precisa necessariamente entregar um arduino para o seu cliente. Veja que o arduíno é composto por um chip Atmel AVR. Nada impede de você criar uma solução standalone.

Veja:

Como montar um arduino standalone

Esse aqui é melhor:

Montando arduino na protoboard

Veja o tamanho:

Arduino-LowPower.jpg

Menor que isso é impossível.

Agora é só comprar um LCD pequeno como 16x2 por exemplo na faixa dos 15 reais e soldar tudo junto.

Um kit arduino standalone sai na faixa de R$15 também. Só pesquisar no google aí. Alguns já vendem o kit com o bootloader já gravado no AVR. Isso é uma mão na roda. basta você tirar o seu do seu arduíno, colocar o novo do KIT, gravar, trocar de volta e pronto.

Terá o custo da bateria também. Da caixa e de outros detalhes.

Pode economizar no LCD, comprando um menor, 8x2 ou 8x1 (existe?)

Nunca testei, mas pode ser que dê certo nem usar placa de circuito impresso. Faça a solda nos próprios pinos. Não fica bonito, mas se você colocar numa caixinha, o cliente nem verá.

EDIT:

Pela imagem que adicionei, nem solda precisa. Fica minúsculo!

Falou

To vendo, bem legal mesmo isso, dessa eu nao sabia.

Sobre o pic vi que o gravador custa na faixa dos 50 a 60 reais, tamb[em pode ser valido, to pesquisando o valor do chip do pic e do arduino pra ver qual vale mais a pena... mas achei super interessante isso, valeu mesmo meu caro!!!

Puxa... se você já tem um arduino, é fácil. você precisa de código em C ou pode ser BASIC?

Opa, eu sei programar no arduino já, mas se tiver um codigo ai pode mandar!

Sobre essa linguagem BASIC nunca ouvi falar, como funciona?

Compartilhar este post

Link para o post

Pro seu caso, baixe o BASCOM AVR.

Em poucas linhas você resolve o problema...

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado com esses gravadores via ebay de 50 reais (Conhecido como K150 ou algo parecido). Já vi gente reclamando dele.

Por isso não comprei e acababei paguei bem mais caro no PICKit 3 (R$150 na época). Já veio montado no esquema de usar. Sem dor de cabeça.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Um atmega qqr você acha no Ebay cerca de US$ 2 unitário para umas 10 pecas.

Mais um capacitor de .1 e um eletrolitico de uns 47uf, uns R$ 1,00 aqui mesmo.

Mais um 78l05 Ebay US$ 0,20 .

Só falta um display lcd simples Ebay US$ 2 para umas 10 peças.

E um programador simples USB Ebay Us$ 3,00

Se usar o Bascom, versão demo free, fica muito simples e barato.

Mas pode também fazer no Arduíno conforme dicas anteriores.

O código em Bascom deve ter umas 10 linhas de programa !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
Um atmega qqr você acha no Ebay cerca de US$ 2 unitário para umas 10 pecas.

Mais um capacitor de .1 e um eletrolitico de uns 47uf, uns R$ 1,00 aqui mesmo.

Mais um 78l05 Ebay US$ 0,20 .

Só falta um display lcd simples Ebay US$ 2 para umas 10 peças.

E um programador simples USB Ebay Us$ 3,00

Se usar o Bascom, versão demo free, fica muito simples e barato.

Mas pode também fazer no Arduíno conforme dicas anteriores.

O código em Bascom deve ter umas 10 linhas de programa !

Paulo

To ligado paulo, desenrolei no proprio arduino mesmo, inclusive achei um modo de ligar o atmega328 sem utilizar um monte de componentes, vide video.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo Caio,

Programe o Atmega para usar clock interno e pronto ! Mais simples, impossível !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

amigo você pode usar PIC tambem, como ja foi dito, só quero acrescentar uma informação, você não precisa do gravador de pic, ja que tem um arduino, vi um projeto onde o cara disse ter feito um gravador de pic com o arduino,

acho que se usasse pic sem comprar o gravador seria o metodo mais barato possivel,

http://www.portalmcu.com.br/2012/06/arduino-pode-programar-pic-tambem.html

flow

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se for pensar em economizar US$ 3 num gravador, voce também pode usar o próprio Arduíno como gravador dos Atmega / Attiny.

Boa ideia , Mr. Nintendo !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

boa alphawk

agora tem vaias opções a mão, basta apenas saber qual vai ser mais simples agora, aprender a programar os pic's ou atmega

flow

Compartilhar este post

Link para o post

Se escolher fazer com Avr, eu ajudo no código em Basic do Bascom. Um programa desse tipo é muito simples e rápido de se codificar.

Uma vez eu fiz algo parecido para um amigo que tem uma lojinha na Santa Ifigênia, ele usava um display grande de 40x2 , e mostrava uma mensagem a cada 30 segundos. Tinha um total de 200 mensagens de 80 caracteres cada.

Tirando as mensagens, o programa todo nem tinha 30 linhas de código.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
Cuidado com esses gravadores via ebay de 50 reais (Conhecido como K150 ou algo parecido). Já vi gente reclamando dele.

Por isso não comprei e acababei paguei bem mais caro no PICKit 3 (R$150 na época). Já veio montado no esquema de usar. Sem dor de cabeça.

Falou

Opa Matheus, olha eu comprei um desses e saiu por 12 dólares, uso ele sempre aqui e nunca tive problemas, também tenho um serial que comprei no mercado livre. Esse gravador K150 sempre quebrou meu galho. Talvez tenha sido defeito em algum lote, sei la.

Compartilhar este post

Link para o post

Chacalgbi,

Eu também comprei o meu no Ebay, e também funciona direitinho para a finalidade, que é apenas de ler / gravar os Pics comuns.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais