Ir ao conteúdo

como saber facilmente se um arquivo corrompeu, foi deletado ou ficou danificado?

cesarriberiro78

Posts recomendados

Postado

Tem como saber facilmente se um arquivo está corrompido ou danificado por causa de queda de energia? como meus arquivos estão todos compactados e são muitos dá muito trabalho verificar um por um extraindo eles e também dá muito trabalho verificar hash por hash

• Membro VIP
Postado

tem 2 jeitos, mas precisaria saber, o que tu pretendes!!!!

tipo... lá uma vez a cada dois meses ver se não deu pau num arquivo, isso?

Ou seria para outros fins?

• Membro VIP
Postado

Se um arquivo no sistema estiver corrompido ou falho, dará problemas em iniciar o PC ou na execução de programas. Também na abertura de pastas ou arquivos. O XP tem a vantagem de aguentar estes trancos de queda de energia brusca. O meu já foi desligado de repente e nada aconteceu. Estes dias na distração desliguei a chave errada do filtro de linha e desligou direto o PC e nada ocorreu. Fique tranquilo. No caso de uma falha no sistema tem como recuperar pelos comandos ou dependendo com o CD substituir estes arquivos. (Casos muito graves, seria formatação). Um reparar seria este: Iniciar, meu computador, disco local C:/, botão direito mouse, propriedades, na aba Ferramentas, click Verificação erros. Verificar agora, marque as 02 opções: Corrigir erros sistema arquivos e procurar setores defeituosos e recuperar. Click iniciar, sim, Reinicie o PC e aguarde verificação. Outro: Insira no driver Cdrom a mídia do XP, se iniciar o Boot de instalação, cancele a operação. Mas, deixe na gaveta o CD. Siga: Iniciar, executar, digite cmd e enter, na tela DOS digite sfc /scannow e enter (espaço depois sfc), o sistema verifica se todos arquivos estão originais e intactos. Tendo falhos ou corrompidos substitui por novos. (Desligue a conexão Internet) atrapalha. Aguarde completar a tarefa. Retire o CD, Reinicie o PC.

Postado

Eu não estou falando de arquivos de sistema e sim de arquivos meus pessoais como jogos, musicas, videos etc, tipo eu tenho uma coletanea de jogos em zip, arquivos iso e programas compactados que estou juntando para gravar tudo em DVD mas como ocorre muita queda de energia aqui, se acontecer de cair a energia quero saber como verifico facilmente e se possivel tudo q esta nessa pasta q estou guardando se algum arquivo foi deletado, corrompido ou tem erros justamente por causa dessa queda de energia

se eu fosse verificar um por um com hash demoraria muito e daria muito trabalho por isso quero algo q acuse se tiver algum arquivo faltando ou corrompido antes de eu gravar em disco

• Membro VIP
Postado

tá... Gamer assim.. tem duas formas... uma muito confiável, mas demoradinha, que é o md5sum, e outra um pouco mais fácil..... eu disse um pouco....mas teria de fazer em duas etapas

Forma 2) tu podes em vez de extrair o arquivo apenas clicar com o direito, abrir com, escolher o teu programa descompactador, ele vai abrir o arquivo, tipo um gerenciador. após isso, e falo do 7zip, do winzip e do winrar (que tem essa função) clicar em testar.

normalmente, se há erro, ele acusa já na abertura do arquivo, depois o teste vai fazer o resto

Forma 1)

Esse método é usado principalmente em linux, quando tu baixa uma ISO de uma distribuição e quer saber se ela veio redonda. No servidor, onde ela está, tem uma soma md5sum. Se tua imagem for baixada EXATAMENTE igual à do servidor, ela deverá dar uma soma md5sum igual....

o romaneio é o seguinte....

baixe esse arquivo

http://www.superdownloads.com.br/download/160/md5sum/

e ponha ele em c:\windows\system32

depois tu pega o arquivo que está bom, hoje abra um terminal (CMD.exe) e digite md5sum <nome do arquivo>

ele vai dar um número, exemplo:

8ac29c385b052856b70621423ed873d7

Agora, ponha esse número em algum lugar, pode ser 'junto ao diretório' do teu arquivo, como um txt

láááá... daqui uns tempos, tu vais querer ver se "não bichou" faça o mesmo procedimento, a partir de digitar em linha de comando, e compare o resultado.... exemplo.... eu peguei esse arquivo e pus duas letras... quer ver que dá diferença?

o novo checksum dele, com duas letras a mais

fd20f7266b1e212091b8b1699f32a16a

Postado

1 eu uso windows xp e o 7zip

2 então quer dizer q para eu verificar os compactados, é pelo botão testar do 7zip? mas essa verificação diz se tem qualquer corrupção, qualquer erro? e principalmente, esse teste diz se algum arquivo q está dentro desse arquivo compactado foi excluido por causa da queda de energia?

3 e para arquivos q não estão compactados, como eu ter certeza e ele não tem nenhuma corrupção, nenhum byte a menos e nenhum erro proveniente da queda de energia com o PC ligado?

4 sobre a ISO q me refiro eu não vou baixa-la, eu mesmo vou criá-la com o burnaware usando esses arquivos q citei q quero ter certeza q não estão com problemas antes de criar essa iso e de gravar em disco

• Membro VIP
Postado

quanto a arquivos dentro do compactado, ele vai testar o checksum de cada arquivo com o registro dentro do zip..... se algum dos arquivos estiver diferente, irá acusar.

mas é quase óbvio que, não tem muita possibilidade de afetar internamente um arquivo sem afetar o zip então é meio redundante em falar-se de arquivo zip intacto e arquivos internos com problema.

vale para qualquer arquivo que seja manipulado pelo programa se o 7zip manipular arquivos ISO valerá também. PELO AMOR DE DEUS TÁ GAMER..... se o 7zip manipular arquivo ISO, não gostaria de ter de repetir isso novamente, igual ao outro tópico que a mesma coisa eu repeti....

por aspecto normal de funcionalidade, todo e qualquer arquivo compactado, seja ISO, RAR, ZIP, 7Z, CUE, BIN costuma ter um arquivo 'com a assinatura' ou com o checksum... Isso vem desde o tempo do DOS6.22 e seu pkzip. Se der pau, ele acusa "checksum incorreto"

sua pergunta foi exclusivamente para arquivos compactados lá em cima... lembra?

como meus arquivos estão todos compactados e são muitos dá muito trabalho verificar um por um extraindo eles e também dá muito trabalho verificar hash por hash

no caso dos arquivos do sistema operacional, ou pelo menos, arquivos que o windows tem controle, ele também tem seus métodos para garantir integridade. arquivos do sistema operacional o windows tentará se encarregar de fazer isso pelas ferramentas que o colega paulo citou

mas..... vamos lá... ampliaste a pergunta, ampliemos a resposta.

falo exclusivamente com o 7 zip, mas os outros compactadores, em sua maioria também o fazem Pegue um arquivo qualquer, de qualquer extensão, desde que o 7 zip consiga abri-lo. Veja, dentro do arquivo, com a janela maximizada, se não tem "uns números" de CRC32. é muito semelhante ao md5sum. Bah,... e os outros, tipo winrar....

você perguntou do 7zip............... mas eles também fazem

3 e para arquivos q não estão compactados, como eu ter certeza e ele não tem nenhuma corrupção, nenhum byte a menos e nenhum erro proveniente da queda de energia com o PC ligado?

daí só se você fizer um pré-teste antes, e um pré teste depois com o md5sum. repito que se esse arquivo estiver dentro do zip, ele testará isso pra você e os do sistema operacional, o windows fará isso

4 sobre a ISO q me refiro eu não vou baixa-la, eu mesmo vou criá-la com o burnaware usando esses arquivos q citei q quero ter certeza q não estão com problemas antes de criar essa iso e de gravar em disco

você irá compactar vários arquivos, em um formato ISO. ele irá criar um checksum próprio....

mas..... mas.... podes fazer o seguinte também.... podes criar a ISO, testar com o md5, e láaaaaaaaaaa futuramente testar novamente......

Postado

cara, obrigado pela sua ajuda

1 tem como algum arquivo q esteja dentro do compactado ser deletado pela queda de energia? ou isso é impossivel?

2 eu não coloquei o 7zip para abrir arquivos ISO, deixo os arquivos ISO sem nenhum programa para abrir ate porque fica mais fácil localiza-lo, mas nesse caso da ISO e de arquivos instaladores de programas q não são compactados o q fazer para verificar se algum deles tem erro ou corrupção?

3 pelo q eu entendi qualquer arquivo q esteja dentro do compactado se ele sofre uma corrupção ou se for deletado, o botão testar do 7zip avisa, estou correto? ai só falta saber o q fazer com arquivo ISO descompactado e arquivos instaladores de programas

• Membro VIP
Postado

tá... vou tentar re-explicar....

Compactar.... trazer varios arquivos para um.... seja "compactando" efetivamente ou seja, digamos, apenas "guardando".

isso vale para arquivos ISO,RAR,ZIP,7Z,ETC. se você pensar que pode pegar vários porta-retratos, objetos, e outros, por tudo num saco, e carregar com esse saco, seja apertando ou não, tu já de certa forma compactou as coisas para "melhor trabalhar", certo?

2) para um arquivo dentro de um compactado ser alterado, em algum momento esse arquivo terá de ser aberto, retirado/alterado/bugado, e depois recompactado..... ou que é difícil.

3) o que eu te falei foi o seguinte.... quando tu compacta, ou transforma um monte de programas para ISO, o programa que faz isso cria uma espécie de tabela com todos as somas de CRC32 dos arquivos dentro desse compactado. Abra um arquivo zip com o 7zip.... EU DISSE ABRA, NÃO DESCOMPACTE. veja que tem um CRC32. Esse código significa que o programa de compactação fez uma soma, tipo md5sum, que resultou naquilo ali.... se o arquivo for alterado de alguma forma, esse CRC32 não irá fechar e o 7zip/winrar/winzip vai acusar.

como eu também te falei antes. VOCê.... VOCÊ... pode baixar o md5sum que falei laaaa em cima, e testar os instaladores com ele.... criar um arquivo TXT e colocar na mesma pasta. Tu vai saber que o md5sum hoje é aquele...... láaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa adiante quando tu for usar, testa o md5sum DE NOVO. se a soma não fechar, é porque houve alguma coisa....

Postado

entendi totalmente a parte dos arquivos compactados

sobre os arquivos ISO e instaladores eu tenho uma ferramente chamada hashtab q mostra a hash do arquivo, posso me basear por isso no caso os numeros SHA-1 dos arquivos para saber se teve alguma alteração? tipo eu copio e colo o sha1 no bloco de notas e antes de gravar em disco eu verifico novamente se esta tudo igual

não sei se o md5sum funciona da mesma maneira ou é mais fácil de usar

era melhor se desse para eu selecionar todos os arquivos compactados e mandar testar tudo de uma vez sem ser individual para ver se acha alguma erro ou alteração mas não sei se isso é possivel ou se tenho q ir de arquivo em arquivo mandando testar com o 7zip

• Membro VIP
Postado

com o md5sum pode... mas tu terás de incluir tudo isso num arquivo só. Tu podes, por exemplo, criar um arquivo ".bat", mas... dependerá de algumas coisas. se tu tiver subpastas teria de por o comando para entrar em cada um adelas, e depois sair....

hash, md5, md256, crc32, são na verdade padrões diferentes da mesma coisa: traduzir numa soma se o arquivo está íntegro.

Tu podes, ainda, tentar selecionar todos os compactados (mas tem de ser com a mesma extensão. acho que extensões diferentes não funciona, pelo menos não no linux) e abrir eles numa paulada só. Seleciona, por exemplo, todos os zipados, direito-> abrir com o 7zip, ou arrasta pra dentro do 7zip aberto.....

claro, conforme o tamanho pode demorar um pouco, mas já é algo "semi-automatizado"

ou, ainda.... dar o comando "md5sum *.zip" e ver se ele retorna algo

fd25d4113606c0a310d86046e35183be *IMG00415.zip

55fade5d7d40681989dd55ea62823c21 *Controles Modelos.zip

a0f5a0935def1029dd9bebe72db56aff *carandrobs2004.zip

86de5073f00fde16324deeafe648472c *material aulas SEGURIDADE SOCIAL profa SALETE

zip

fd153ea1710b165c200ebc1b48e15c90 *fritz4-tobata-rebaxada.zip

135eca6e95cd400d6f44e7121b2fda9c *CARTıES EMPRESARIAIS - Credito

54b3330a516be80219aee0f67143e0fe *reprocessociviliroteirodeaula.zip

2b444ff3620282e80711db61deef8513 *ImportaþÒo - CÔmbio Internet.zip

ea569303d1eb603705089ae8df6a9907 *Correþ§es para Windows XP.zip

9143e5e63de988eaeecac2311d7a5eb1 *DIARIO.zip

fbe85d3234fe4e570184483970aca5ea *Gkreator_Inside_Beta1.zip

6633e74ae689e269342928b81db39df7 *bnkgothm.zip

d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e *Pendralvo.zip

pra mim deu certo aqui

Postado

Mas e o q acontece se houver um erro ou corrupção no arquivo durante o download? ainda assim é possivel o 7zip testar e acusar q tem algo errado?

me corrija se eu estiver errado, todo arquivo compactado baixado tem um codigo de integridade, quando eu baixo o arquivo esse codigo é guardado no arquivo, então toda vez q eu quiser verificar com o 7zip ele pega esse codigo e compara com o codigo de momento? para ver se sao iguais? ai vem a duvida: se o arquivo corromper ou ficar danificado durante o download, o q acontece? o codigo muda e fica sendo usado sempre no teste como se o arquivo estivesse intacto mas nao esta?

nao entendi como verificar todos os arquivos ao mesmo tempo se eles tem erros, eu quero fazer a verificação de problemas em todos os compactados ao mesmo tempo tem uns arquivos em zip e outros em 7zip mas estão todos na mesma pasta se tivesse como o 7zip testar todos ao mesmo tempo seria melhor do q ir de arquivo em arquivo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...