Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida em Questão de Técnico de Eletrônica


EVEVAL

Posts recomendados

Amigos eu estou fazendo o curso de Téc. de Eletrônica e tenho que responder uma questão.

Enunciado: Desenhe na retícula abaixo a forma de onda que você espera encontrar na tela de um osciloscópio, ao medir a tensão que a carga RL recebe. Siga o sinal da rede e pulso do gate.

O exercício pede para você fazer o desenho na figura:

http://i49.tinypic.com/4to64p.jpg

Vi em outro tópico a resposta abaixo:

figurazyzz.jpg

mas o professor me falou que não estava totalmente correta. Vocês poderiam me ajudar? Para mim o desenho está correto. O que acham que está faltando?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Amigos eu estou fazendo o curso de Téc. de Eletrônica e tenho que responder uma questão.

Enunciado: Desenhe na retícula abaixo a forma de onda que você espera encontrar na tela de um osciloscópio, ao medir a tensão que a carga RL recebe. Siga o sinal da rede e pulso do gate.

O exercício pede para você fazer o desenho na figura:

http://i49.tinypic.com/4to64p.jpg

Vi em outro tópico a resposta abaixo:

figurazyzz.jpg

mas o professor me falou que não estava totalmente correta. Vocês poderiam me ajudar? Para mim o desenho está correto. O que acham que está faltando?

Obrigado.

TAMBEM GOSTARIA DE SABER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EVEVAL,

 

Seu tracejado em vermelho me deixou em dúvida.... parece que voce fez uma linha reta, desde o ponto que o SCR acionou, até o momento da passagem por zero. O certo mesmo seria marcar de vermelho a mesma forma de onda, isto é, tem de acompanhar o formato de uma senóide, que é o formato presente numa rede AC. Se você desenhou mesmo uma linha reta, está errado.

 

Pode ser uma ilusão de ótica, mas na minha resposta vou supor que voce marcou de vermelho o desenho exato da senóide, isto é, não é uma linha reta, ok ?

 

 

Na prática, mesmo quando o SCR parar de conduzir, ainda fluirá uma pequena corrente de carga do capacitor através do circuito série RC, então existirá uma pequena tensão sobre a carga RL. Isso depende do valor de R e de C frente à carga RL.  Quanto maior for o valor de RL frente à impedância série de RC, tanto maior será essa tensão. Mas isto é uma constatação prática, que normalmente não é ensinada na aula...... já é um preciosismo !

 

Mas no restante, não vejo motivo para ele considerar sua resposta como errada .....

 

Meste Bcpetronzio, qual a sua opinião ?

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@santos.1994,

 

A partir da borda de subida do pulso , que está coincidindo com o topo da senóide, é exatamente a forma de onda , até chegar ao valor zero. Depois do zero, não tem tensão nenhuma, até ter a nova borda de subida do pulso.

 

A descrição mais exata é 1/4 de onda ok ?

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Labtele, O colega @aphawk já te respondeu com bastante detalhes...

 

Sobre a forma de onde na saída de uma ponte retificadora, é só dobrar a forma de onda que já tinha para meia onda.

muito obrigado!

 

Uma outra questao!

 

qual a menor frequencia para fazer a amostragem de um sinal com as caracteristicas:

 

fundamental: 5KHz

harmonica: 10KHz

harmonica: 15KHz

harmonica: 20KHz

 

no caso é só dobrar o numero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

muito obrigado!

 

Uma outra questao!

 

qual a menor frequencia para fazer a amostragem de um sinal com as caracteristicas:

 

fundamental: 5KHz

harmonica: 10KHz

harmonica: 15KHz

harmonica: 20KHz

 

no caso é só dobrar o numero?

Deixe esse assunto "rolar" no outro tópico....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...