Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle remoto RF com transmissor e receptor


Prudencio

Posts recomendados

Olá pessoal, eu e minha equipe estamos trabalhando num projeto de tcc que envolve robos de combate, e gostaria de saber se eu usar apenas o transmissor e receptor de radio frequencia (controle remoto RF com receptor no caso) eu ja consiga fazer o robo andar, virar e ativar a "arma", ou preciso de um circuito como o arduino pra fazer isso?

e qual a frequencia eu poderia utilizar para tal aplicação.

Desde já agradeço. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os módulos apenas seriam responsáveis pela comunicação entre os dados transmitidos pelo transmissor e recebidos pelo receptor.

Esses dados devem ser decodificados para que o "Arduíno" ou outro ucontrolador entenda o que aquele código representa. Andar para frente, para trás , girar etc.

Uma vez com o código no receptor, o microcontrolador (uC) deve ser capaz de identificá-lo e selecionar a rotina correlata.

Ex:.

Recebido 00000001 - Desvia para a rotina "Anda para frente"

Recebido 00000010 - Desvia para a rotina "Anda para trás"

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os módulos apenas seriam responsáveis pela comunicação entre os dados transmitidos pelo transmissor e recebidos pelo receptor.

Esses dados devem ser decodificados para que o "Arduíno" ou outro ucontrolador entenda o que aquele código representa. Andar para frente, para trás , girar etc.

Uma vez com o código no receptor, o microcontrolador (uC) deve ser capaz de identificá-lo e selecionar a rotina correlata.

Ex:.

Recebido 00000001 - Desvia para a rotina "Anda para frente"

Recebido 00000010 - Desvia para a rotina "Anda para trás"

MOR_AL

Poxa, valeu eu tava imaginando que so o receptor poderia controlar os motores, mas pelo que entendi preciso, de qualquer forma, de um microcontrolador certo?, eu nao tenho noção de radio frequencia mas preciso usar para controlar o carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, valeu eu tava imaginando que so o receptor poderia controlar os motores, mas pelo que entendi preciso, de qualquer forma, de um microcontrolador certo?, eu nao tenho noção de radio frequencia mas preciso usar para controlar o carro.

Não é necessário ter noção de RF. Pense que no lugar de transmissão RF, você tem um fio (fictício) de ligação que pode captar ruído eletromagnético. Se você enviar um pulso lógico, vai receber o pulso lógico, que pode vir acompanhado de ruído. Você tem que prever a possível existência do ruído e decidir se o que enviou é dado correto ou dado errado.

Há várias formas de se tentar identificar o dado.

Não uso Arduíno, mas tenho quase certeza de que tem algum tutorial sobre isso na net.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Caro colega Literalmente falando, Não precisa do Arduino procura por HT12E HT12D

 

minha duvida é qual o esquema para montar um encodificador e decodificador com esse CI para fazer o movimento de frente e traz?

e qual vai no controle qual vai proximo ao motor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...