Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
OpaioX

Como é a segurança das câmeras de Segurança? DVR Standalone e Câmera IP

Recommended Posts

Parece estranho o título do tópico, mas é isso mesmo: Como fica a segurança das câmeras de segurança que podem ser acessadas remotamente como as Câmeras IP e os DVRs Standalones?

Há registros de invasão destes equipamentos? O que fazer para aumentar a segurança, de forma que ninguém mais, além de quem você estabeleceu acesse as câmeras do DVR ou Câmera IP?

Já li que os DVRs rodam com o Linux. As câmeras IP não sei se são a mesma coisa. Mas como assim os DVRs rodam com Linux? Seria tipo um “celular” com o Android? Não é possível mexer neste SO de forma que possa ser manipulado (burlado) por um programa malicioso?

Como fica uma porta aberta no router esperando conexão para o IP local deste equipamento, eu penso que um portscan o detectaria. Logo, alguém mais curioso poderia começar a testar o que se tem do outro lado. Assim saberia que é um servidor Web que da acesso ao equipamento (DVR) que lhe mostra as câmeras ligadas a ele e, pelo que eu li, permite até fazer modificações na qualidade, ligar e desligar câmeras e outras funções.

Portanto, partindo da premissa que não existe segurança 100%, logo existiria a possibilidade de alguém não autorizado acessar os equipamentos e que eu acho pior de tudo: ferir a privacidade de alguém.

Em termos de segurança para as câmeras de segurança, que podem ser acessadas remotamente, o que fazer para ficar mais “seguro”? Manter o Firmware do DVR ou da Câmera IP atualizado? E, qual versão do Linux será que rodam os DVRs com o pinguim? Haveria ainda o risco de comprometer a segurança de uma rede interna de computadores ligada pelo router? Este último eu acho quase impossível, mas perguntei por perguntar...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Como fica a segurança das câmeras de segurança que podem ser acessadas remotamente como as Câmeras IP e os DVRs Standalones?

Olá OpaioX,

Creio eu que ficam da mesma maneira que servidores webs, FTPs, e-mails, DNS, etc., que ficam expostos na rede, em DMZs ou nos perímetros internos das redes.

A segurança aplicada neles ficam a cargo de seus admins, e cada qual saibam aplicar as políticas de seguranças em vossas redes de acordo com suas habilidades e conhecimentos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais