Ir ao conteúdo

Placa Mãe GA-G41M-ES2L não liga a fonte

josuel marques

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou com uma Placa mãe GA-G41M-ES2L, que ao acionar o Power não liga a fonte, mas tocando com o dedo nos reguladores percebi que um regulador com o código L1117LG / QBC5L0301 localizado próximo ao conector SATA_2 está muito quente (quase queima meu dedo). Gostaria de saber se posso substitui-lo por outro regulador com o mesmo formato, que encontrei em outra placa, mas com o código GS1117AX / F5EBN.

Se alguém souber a resposta, por favor me ajude!

Postado

Se você estiver se referindo a reguladores de tensão é melhor que poste sua dúvida no setor de eletrônica do Fórum,se é que já não fez isso.

Eletrônica

Lá e no setor de fontes estão os caras que sacam de esquemáticos,componentes e etc. ,e acho que é o melhor lugar pra perguntar.

Eu só não respondo aqui mesmo porque não sei.:joia:

Postado

Ok UnanTec! Mas já que postei aqui, vou aguardar um pouco, antes de postar no fórum de eletrônica; embora eu tenha dúvida se o problema é no regulador ou algum curto na linha em que ele alimenta, pois retirei fora o regulador e no teste não aparenta está alterado.

Postado

Olá pessoal!

Baixei o Datasheet dos reguladores L1117LG/QBC5L0301__GS1117AX/F5EBN e descobri que são iguais, mas o defeito da placa não é nesse regulador; pois cortei a trilha na saída do pino 2 e ele parou de esquentar, então medi a tensão de 5VSB no pino 3 Input e 3VDUAL_SB no pino 2 Output, o pino 1 é ajuste. Esse 5VSB vem do fio verde da fonte, mesmo antes de dar Power, como a placa tem um curto na linha de saída 3VDUAL_SB, então o regulador mata a saída e fique muito quente. Seguindo a trilha de saída percebi que ia pra varias etapas da placa, porém constatei que o curto é no vcc do Chip ICH7, portanto fica inviável o reparo desta Mobo!

Agradeço a atenção de todos!

Postado

Muita calma. Tenta ver se limpando com álcool isopropílico resolve o problema. Pode ser curto nas bgas por conta de alguma poeira ou coisa parecida.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!