Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
yosmini

Problema na fonte ou na placa de vídeo?

Recommended Posts

Fala galerinha. Estou com um problema e uma duvida.

-O problema seria o seguinte: Tenho um pc que foi montado a menos de um mês, estava em uso durante esse tempo, só que na madrugada de ontem ele veio a desligar sozinho e não quer mais voltar a ligar. Eu li aqui no fórum mesmo o que podia fazer, então comecei do básico, testando peça por peça, até que chegou em um resultado. Ao liga-lo sem a placa de vídeo, o pc aparenta estar ligado (fans girando e leds acessos), só que dá os tais bipes contínuos que avisam estar faltando algo, se estiver correto(isso é normal né?). Ao colocar a placa de vídeo, quando aperto o power ele pisca os leds(uma unica vez) e roda os fans, só que os mesmos param imediatamente e ao tentar ligar após isso nem da sinal de vida. Ai quando tira da tomada e coloca novamente, na primeira tentativa ele volta a piscar e parar imediatamente.

-A duvida seria: Será que é problema na placa de vídeo ou será que a fonte que não está suportando? O que poderia ser feito?

A configuração do bendito é:

Mobo: GA-990FXA-UD3 Rev 3.0

Process: AMD FX-8350

Fonte: OCZ Fatal1ty 750w

Placa de vídeo: MSI R7950 TwinF (HD7950)

Memoria: 2x4gb Corsair Vengeance 1600.

HD: Seagate 1TB 7200rpm 64mb

Gravador de DVD LG

6x Fans, sendo 4 de 120mm(3 com leds) e 2 de 180mm com leds.

Qualquer informação que necessitem para me ajudar, pvf, perguntem. :)

Agradeço desde já.

-----

Edit: Acabei levando o pc para uma assistência, e atestaram que o problema é na fonte. De acordo com eles, a fonte não queimou, mas a mesma parece não fornecer potencia suficiente para alimentar todo o sistema. Será que tenho como testa-la em casa pra ver se o problema é veridico? Será que tem algum jeito de arrumar? Vou tentar a garantia pelo site onde comprei, mas se for necessário fazer o RMA diretamente para a OCZ não compensa né?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com o micro desligado, deixe sem a placa de vídeo, faça um clear cmos retirando a bateria por uns 30 segundos, faça isso com o pc desconectado da tomada da parede.

Como voce disse, sem a placa de vídeo ele soa vários beeps, legal.

Retire a ou as memórias, limpe com borracha escolar e álcool isopropílico (somente na parte dourada do pente). Coloque apenas um pente e ligue o pc, se não soar nada a memória ta ruim, se soar um ou dois beeps então a memória a princípio esta boa.

Agora limpe da mesma forma a sua placa de vídeo, verifique se não tem alguma sujeira no slot da placa de vídeo (tipo poeira) limpe com pincel seco.

Se não der vídeo então pode ser a sua placa de vídeo, então teste com outra.

Para voce afirmar que é a fonte, voce terá que ter e saber usar um multímetro, ou comprar um testador de fonte, para medir as saídas dos conectores da fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Dim@s, como você sugeriu, fiz a retirada da bateria da placa mãe para a limpeza da cmos. Também retirei a placa de vídeo e testei as memorias. São emitidos bipes, só que me parece ser 3 bipes, sendo o primeiro um pouquinho mais longo(muita pouca coisa). A recolocar a placa de vídeo a situação continua na mesma, os leds piscam uma unica vez em frações de segundos.

Obs: Hoje eu falei com o cara da assistência, ele me informou que testou com outra fonte e rodou normal. E também vou tentar fazer o teste da fonte com um multimetro.

Compartilhar este post

Link para o post

Só tenha cuidado ao usar o multímetro, pois voce ira trabalhar com com corrente alternada (a fonte ligada na rede elétrica, voce corre o risco de queimar a fonte e o multímetro), caso voce não saiba fazer é mais fácil voce comprar um testador de fonte (que vem com manual), sai por uns (R$20,00).

Outra recomendação: a fonte tem que estar fora do gabinete (voce só vai testar a fonte).

Compartilhar este post

Link para o post

Manusear o multímetro eu sei, trabalho com algumas manutenções elétricas industriais. Mas tenho uma duvida. A fonte pode acusar valores normais e mesmo assim estar com problemas né? Pois ela estaria trabalhando sem nada pra poder forçar ela a liberar os valores reais, não?

Compartilhar este post

Link para o post
Manusear o multímetro eu sei, trabalho com algumas manutenções elétricas industriais. Mas tenho uma duvida. A fonte pode acusar valores normais e mesmo assim estar com problemas né? Pois ela estaria trabalhando sem nada pra poder forçar ela a liberar os valores reais, não?

Realmente, mas se voce medir as voltagens e as amperagens, pelo menos voce já tem 90% de confiança que a fonte esteja boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais