Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A Faixa de 450 MHz e a Rede Celular Rural no Brasil


Posts recomendados

  • Administrador

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


A Faixa de 450 MHz e a Rede Celular Rural no Brasil


"Entenda como a faixa de 450 MHz do espectro é usada por redes de telefonia celular “rurais” no Brasil, quais operadoras estão habilitadas a operar nessa faixa e o cronograma de desenvolvimento das redes de telefonia “rurais”."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O que o Evandro fala é o mais importante: as redes rurais tem de ser criadas ou as operadoras perdem as concessões das redes 4G urbanas, por isso acho muito provável que elas cumpram os prazos. Lembrando ainda que a instalação das redes 4G urbanas está sendo feita dentro dos prazos, pelo menos até o momento (escreverei tutoriais sobre as redes 4G urbanas em breve).

O problema principal dessa faixa de frequência é que como a frequencia é baixa, os canais dentro de cada banda são curtos e a largura de banda é bastante limitada em relação às demais faixas de frequência, em particular a de 2,5 GHz usada por redes 4G urbanas. As franquias são mínimas, note bem, e obviamente as operadoras podem oferecer mais. Isso foi um detalhe que me esqueci de explicar no tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É impressão minha ou só vai ter uma operadora por estado que irá prestar o serviço de 4G rural??? Eu pergunto por causa da tabelinha postada na matéria ... Se for isso, é garantia de 100% de que o serviço fique muito caro e um lixo.... Que aliás, a telefonia no Brasil já é um lixo mesmo tendo concorrência (vulgo oligopólio) , imagina se segui a divisão da tabelinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também achei isso, ainda bem que não sou fã de internet móvel, mais se depender de mim pra OI(ficou em GO) sobreviver, vai falir, nunca mais...

É impressão minha ou só vai ter uma operadora por estado que irá prestar o serviço de 4G rural??? Eu pergunto por causa da tabelinha postada na matéria ... Se for isso, é garantia de 100% de que o serviço fique muito caro e um lixo.... Que aliás, a telefonia no Brasil já é um lixo mesmo tendo concorrência (vulgo oligopólio) , imagina se segui a divisão da tabelinha...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
As franquias são mínimas, note bem, e obviamente as operadoras podem oferecer mais. Isso foi um detalhe que me esqueci de explicar no tutorial.

Acho mais fácil acharem o ET de Varginha ali no bar da esquina do que isso acontecer. :D

Pelo menos no "oferecer mais sem cobrar muito caro por isso".

É impressão minha ou só vai ter uma operadora por estado que irá prestar o serviço de 4G rural??? Eu pergunto por causa da tabelinha postada na matéria ... Se for isso, é garantia de 100% de que o serviço fique muito caro e um lixo.... Que aliás, a telefonia no Brasil já é um lixo mesmo tendo concorrência (vulgo oligopólio) , imagina se segui a divisão da tabelinha...

Como é um investimento de retorno negativo, eles não vão querer concorrência pra piorar a situação, e acho que nenhuma empresa toparia um negócio ruim e que ainda tem briga, infelizmente.

Eu fico curioso como tem muita cidade com zona rural relativamente pequena, que poderia ter cobertura sem muitos problemas, e que vai entrar nesse rolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é um investimento de retorno negativo, eles não vão querer concorrência pra piorar a situação, e acho que nenhuma empresa toparia um negócio ruim e que ainda tem briga, infelizmente.

Eu fico curioso como tem muita cidade com zona rural relativamente pequena, que poderia ter cobertura sem muitos problemas, e que vai entrar nesse rolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer forma alguém teria prejuízo.. antes eles (que tem um lucro danado em outras regiões) do que uma estatal. ;)

E eu acho que isso vai dar prejuízo de forma relativa, com o tempo, o acesso aumentará.

Mas a densidade dos acessos na zona rural é muito baixa... Numa cidade você faz uma infra com 10 antenas por ex. e atende 100.000 pessoas, já na zona rural faz o mesmo investimento pra atender 1000.

Mesmo que um dia se torne lucrativo, não vai chegar nem perto do acesso urbano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas a densidade dos acessos na zona rural é muito baixa... Numa cidade você faz uma infra com 10 antenas por ex. e atende 100.000 pessoas, já na zona rural faz o mesmo investimento pra atender 1000.

Mesmo que um dia se torne lucrativo, não vai chegar nem perto do acesso urbano.

Sim, concordo contigo, mas é baixa agora também porque não tem serviço. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
É impressão minha ou só vai ter uma operadora por estado que irá prestar o serviço de 4G rural??? Eu pergunto por causa da tabelinha postada na matéria ... Se for isso, é garantia de 100% de que o serviço fique muito caro e um lixo.... Que aliás, a telefonia no Brasil já é um lixo mesmo tendo concorrência (vulgo oligopólio) , imagina se segui a divisão da tabelinha...

Sim, só haverá uma operadora por região, conforme consta no edital. O esquema foi o seguinte. Fizeram um leilão para esta faixa de frequência e nenhuma empresa se interessou, ninguém participou do leilão. Aí a Anatel decidiu que as empresas ganhadoras das subfaixas de 2,5 GHz teriam a obrigatoriedade de desenvolver redes 4G rurais. Cada subfaixa foi amarrada a uma região geográfica para a faixa de 450 MHz. Assim, por exemplo, quem ganhou a subfaixa V1 tem de desenvolver a internet 4G rural em uma determinada região e assim por diante.

Pessoal, no final do tutorial eu coloquei um link para uma apresentação bem detalhada da Anatel, fácil de entender, sugiro que cliquem para ver e ter mais informações.

Abraços e obrigado pelo o interesse neste tutorial, em breve postarei mais tutoriais como esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Apenas uma retificação: a exigência mínima de velocidade para essas redes é muito baixa, conforme explicado no artigo e, por isso, cometi um equívoco quando coloquei este artigo originalmente no ar, chamando as redes de "4G rurais". A tecnologia que será usada ainda não está clara, por isso acabei de remover o "4G" do texto e título. Peço desculpas pela confusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que a Anatel deveria ter feito era ter liberado essa frequência para pequenos provedores, pois estes sim já atendem muitas zonas rurais do Brasil e se beneficiariam da frequência.

O "problema" das frequências mais baixas, como a de 450 MHz é o "baixo" throughput, ou seja, a banda passante é menor do que em frequências mais altas, como é a banda de 2.5 GHz.

A vantagem dessas frequências baixas, é que dada a forma e tamanho da onda, é mais "imune" a interferências e tem um alcance mais longo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...