Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mobo não reconhece 8 GB de RAM


choliveira

Posts recomendados

Boa noite.

Tenho uma placa mãe, a G41T-M7 V 1.0, com 8GB, mas a mesma só reconhece 4GB instalados. As memórias são da Kingston 1333 MHz. Eu utilizava a placa normalmente com os 4GB e comprei recente mais um pente de 4GB. Apesar do Windows 7 64 bits não reconhecer também a memória, o CPU-Z mostra as 2 memórias trabalhando em Dual Channel. Já fui no msconfig pra ver a memória máxima, mas o máximo é 4096. O que mais me intriga é que essa memória nova sozinha na mobo não funciona... Espero que possam me ajudar. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho hein?! :confused:

Bom,se é que você já não fez o que vou indicar,vá alternando entre os slots...comece tentando dar boot na máquina com a memória antiga em diferentes slots e depois repita o processo com o pente de memória novo.Vale a pena também fazer uma limpeza nos slots,caso desconfie que um deles não está 100% ,passar a boa e velha borracha escolar nos contatos da memória que não funciona,também pode ajudar.

O estranho é você dizer que o CPU-Z 'vê' as duas memórias e o SO não...tenso. :huh:

Se a limpeza das memórias,slot,etc. não resolver,dê um reset na BIOS e veja se resolve,e só em ultimo caso tente atualizar a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, pra minha tristeza, já fiz todos os testes possíveis com as memórias. 1 por 1, em cada slot, etc. As duas juntas, funcionam... mas não é reconhecido 8 GB. Segue imagem do CPU-Z:

395fbf42-6881-48ad-b8ce-76dcb8e82a66.jpg

003.png

001.png

Estou começando a achar que minha placa mãe está bichada. Vou precisar testar as memórias em outra... Ou até atualizar a bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe,más acho difícil que você tenha feito mesmo todos os testes e não tenha encontrado o problema.Não sei se você entendeu o que mencionei antes,então vou refazer.

Pegue apenas um pente de memória e instale esse pente no primeiro slot da mobo (single channel) e ligue o PC.O correto é o PC iniciar,e se isso acontecer, entre no Setup e veja se os 4096 Megabytes desse pente 4GB estão sendo reconhecidos,e se forem inicie o Windows e veja se esse também trabalha normalmente.Se tudo correr bem significa que esse pente está OK (pelo menos pro funcionamento),e que o slot em que ele está instalado também.Falta agora testar o segundo slot da sua placa,pra isso desligue a máquina totalmente(na tomada também),pegue aquele mesmo pente que está no primeiro slot,e passe-o pro segundo,ligue o PC e repita a analise no Setup e no Windows.Mais uma vez seu PC deve iniciar normalmente,com o pente de RAM no segundo slot e se não iniciar,pode ser um erro nesse slot.

Nem preciso dizer que você terá que repetir o mesmo teste com o outro pente de memória,a fim de descobrir se um deles está com defeito.

Isso é pra testar o funcionamento dos próprios pentes de memória e também cada um dos slots,de forma que se um pente inicia normalmente no slot 1 más não inicia igualmente no slot 2,isso levanta a suspeita de que há um erro nesse segundo slot.

Diferentes motivos podem fazer um pente de memória em bom estado,funcionar em um slot e não em outro,ou ainda não funcionar em ambos os slots.Entre as causas,uma comum é o slot estar um pouco sujo,e é ai que fazer uma limpeza pode resolver(a limpeza serve pra ambos,slot e pente).

Sim,existe a possibilidade de você fazer esse teste e os dois pentes de RAM funcionarem corretamente separados (single channel) más não funcionarem ou serem totalmete reconhecidos juntos (dual channel)...:confused:

Se isso acontecer,pode ser algum conflito entre eles e nesse caso o melhor é testá-los juntos em outra mobo como você mencionou,e só em último caso fazer uma atualização na BIOS (que não é garantia de sucesso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...