Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
nicoll

internet banking

Recommended Posts

Boa tarde, quais programas devo ter em meu computador para fazer um acesso seguro de internet banking?

Tenho em meu computador o Avira Free Edition (13.0.0.3885), que não tem firewall, e o Firewall do Windows, mas tenho dúvida se isto bastaria para realizar um acesso seguro.

Além disso, qual navegador seria mais seguro de usar? Chrome ou IE10?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

O banco ao quel tens conta tem programas de proteção que fazem essa segurança. Alguns instalam software que permite apenas o computador cadastrado conseguir logar. Se tentar de outro, o acesso é negado, sendo que, poderá cadastrar outros (CEF, por exemplo, usa esse sistema). Os bancos, em geral (não conheço todos os sistemas), usam o G-Buster, que cria uma VPN entre seu equipamento e o site do banco, fazendo com que a segurança seja validada, conferindo se os certificados são verdadeiros e válidos. Se sua máquina não tem vírus, trojans ou outro malicioso, se voce não abre links suspeitos ou e-mail duvidosos, as transações são seguras. Uso a anos e nunca tive problemas. Converse com o gerente de sua conta do seu banco. Ele lhe dará orientações seguras de como proceder.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigada, Dom Bonilla! Nunca abro links suspeitos etc, mas sempre tive um pé atrás com essa questão de internet banking e compras online. Sua resposta foi muito esclarecedora, obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

nicoll

Mesmo com o G-Buster dos bancos você pode ter seus dados bancários furtados.

O pendrive é um meio de propagação pois ele pode estar infectado principalmente se andou sendo conectado em outros PCs. Nesse caso o vírus se instala em seu PC e quando você tenta acessar seu banco aparece uma página falsa dele pedido seus dados.

Outra forma de furto de dados bancários é por meio do DNS envenenado. Isso pode acontecer lá no seu provedor de internet e não no seu PC. Nessa situação ao tentar acessar o seu banco novamente uma página falsa aparece pedindo seus dados. Para isso existem outros servidores de DNS que podem ser configurados em seu PC como o do Google, do Norton ou o do Open DNS.

Observe sempre se na barra de endereços do seu navegador aparece https quando estiver pedindo sua senha ou dados da sua conta bancária. Se aparecer apenas http ( sem o s ) não prossiga pois pode ser uma página falsa. Na página de certos bancos ainda são pedidos agência e número da conta em página com http mas não a senha.

Mais uma forma de tentar infectar seu PC é por meio de e-mail que chega em sua caixa de correio eletrônico. Ás vezes o título do e-mail vem como "veja a foto que tirei de você" ou "notificação Polícia Federal" ou "processo Serasa Experian" e outros para tentar te convencer a clicar em um link e depois abrir um falsa foto ou falso processo.

Como vê são muitas as formas de tentar te enganar para furtar as suas coisas. Procure sempre se informar sobre as novas formas de infecção que te irão valer mais que um antivírus instalado no seu PC.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Uma forma bem simples de saber se há tentativa de fraude ou se está em um site falso de seu banco, é digitar nº de conta e senha errados. Em tentativas de fraude não há retorno de erro. Apenas fica lá o tempo de espera sem retorno. No site do seu banco legítimo, a resposta de erro de conta ou senha é rápido e definido: Conta errada ou senha incorreta. Tem que se ter em mente que não há segurança 100% em internet. Se houver as precauções corretas, dificilmente ocorrerá problemas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Uma forma bem simples de saber se há tentativa de fraude ou se está em um site falso de seu banco, é digitar nº de conta e senha errados. Em tentativas de fraude não há retorno de erro. Apenas fica lá o tempo de espera sem retorno. No site do seu banco legítimo, a resposta de erro de conta ou senha é rápido e definido: Conta errada ou senha incorreta. Tem que se ter em mente que não há segurança 100% em internet. Se houver as precauções corretas, dificilmente ocorrerá problemas.

Então nunca soube que já tiveram páginas falsas de bancos que previam esse comportamento do correntista desconfiado ?

Já tiveram páginas falsas que o correntista digitava a senha correta e a página retornava que a senha estava errada obrigando o correntista a digitar de novo.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tente o navegador Bitdefender Safepay-próprio para transações financeiras.O prduto é free.Veja no baixaki e decida.

boa sorte!!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Boa tarde, quais programas devo ter em meu computador para fazer um acesso seguro de internet banking?

Além disso, qual navegador seria mais seguro de usar? Chrome ou IE10?

Olá nicoll,

Respondendo diretamente o seu questionamento e sem delongas, nenhúm!

Definitivamente não será nenhúm programa, navegador ou suíte de proteção que fará de você uma usuária de homebank saudável, feliz, em fazer um acesso seguro e sem nenhúm problema com sua conta.

Eu diria que, para um acesso seguro você deva ter um sistema limpo de malwares, uma senha segura e principalmente boas práticas de navegação (vide cartilha de segurança em minha assinatura), derrubando quaisquer mitos sobre segurança, programas, navegadores e principalmente esse tal de GPlugin ao qual, deliberadamente os bancos nos fazem engolir guela abaixo em nossos sistemas. Isso definitivamente é uma grande invasão de privacidade que os usuários do homebank ainda engolem (vide algúm post colocado aqui ou em outros fóruns onde retrato o efeito rootkit atuando por trás conta desse tal "plugin de segurança bancário") e muitos usuários ainda acreditam nessa falsa sensação de segurança.

Eu, com minha pouca experiência que ainda me resta, ainda faço de meus acessos bancários diretamente na mesa, com minha gerente; isso facilita quando algúns poucos recursos monetários que ainda tenho sejam retornados rapidamente ao banco em casos de desvios inadvertidos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de todos os cuidados,se não tiver uma boa suíte de segurança,vai ser infectada sim.Mesmo navegando com cuidado.Qualquer ferramenta pode ajudar quem não tem intimidade com as tortuosidades da net.Além do navegador que indiquei,tem também Oxynger KeyShield-teclado virtual(sem interferências).Fique sem proteção pra ver onde é que voce vai parar.

Boa sorte nas transações financeiras!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais