Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
TECHNOSAT

Relógio Pic - Projeto Completo - Dúvida I2C 18B20

Recommended Posts

Boa noite a todos.

Depois de muito procurar, finalmente consegui encontar um projeto "pronto" de relógio-calendário-termômetro que utiliza PIC 16F628A, DS1302, 18B20 e 74HC595 perfeitamente funcional, conforme fotos e arquivos anexos.

Realizei montagem e posso afirmar que funciona perfeitamente.

Primeiramente quero compartilhar com os demais integrantes que porventura queiram se aventurar nesta montagem.

Segundo, gostaria de saber se algúem consegue implementar modificação no programa a fim de inserir mais um 18B20 no projeto em sistema I2C a fim de que se possa ter duas medições de temperatura, sendo que um dos sensores ficará no próprio dispositivo e outro do lado externo da residência (+ ou - 10M). Assim, eu poderia comparar as temperaturas dentro e fora de casa.

Já tentei mas não tive sucesso.

De qualquer forma, se não for possível, do jeito que está tá muito bom. Se houver possibilidade de implementar o I2C ficaria perfeito. Notem que nos arquivos anexos há incluisve um exemplo pático de dois 18B20 em I2C.

Obs. Importante: Todos os créditos são do autor do projeto, sendo que esta montagem tem carater puramente didático.

Arquivos:

http://imageshack.us/photo/my-images/687/6gmk.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/4/0waz.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/94/1amp.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/801/gdud.jpg/

https://www.4shared.com/rar/u1l-SoIY/Prog-7.html

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá amigo, você não teria este codigo em CCS 'C'

Olá amigo axiel. Lamento muito mas não tenho este arquivo em CCS "C". Como eu disse, é um projeto pronto encontrado na internet e ainda entendi a lógica de programação de relógios. De qualquer forma, não iria adiantar muito pois só programo em basic.

Mas já ví outros exemplos de relógios em C aqui no fórum, de uma pesquisada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok, amigão, obrigado por responder...

na verdade este projeto me interessou mt devido a inclusão dos 74hc595, que no momento estou fissurado em aprender para usar com displays 7 segmetos...

não entendo mt de programação, o pouco que sei uso o CCS. Mas pra mim o difícil não é entender como funciona e sim fazer funcionar. Por ex. consigo perfeitamente multiplexar displays de sete segmentos e exibir os valores neles com programas simples. Tambem entendo como o 74hc595 funciona até exibir os valores que quero em um display de sete segmentos manualmente, mas fazer com um programa no pic não tem jeito.

já procurei mt na net e vou continuar tentando uma hora vai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ok, amigão, obrigado por responder...

Amigo axiel. A chave do negócio é a persistência. Há cerca de 3 ou quatro meses atrás eu não conseguia sequer fazer um led acender com o PIC.

Hoje já consigo fazer (digo fazer e não copiar) programas que rodam com matrizes de LED, já fiz o cubo de led, termômetros, programas que rodam com LCD e tudo mais que consegui imaginar.

Entretanto, embora eu tenha formação, eletrônica não é minha profissão (sou advogado). Por isso não me atrevi a tentar aprender C ou assembly pois requer muito tempo e dedicação, profissinalismo mesmo.

Eu consegui tudo com rapidez pelo "basic", cujos comandos são mais amigáveis e intuitivos, sem falar que entendo muito de inglês, base da programação.

Espero que você tenha sucesso.

Technosat

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×