Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relógio Pic - Projeto Completo - Dúvida I2C 18B20


TECHNOSAT

Posts recomendados

Boa noite a todos.

Depois de muito procurar, finalmente consegui encontar um projeto "pronto" de relógio-calendário-termômetro que utiliza PIC 16F628A, DS1302, 18B20 e 74HC595 perfeitamente funcional, conforme fotos e arquivos anexos.

Realizei montagem e posso afirmar que funciona perfeitamente.

Primeiramente quero compartilhar com os demais integrantes que porventura queiram se aventurar nesta montagem.

Segundo, gostaria de saber se algúem consegue implementar modificação no programa a fim de inserir mais um 18B20 no projeto em sistema I2C a fim de que se possa ter duas medições de temperatura, sendo que um dos sensores ficará no próprio dispositivo e outro do lado externo da residência (+ ou - 10M). Assim, eu poderia comparar as temperaturas dentro e fora de casa.

Já tentei mas não tive sucesso.

De qualquer forma, se não for possível, do jeito que está tá muito bom. Se houver possibilidade de implementar o I2C ficaria perfeito. Notem que nos arquivos anexos há incluisve um exemplo pático de dois 18B20 em I2C.

Obs. Importante: Todos os créditos são do autor do projeto, sendo que esta montagem tem carater puramente didático.

Arquivos:

http://imageshack.us/photo/my-images/687/6gmk.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/4/0waz.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/94/1amp.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/801/gdud.jpg/

https://www.4shared.com/rar/u1l-SoIY/Prog-7.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá amigo, você não teria este codigo em CCS 'C'

Olá amigo axiel. Lamento muito mas não tenho este arquivo em CCS "C". Como eu disse, é um projeto pronto encontrado na internet e ainda entendi a lógica de programação de relógios. De qualquer forma, não iria adiantar muito pois só programo em basic.

Mas já ví outros exemplos de relógios em C aqui no fórum, de uma pesquisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, amigão, obrigado por responder...

na verdade este projeto me interessou mt devido a inclusão dos 74hc595, que no momento estou fissurado em aprender para usar com displays 7 segmetos...

não entendo mt de programação, o pouco que sei uso o CCS. Mas pra mim o difícil não é entender como funciona e sim fazer funcionar. Por ex. consigo perfeitamente multiplexar displays de sete segmentos e exibir os valores neles com programas simples. Tambem entendo como o 74hc595 funciona até exibir os valores que quero em um display de sete segmentos manualmente, mas fazer com um programa no pic não tem jeito.

já procurei mt na net e vou continuar tentando uma hora vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, amigão, obrigado por responder...

Amigo axiel. A chave do negócio é a persistência. Há cerca de 3 ou quatro meses atrás eu não conseguia sequer fazer um led acender com o PIC.

Hoje já consigo fazer (digo fazer e não copiar) programas que rodam com matrizes de LED, já fiz o cubo de led, termômetros, programas que rodam com LCD e tudo mais que consegui imaginar.

Entretanto, embora eu tenha formação, eletrônica não é minha profissão (sou advogado). Por isso não me atrevi a tentar aprender C ou assembly pois requer muito tempo e dedicação, profissinalismo mesmo.

Eu consegui tudo com rapidez pelo "basic", cujos comandos são mais amigáveis e intuitivos, sem falar que entendo muito de inglês, base da programação.

Espero que você tenha sucesso.

Technosat

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...