Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nelxyer

Contador de voltas para pista

Recommended Posts

:) Pessoal, novamente preciso da ajuda de vocês. Pesquisando na net, vi no you tube alguns contadores de voltas para pista de autorama usando o arduino com display digital que conta as voltas e o tempo e que é ligado na pista um sensor. Por favor alguem sabe e poosa me orientar como montar um circuito desses para incrementar o autorama do meu filho e meu rsrsrs... :)

Segue o link que vi no youtube

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=6xN3NSfDA3k]Autorama Contador de Volta/Tempo - Arduino Slot Car Lap counter Timer - YouTube[/ame]

Desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Moyano. Valeu, obrigado pelo retorno. Como não sou expert em eletrônica, não entendi muito bem os componetes que devo comprar e se tenho que ligar esse sistema em computador. Na verdade queria um esquema de fácil entendimento com o esquema e o nome dos componentes para montar e ligar na pista (caseira não de competição) para 2 carrinhos.

Mesmo assim agradeço.

Valeu obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ola Nelxyer.

É um projeto relativamente simples, mas para ajuda-lo preciso saber de qual material você dispõe... Você tem o KIT do Arduino?? Tem acesso a algum gravador para algum microcontrolador... Se não tiver como programar e gravar um microcontrolador vai dificultar um pouco as coisas, é possível fazer um sistema parecido com componentes discretos (sem uso de uC) mas o circuito ficara BEM maior e só sera possível usar displays de 7 segmentos... Caso tenha como gravar um microcontrolador nos diga o modelo para ajuda-lo a desenvolver ou modificar algum programa ja existente...

Eu trabalho bem com a família PIC, então se você tiver como gravar um PIC posso te dar uma boa ajuda com o desenvolvimento do programa.

A) Luiz Gustavo

Compartilhar este post

Link para o post

Inicialmente, voce precisa de um Arduino. Fica muito, mas muito mais fácil, achar programas prontos e milhares de aplicações na Internet.

Seguem alguns links bem legais :

http://slotcars.carlsoncomputers.com

http://www.flipsideracing.org/projects/FlipSideDio

http://slotcarduino.codeplex.com

Posso te fazer o programa para rodar no Arduíno, usando o Bascom. Alguém pode converter depois para voce em linguagem C ou a do próprio Arduíno ( Process ).

Quantas pistas voce vai ter, e qual tipo de sensor voce vai utilizar, magnético ou óptico ( tipo refletivo ou tipo bloqueio de iluminação ) ?

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Luiz. Agradeço o retorno. Não tenho muito conhecimento em eletrônica, só apenas um hobista fusador e que vi esse contador na net e pessei que fossse simples para montar. O arduino até posso comprar mas, não tenho acesso para gravar microcontrolador. Quando vi esse controlador que postei pensei que fosse só comprar o arduino o display mais alguns componentes e pronto.. não sabia que teria que gravar em microcontrolador. Se tiver algum esquema que posso montar pode me mandar.

Desde já agradeço

Moyano. Valeu agradeço o retorno.

Aphawk. Agradeço o retorno. Só vai rodar em 2 pistas. Não teria necessidade de ligar no computador, só queria um contador de voltas com melhor tempo.

Desde já agradeço o auxilio

Compartilhar este post

Link para o post

Nelxyer,

Com o Arduíno voce não precisa gravar nada !!! Arduíno não tem nada a ver com os Pics, é um ambiente completo, com compilador e gravador tudo junto.

Compre um Arduíno Uno R3 e voce vai fazer esse seu projeto rapidinho !

Ele liga na porta USB de seu computador e voce passa o programa direto para ele, depois voce simplesmente desliga do computador, e coloca ele na sua pista, voce vai precisar do seguinte :

1 display lcd simples com backlite, tipo 16 x 2 .

1 trimpot 10k para o ajuste do contraste do display

1 fonte dessas de parede com saída de 9 ou 12 volts e o conector de saída compatível com o da entrada de alimentação do Arduíno.

2 leds vermelhos comuns

2 ldr comuns ou fototransistor ( bem mais sensível )

1 botão para reset

Vai precisar também de alguns resistores para limitar a corrente dos Leds e para o divisor de tensão com o ldr ou fototransistor.

E é só !

O resto é pegar um dos programas prontos para o Arduíno, ou fazer o seu. Eu posso fazer em Basic do Bascom, e lhe passo o arquivo .hex para você usar no Arduíno, pode passar para ele usando o AVRDUDE que já vem com o pacote IDE do Arduino.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Aphawk. beleza então !!! vou comprar essas peças no mês que vem, é isso aí que eu quero se você depois puder me passar os esquemas de ligação e essa outra parte Basic do Bascom e como devo fazer, ficarei muito grato.

PS: O arduino e só comprar como UNO R3 ? Vem mais alguma coisa, ou só é essa placa ??

Desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

voce deve comprar um Arduíno Uno R3, que é a ultima revisão desse modelo.

voce encontra ele no Mercado Livre na faixa de R$ 55,00 já com o cabo USB.

Sempre verifique se o cara deixa bem claro que a versão é R3 ok ?

Quanto ao Bascom, voce encontra muita informação em meu tutorial no link abaixo, lembrando que voce pode baixar a versão free do Bascom para esse seu projeto.

A linguagem é Basic, fica muito fácil de voce aprender e escrever os seus próprios programas.

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-projetos-avr/1037751

Para voce ter uma ideia, comparei alguns programas feitos na linguagem do Arduíno e passei para o Bascom. Um programa que ocupou 4k bytes no Arduíno ocupou 1.2k no Bascom. A versão free do Bascom compila programas de até 4k, que já é bastante coisa !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais