Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nelxyer

Contador de voltas para pista

Recommended Posts

:) Pessoal, novamente preciso da ajuda de vocês. Pesquisando na net, vi no you tube alguns contadores de voltas para pista de autorama usando o arduino com display digital que conta as voltas e o tempo e que é ligado na pista um sensor. Por favor alguem sabe e poosa me orientar como montar um circuito desses para incrementar o autorama do meu filho e meu rsrsrs... :)

Segue o link que vi no youtube

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=6xN3NSfDA3k]Autorama Contador de Volta/Tempo - Arduino Slot Car Lap counter Timer - YouTube[/ame]

Desde já agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Moyano. Valeu, obrigado pelo retorno. Como não sou expert em eletrônica, não entendi muito bem os componetes que devo comprar e se tenho que ligar esse sistema em computador. Na verdade queria um esquema de fácil entendimento com o esquema e o nome dos componentes para montar e ligar na pista (caseira não de competição) para 2 carrinhos.

Mesmo assim agradeço.

Valeu obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Ola Nelxyer.

É um projeto relativamente simples, mas para ajuda-lo preciso saber de qual material você dispõe... Você tem o KIT do Arduino?? Tem acesso a algum gravador para algum microcontrolador... Se não tiver como programar e gravar um microcontrolador vai dificultar um pouco as coisas, é possível fazer um sistema parecido com componentes discretos (sem uso de uC) mas o circuito ficara BEM maior e só sera possível usar displays de 7 segmentos... Caso tenha como gravar um microcontrolador nos diga o modelo para ajuda-lo a desenvolver ou modificar algum programa ja existente...

Eu trabalho bem com a família PIC, então se você tiver como gravar um PIC posso te dar uma boa ajuda com o desenvolvimento do programa.

A) Luiz Gustavo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Inicialmente, voce precisa de um Arduino. Fica muito, mas muito mais fácil, achar programas prontos e milhares de aplicações na Internet.

Seguem alguns links bem legais :

http://slotcars.carlsoncomputers.com

http://www.flipsideracing.org/projects/FlipSideDio

http://slotcarduino.codeplex.com

Posso te fazer o programa para rodar no Arduíno, usando o Bascom. Alguém pode converter depois para voce em linguagem C ou a do próprio Arduíno ( Process ).

Quantas pistas voce vai ter, e qual tipo de sensor voce vai utilizar, magnético ou óptico ( tipo refletivo ou tipo bloqueio de iluminação ) ?

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Luiz. Agradeço o retorno. Não tenho muito conhecimento em eletrônica, só apenas um hobista fusador e que vi esse contador na net e pessei que fossse simples para montar. O arduino até posso comprar mas, não tenho acesso para gravar microcontrolador. Quando vi esse controlador que postei pensei que fosse só comprar o arduino o display mais alguns componentes e pronto.. não sabia que teria que gravar em microcontrolador. Se tiver algum esquema que posso montar pode me mandar.

Desde já agradeço

Moyano. Valeu agradeço o retorno.

Aphawk. Agradeço o retorno. Só vai rodar em 2 pistas. Não teria necessidade de ligar no computador, só queria um contador de voltas com melhor tempo.

Desde já agradeço o auxilio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nelxyer,

Com o Arduíno voce não precisa gravar nada !!! Arduíno não tem nada a ver com os Pics, é um ambiente completo, com compilador e gravador tudo junto.

Compre um Arduíno Uno R3 e voce vai fazer esse seu projeto rapidinho !

Ele liga na porta USB de seu computador e voce passa o programa direto para ele, depois voce simplesmente desliga do computador, e coloca ele na sua pista, voce vai precisar do seguinte :

1 display lcd simples com backlite, tipo 16 x 2 .

1 trimpot 10k para o ajuste do contraste do display

1 fonte dessas de parede com saída de 9 ou 12 volts e o conector de saída compatível com o da entrada de alimentação do Arduíno.

2 leds vermelhos comuns

2 ldr comuns ou fototransistor ( bem mais sensível )

1 botão para reset

Vai precisar também de alguns resistores para limitar a corrente dos Leds e para o divisor de tensão com o ldr ou fototransistor.

E é só !

O resto é pegar um dos programas prontos para o Arduíno, ou fazer o seu. Eu posso fazer em Basic do Bascom, e lhe passo o arquivo .hex para você usar no Arduíno, pode passar para ele usando o AVRDUDE que já vem com o pacote IDE do Arduino.

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aphawk. beleza então !!! vou comprar essas peças no mês que vem, é isso aí que eu quero se você depois puder me passar os esquemas de ligação e essa outra parte Basic do Bascom e como devo fazer, ficarei muito grato.

PS: O arduino e só comprar como UNO R3 ? Vem mais alguma coisa, ou só é essa placa ??

Desde já agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce deve comprar um Arduíno Uno R3, que é a ultima revisão desse modelo.

voce encontra ele no Mercado Livre na faixa de R$ 55,00 já com o cabo USB.

Sempre verifique se o cara deixa bem claro que a versão é R3 ok ?

Quanto ao Bascom, voce encontra muita informação em meu tutorial no link abaixo, lembrando que voce pode baixar a versão free do Bascom para esse seu projeto.

A linguagem é Basic, fica muito fácil de voce aprender e escrever os seus próprios programas.

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-projetos-avr/1037751

Para voce ter uma ideia, comparei alguns programas feitos na linguagem do Arduíno e passei para o Bascom. Um programa que ocupou 4k bytes no Arduíno ocupou 1.2k no Bascom. A versão free do Bascom compila programas de até 4k, que já é bastante coisa !

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×