Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Com Eletroímã


Kurai10

Posts recomendados

Posso estar enganado, já tem um tempo que fussei sobre levitrons, mas ao que me consta, a ideia é usar um eletroimã para gerar um campo toroidal (em forma de funil), e fazer com que algo flutue nesse campo.(Seja repelido pelo campo).

Partindo daí temos 2 jeitos: ou você usa imãs permanentes, o que é mais simples, e ai você terá isso:

levitron1.jpglevfig1s.gif

Ou você pode usar uma bobina. para repelir um imã permanente;onde a bobina gera um campo que substitui o imã da base, e levita o peão.

Note que a polaridade do campo imã do peão deve ser oposta á do campo da bobina, e que o centro de gravidade do peão deve ser sempre mais baixo que a linha central do campo do imã do peão, caso contrário o peão irá dar virar de ponta-cabeça, e grudar na bobina.

Alternativamente, pode-se usar uma bobina toroidal para gerar um campo em funil e giratório, que deve girar seu peão alem de levitá-lo:

Essa bobina

tor.gif

Para gerar esse campo:

toroid_color.gif

vortex_in_vortex_out.gif

A intensidade dos campos não é crítica, mas não deve ser tão baixa a ponto de não levantar o peão,nem tão alta a ponto de cuspir ele do campo. A intensidade do campo é proporcional a potência em watts que circula pela bobina, ou seja, volts*ampéres na bobina. Para uso com um peão de imã permanente, a bobina deve usar Obrigatóriamente corrente contínua, pois o peão tem um imã com polaridade fixa (Que a propósito tem que ser um imã em formato de moeda, COM furo central, e magnetização axial(pelo eixo, cima-baixo.))

Para levitar uma coisa não-magnética, ou usar uma bobina em corrente alternada, a coisa fica feia, então se for o que você quer, eu tento colocar o básico num outro post.. Espero ter ajudado!

Lembrando que isso tudo nada mais é que um rolamento magnético, e que dois imãs de sucata de alto-falantes irão gerar exatamente isso ai. (desde que um seja bem menor que o outro). O segredo está em anotar a polaridade dos campos, e fazer com que a parte de baixo do peão tenha o mesmo campo que a parte de cima da base, e fazer o centro de gravidade do peão ser o mais baixo possível (ele tem que ser pesado abaixo do imã.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, para colocar estes diagramas a funcionar fisicamente vais precisar ds fazer inúmeros cálculos de relactividadd,conductibilidade e gravidade que pode até ser a parte mais fácil comparado com o material que vais precisar para obter um aproveitamento médio ou até mesmo mínimo, porque isto também é relactivo a dinâmica dos corpos ... Encurtando tudo, significa que poderás ter de moldar alguns componentes incluindo o imã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...