Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Kurai10

Ajuda Com Eletroímã

Recommended Posts

não é estão simples assim,precisa ser uma coisa bem calculada e bem alinhadinho para dar certo,não posso te falar muito pois não tenho muito conhecimento nesse assunto^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar enganado, já tem um tempo que fussei sobre levitrons, mas ao que me consta, a ideia é usar um eletroimã para gerar um campo toroidal (em forma de funil), e fazer com que algo flutue nesse campo.(Seja repelido pelo campo).

Partindo daí temos 2 jeitos: ou você usa imãs permanentes, o que é mais simples, e ai você terá isso:

levitron1.jpglevfig1s.gif

Ou você pode usar uma bobina. para repelir um imã permanente;onde a bobina gera um campo que substitui o imã da base, e levita o peão.

Note que a polaridade do campo imã do peão deve ser oposta á do campo da bobina, e que o centro de gravidade do peão deve ser sempre mais baixo que a linha central do campo do imã do peão, caso contrário o peão irá dar virar de ponta-cabeça, e grudar na bobina.

Alternativamente, pode-se usar uma bobina toroidal para gerar um campo em funil e giratório, que deve girar seu peão alem de levitá-lo:

Essa bobina

tor.gif

Para gerar esse campo:

toroid_color.gif

vortex_in_vortex_out.gif

A intensidade dos campos não é crítica, mas não deve ser tão baixa a ponto de não levantar o peão,nem tão alta a ponto de cuspir ele do campo. A intensidade do campo é proporcional a potência em watts que circula pela bobina, ou seja, volts*ampéres na bobina. Para uso com um peão de imã permanente, a bobina deve usar Obrigatóriamente corrente contínua, pois o peão tem um imã com polaridade fixa (Que a propósito tem que ser um imã em formato de moeda, COM furo central, e magnetização axial(pelo eixo, cima-baixo.))

Para levitar uma coisa não-magnética, ou usar uma bobina em corrente alternada, a coisa fica feia, então se for o que você quer, eu tento colocar o básico num outro post.. Espero ter ajudado!

Lembrando que isso tudo nada mais é que um rolamento magnético, e que dois imãs de sucata de alto-falantes irão gerar exatamente isso ai. (desde que um seja bem menor que o outro). O segredo está em anotar a polaridade dos campos, e fazer com que a parte de baixo do peão tenha o mesmo campo que a parte de cima da base, e fazer o centro de gravidade do peão ser o mais baixo possível (ele tem que ser pesado abaixo do imã.)

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, para colocar estes diagramas a funcionar fisicamente vais precisar ds fazer inúmeros cálculos de relactividadd,conductibilidade e gravidade que pode até ser a parte mais fácil comparado com o material que vais precisar para obter um aproveitamento médio ou até mesmo mínimo, porque isto também é relactivo a dinâmica dos corpos ... Encurtando tudo, significa que poderás ter de moldar alguns componentes incluindo o imã.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×