Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Kurai10

Ajuda Com Eletroímã

Recommended Posts

não é estão simples assim,precisa ser uma coisa bem calculada e bem alinhadinho para dar certo,não posso te falar muito pois não tenho muito conhecimento nesse assunto^^

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar enganado, já tem um tempo que fussei sobre levitrons, mas ao que me consta, a ideia é usar um eletroimã para gerar um campo toroidal (em forma de funil), e fazer com que algo flutue nesse campo.(Seja repelido pelo campo).

Partindo daí temos 2 jeitos: ou você usa imãs permanentes, o que é mais simples, e ai você terá isso:

levitron1.jpglevfig1s.gif

Ou você pode usar uma bobina. para repelir um imã permanente;onde a bobina gera um campo que substitui o imã da base, e levita o peão.

Note que a polaridade do campo imã do peão deve ser oposta á do campo da bobina, e que o centro de gravidade do peão deve ser sempre mais baixo que a linha central do campo do imã do peão, caso contrário o peão irá dar virar de ponta-cabeça, e grudar na bobina.

Alternativamente, pode-se usar uma bobina toroidal para gerar um campo em funil e giratório, que deve girar seu peão alem de levitá-lo:

Essa bobina

tor.gif

Para gerar esse campo:

toroid_color.gif

vortex_in_vortex_out.gif

A intensidade dos campos não é crítica, mas não deve ser tão baixa a ponto de não levantar o peão,nem tão alta a ponto de cuspir ele do campo. A intensidade do campo é proporcional a potência em watts que circula pela bobina, ou seja, volts*ampéres na bobina. Para uso com um peão de imã permanente, a bobina deve usar Obrigatóriamente corrente contínua, pois o peão tem um imã com polaridade fixa (Que a propósito tem que ser um imã em formato de moeda, COM furo central, e magnetização axial(pelo eixo, cima-baixo.))