Ir ao conteúdo

Superaquecimento(?)

Hokouha

Posts recomendados

Postado

Não sei se esta é a área certa para esta postagem, qualquer coisa movam por favor.

Atualmente meu computador começou a apresentar problemas, ele tem apenas 6 meses de uso, segue abaixo as especificações dele:

Placamãe: Gigabyte 990FXA-UD3

Processador: FX 8120

Placa de Vídeo: Saphire Radeon HD 7750

8gb de ram (2 pentes de 4gb)

Sistema Operacional: Win8

Fonte: Genérica Qualquer de 500w (aqui na minha cidade não vendem fontes boas acima de 500w)

Montei este computador visando jogos e não tive problema algum no início, conseguia rodar jogos como Aion e Final Fantasy XIV ARR no full, já BF3 acontecia do computador as vezes desligar sozinho. Nas vezes em que o mesmo desligava, eu ia a Bios para dar uma checada na temperatura e para minha surpresa, excedia os 70ºc, uma vez foi acima de 80º. Esses dias fui jogar League of Legends e novamente o computador voltou a desligar do nada, algumas vezes ao religá-lo, ele novamente desligava sozinho e não ligava enquanto não esfriasse.

Acreditei que fosse problema de superaquecimento do processador, instalei o HWMonitor para verificar a quanto ia a temperatura em Idle, ficava na casa do 45ºc, jogando LoL ou Aion ia para 60ºc~70ºc em ambos.

Após ler alguns reviews aqui do Clube do Hardware, optei por comprar o H80i da Corsair, fiz a instalação e o problema continua, apesar de que agora quando em Idle a temperatura fica em 35ºc ou menos (em qualquer um dos modos, seja força máxima ou silencioso).

Se mesmo trocando o cooler o problema não foi solucionado, o que mais poderia ser? Problema na placa-mãe? Na fonte (o que duvido um pouco)?

Sei que coloquei muitas informações, mas não acho que serão de grande ajuda.

A título de curiosidade, entrei na Bios e fiquei observando a temperatura da CPU e vejam a surpresa que tive ao longo de 2 minutos.

130820145343.jpg 130820145704.jpg

Desde já agradeço a ajuda.

Postado
Não sei se esta é a área certa para esta postagem, qualquer coisa movam por favor.

Atualmente meu computador começou a apresentar problemas, ele tem apenas 6 meses de uso, segue abaixo as especificações dele:

Placamãe: Gigabyte 990FXA-UD3

Processador: FX 8120

Placa de Vídeo: Saphire Radeon HD 7750

8gb de ram (2 pentes de 4gb)

Sistema Operacional: Win8

Fonte: Genérica Qualquer de 500w (aqui na minha cidade não vendem fontes boas acima de 500w)

Montei este computador visando jogos e não tive problema algum no início, conseguia rodar jogos como Aion e Final Fantasy XIV ARR no full, já BF3 acontecia do computador as vezes desligar sozinho. Nas vezes em que o mesmo desligava, eu ia a Bios para dar uma checada na temperatura e para minha surpresa, excedia os 70ºc, uma vez foi acima de 80º. Esses dias fui jogar League of Legends e novamente o computador voltou a desligar do nada, algumas vezes ao religá-lo, ele novamente desligava sozinho e não ligava enquanto não esfriasse.

Acreditei que fosse problema de superaquecimento do processador, instalei o HWMonitor para verificar a quanto ia a temperatura em Idle, ficava na casa do 45ºc, jogando LoL ou Aion ia para 60ºc~70ºc em ambos.

Após ler alguns reviews aqui do Clube do Hardware, optei por comprar o H80i da Corsair, fiz a instalação e o problema continua, apesar de que agora quando em Idle a temperatura fica em 35ºc ou menos (em qualquer um dos modos, seja força máxima ou silencioso).

Se mesmo trocando o cooler o problema não foi solucionado, o que mais poderia ser? Problema na placa-mãe? Na fonte (o que duvido um pouco)?

Sei que coloquei muitas informações, mas não acho que serão de grande ajuda.

A título de curiosidade, entrei na Bios e fiquei observando a temperatura da CPU e vejam a surpresa que tive ao longo de 2 minutos.

130820145343.jpg 130820145704.jpg

Desde já agradeço a ajuda.

Olá amigo.

Seja bem vindo ao fórum. Recomendo que leia as regras de utilização para melhor aproveitamento do material aqui disponibilizado.

Sempre que for pedir ajuda em algum tópico, é muito importante que poste além dos dados já descritos da sua configuração, a marca e modelo do gabinete e a quantidade de fans nele instaladas, principalmente quando o assunto for refrigeração, onde esses itens estão diretamente ligados.

Vamos por parte que o assunto é extenso.

1° - Segundo a AMD, a temperatura máxima segura de operação de seu processador é de 61°. Visando a segurança de seu hardware o pc é desarmado para evitar a queima por superaquecimento visto que a temperatura estava bem acima dessa margem.

2° - Seu raciocínio estava correto em trocar o cooler do processador. O mal resultado obtido mesmo com um cooler tão bom quanto o H80 posse estar aliado a instalação mal executada ou falta de pasta térmica entre processador e a base do cooler. Neste caso é necessário que reveja toda a instalação, desmontando e refazendo tudo passo a passo (não esquecendo de aplicar a pasta térmica), para certificar-se que nenhum passo foi esquecido.

Se a instalação foi bem executada, a pasta térmica bem aplicada e mesmo assim o problema persiste, pode haver algum defeito no cooler, sendo recomendável que acione a garantia para ver como proceder neste caso.

3° - Vale ressaltar que um bom fluxo de ar é importantíssimo em um gabinete com configuração gamer, sendo assim é necessária instalação de no mínimo 2 Fans para refrigeração (Fan da fonte não conta), sendo um instalado na parte frontal injetando ar no gabinete e a outra na parte traseira soprando para fora, ou seja, retirando ar quente do gabinete.

4° - Não sei lhe afirmar com certeza se a fonte é ou não capaz de causar superaquecimento (em informática tudo é possível), mas é uma das causas mais comuns de resets e desligamentos aleatórios.

Mesmo sem saber maiores detalhes de sua configuração, efetuei uma medição de consumo de sua máquina.

w6ur.jpg

Fonte: http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Se sua "fonte genérica" for realmente de 500w (o que duvido muito) provavelmente não entrega nem mesmo 300w, que é o recomendado para sua máquina.

Recomendo que vá a sessão de Fontes e de uma estudada sobre o assunto, lá você poderá postar a marca e modelo de sua fonte (ou colocar uma foto da mesma), e os analistas saberão lhe dizer se sua fonte

realmente cumpre o que promete em termos de potência e qualidade. Fontes de baixa qualidade colocam seu hardware e sua segurança em risco, e com segurança não se brinca!

Espero ter ajudado.

Forte abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!