Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chipset - Intel Cougar Point HM65, Intel Sandy Bridge


ErikMarques

Posts recomendados

Boa tarde,

Gostaria da opinião de vocês, se puder ajudar obrigado.

Possuo um notebook modelo LG A520, o mesmo tem capacidade de trabalhar com até 8GB de memória ram DDR3 segundo o site do fabricante.

A dúvida é a seguinte, utilizando o Aida64 Extreme Edition o sistema me informa que o chipset Intel suporta até 16GB de memória ram. Se eu colocar dois pentes de 8GB consigo utilizar os 16GB ou devido a limitação do fabricante perco essa possibilidade e fico limitado aos 8GB?

Se fico limitado consigo reverter isto de alguma maneira? Com software ou edição da bios por exemplo!

Não sei se por uma questão de marketing eles tenham limitado a memória neste modelo para aumentar em um modelo acima.

Abaixo segue dados técnicos do relatório:

Nome da Placa Mãe LG A520-P.BE52P1

Tipo de processador Mobile QuadCore Intel Core i7-2630QM, 2566 MHz (26 x 99)

Chipset da Placa Mãe Intel Cougar Point HM65, Intel Sandy Bridge

Propriedades de North Bridge

North Bridge Intel Sandy Bridge-MB IMC

Platforma Intel Huron River

Tipos de memória suportadas DDR3-1066, DDR3-1333 SDRAM

Quantidade máxima de memória 16 GB

Revisão 09

Tecnologia utilizada 32 nm

Atualmente de fábrica:

Slots de memória

Slot DRAM nº1 4 GB (DDR3-1333 DDR3 SDRAM)

Slot DRAM nº2 2 GB (DDR3-1333 DDR3 SDRAM)

Gostaria da opinião de vocês quanto a esta questão. Pesquisei alguns tópicos mas não encontrei nada semelhante.

Abraço! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos dias atuais, quem é o fator determinante na questão de suporte a memória seria o processador, pois o mesmo possui o controlador de memória integrado...

Seu processador suporta até 16GB de RAM, mas que podem ser limitados pelo chipset ou BIOS pela fabricante (o HM75 suporta 16GB)...

http://ark.intel.com/products/52219

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos dias atuais, quem é o fator determinante na questão de suporte a memória seria o processador, pois o mesmo possui o controlador de memória integrado...

Seu processador suporta até 16GB de RAM, mas que podem ser limitados pelo chipset ou BIOS pela fabricante (o HM75 suporta 16GB)...

http://ark.intel.com/products/52219

Boa Noite!

Primeiramente obrigado.

Sendo assim posso realizar um teste e me certificar se a bios reconhece as memórias corretamente, caso contrário uma boa opção seria realizar a edição da bios para que possa ser utilizada a capacidade máxima de 16GB. Penso assim pois seria um excelente upgrade para o notebook devido ao fato de processador e chipset suportarem 16GB. Alias à outros fatores que colaboram para a edição pois o chipset possui funcionalidades que a LG não disponibilizou, talvez haja a possibilidade de habilitar tais funções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite!

Primeiramente obrigado.

Sendo assim posso realizar um teste e me certificar se a bios reconhece as memórias corretamente, caso contrário uma boa opção seria realizar a edição da bios para que possa ser utilizada a capacidade máxima de 16GB. Penso assim pois seria um excelente upgrade para o notebook devido ao fato de processador e chipset suportarem 16GB. Alias à outros fatores que colaboram para a edição pois o chipset possui funcionalidades que a LG não disponibilizou, talvez haja a possibilidade de habilitar tais funções.

Sim, porém qualquer modificação no firmware do aparelho poderá fazer com que o mesmo pare de funcionar caso algo pare de responder ou se o firmware houver incompatibilidades...

Na própria BIOS não haverá uma opção para modificar o limite de memória, mas você pode testar e responder a este tópico sobre os resultados.

Tenho uma placa-mãe H61 que suporta 32GB, o processador i5 3470T também suporta, porém o fabricante limita o aparelho para funcionar apenas com 16GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...