Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
5h1nn0k

Qual é o melhor destes processadores para estes notebooks?

Recommended Posts

Olá membros do fórum, sou novo por aqui, e eis minha dúvida, clássica eu diria, quero saber quais destes processadores apresentam um melhor desempenho? Pretendo comprar um notebook Positivo Premium (isso mesmo que você leu) e eu já tive um e me satisfez bastante. Sei que a maioria fala que Positivo é ruim, mas minha atual condição não me permite gastar três mil reais em um notebook da Dell. Moro em Rôndonia, logo o frete para cá é absurdo. Pesquisei uns preços para esses notebooks e me atrairam. Enfim, fiquei na dúvida de três notebooks Positivo Premium, todos eles com processadores diferentes. Quero saber na opinião dos mais experientes, qual deles comprar. Sim, pretendo usar para jogos, mas claro que não necessáriamente um Battlefield 3. Meu antigo Positivo Premium rodava Burnout Paradise, então julgo que os mais recentes façam algum serviço digno no mínimo. Agora o que interessa de verdade, vamos aos modelos:

--------------------------------------------------------------------------

PREMIUM S5600

Intel® Core™ i7 2620M

(2.7 GHz, 4 M Cache) com Intel® Turbo Boost até 3.4 GHz

Windows 8 Single Language

LCD 14", Widescreen, 1366x768, com tecnologia LED

8 GB (suporta até 16 GB)

500 GB, SATA, 5400 RPM

(Intel® HD Graphics 3000 650 MHz 1.3 GHz)

preço R$1543,05

PREMIUM S5400

Intel® Core™ i5 2450M

(2.50 GHz, 3 M Cache) com Intel® Turbo Boost até 3.1 GHz

LCD 14", Widescreen, 1366x768, com tecnologia LED

8 GB (suporta até 16 GB)

500 GB, SATA, 5400 RPM

(Intel® HD Graphics 3000 650 MHz 1.3 GHz)

preço R$1361,40

PREMIUM S5300

Intel® Core™ i5 3210M

(2.50 GHz, 3 M Cache) com Intel® Turbo Boost até 3.1 GHz

LCD 14", Widescreen,1366x768, com tecnologia LED

4 GB (suporta até 16 GB)

500 GB, SATA, 5400 RPM

(Intel® HD Graphics 4000 650 MHz 1.1 GHz)

preço não encontrado

*atualizei algumas informações conforme o site da Intel, ARK, juguei que existia um erro nas especificações da Positivo.

Site da Positivo com todos modelos Premium.

Site da Intel, ARK, mostrando o comparativo entre os processadores citados.

--------------------------------------------------------------------------

Ai estão os três que eu interessei, cada um com uma diferença peculiar, mais Memória RAM, menos Memória RAM, um pouco mais de clock em um, um pouco menos de clock em outro, uns são Sandy, outro é Ivy, enfim, peço a ajuda de vocês, lembrando que sim, me interesso no gráficos, e eu não sei a diferença, segundo essas especificações, do HD Graphics 3000 para o HD Graphics 4000.

Desde já agradeço a todas opiniões de vocês, e por favor, peço educadamente, não me lembre o quanto Positivo é marca ruim e que eu deveria gastar com um Asus, Toshiba, Dell, porque eu sei de tudo isso. Caso alguém saiba de um notebook que esteja mais ou menos dentro das condições propostas aqui, aceitarei sugestões de braços abertos.

Novamente, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da pra saber qual o melhor ali pela geração.

O melhor sempre vai ser o da nova geração, modelo que começa com 2xxx por exemplo o Core™ i7 2620M é de segunda geração, com 3xxx por exemplo o Core™ i5 3210M é de terceira geração, a cerca de 2 meses foi lançado o de quarta geração, começando com 4xxx. Demora um pouco pros fabricantes colocarem nos seus modelos de notebooks, de 3 a 6 meses. Mas já tem alguns fabricantes que colocaram os de quarta geração como por exemplo a Avell e Apple, os demais devem demorar mais uns meses ainda.

A diferença de uma geração para outra, por exemplo a 3xxx para 4xxx geralmente é o dobro, é bastante coisa.

Eu recomendaria esperar pouco tempo até ter no mercado a linha 4xxx pra notebooks de marcas mais populares, mas se for obrigado a comprar hoje algum notebook com core i5 3xxx é a melhor escolha.

Compartilhar este post

Link para o post
Da pra saber qual o melhor ali pela geração.

O melhor sempre vai ser o da nova geração, modelo que começa com 2xxx por exemplo o Core™ i7 2620M é de segunda geração, com 3xxx por exemplo o Core™ i5 3210M é de terceira geração, a cerca de 2 meses foi lançado o de quarta geração, começando com 4xxx. Demora um pouco pros fabricantes colocarem nos seus modelos de notebooks, de 3 a 6 meses. Mas já tem alguns fabricantes que colocaram os de quarta geração como por exemplo a Avell e Apple, os demais devem demorar mais uns meses ainda.

A diferença de uma geração para outra, por exemplo a 3xxx para 4xxx geralmente é o dobro, é bastante coisa.

Eu recomendaria esperar pouco tempo até ter no mercado a linha 4xxx pra notebooks de marcas mais populares, mas se for obrigado a comprar hoje algum notebook com core i5 3xxx é a melhor escolha.

obrigado por responder crisbnu. Mas de certo minha dúvida persiste. Pensei da mesma forma que você, porém é exatamente o contrário minha busca, lançamento geralmente são caros, logo onde eu moro, além de demorar para chegar, é um absurdo de caro. O que pode me animar é que as edições anteriores ao lançamento fiquem mais baratas. Entendo que no geral é mais lógico eu pegar um processador mais recente, mas quero saber se nessas configurações citadas, realmente nota-se alguma diferença considerável? Por isso foi ideia minha colocar esses processadores, um i5 da terceira geração, o único i7 que tinha que é da segunda geração e o melhor i5 da segunda geração. Todos apresentados no site da Positivo. Lembrando que não encontrei para venda da terceira geração, mas se eu encontrasse, que melhorias ele teria em relação ao i5 e i7 da segunda geração? De cara ele tem o HD Graphics 4000 contra o HD Graphics 3000, levando em conta o chipset deles e Memória RAM oferecidas por eles, qual apresentaria um desempenho melhor? Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeria a pena o i7 de segunda geração se viesse com alguma GPU externa como por exemplo a geforce 640m. Mas como você pretende usar as integradas.

HD 4000 é cerca de 50% mais rápida que a 3000, o ganho em GPU é alto sim, vale mais a pena o i5 de terceira geração comparando com um i7 de segunda geração se for comprar notebook com gpu integrada ao processador.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
obrigado por responder crisbnu. Mas de certo minha dúvida persiste. Pensei da mesma forma que você, porém é exatamente o contrário minha busca, lançamento geralmente são caros, logo onde eu moro, além de demorar para chegar, é um absurdo de caro. O que pode me animar é que as edições anteriores ao lançamento fiquem mais baratas. Entendo que no geral é mais lógico eu pegar um processador mais recente, mas quero saber se nessas configurações citadas, realmente nota-se alguma diferença considerável? Por isso foi ideia minha colocar esses processadores, um i5 da terceira geração, o único i7 que tinha que é da segunda geração e o melhor i5 da segunda geração. Todos apresentados no site da Positivo. Lembrando que não encontrei para venda da terceira geração, mas se eu encontrasse, que melhorias ele teria em relação ao i5 e i7 da segunda geração? De cara ele tem o HD Graphics 4000 contra o HD Graphics 3000, levando em conta o chipset deles e Memória RAM oferecidas por eles, qual apresentaria um desempenho melhor? Obrigado.

Eu acho que a grande diferença entre eles é o vídeo integrado HD 3000 vs o HD 4000 e a diferença de que o i5 para notebook só tem dois núcleos (quatro threads), enquanto que o i7 tem 4 núcleos (oito threads). Mas no site da Intel está dizendo que o i7 2620M só tem dois núcleos também (??), então eu acho que você podia tirar ele da briga.

Se você vai fazer cálculo pesado e coisa e tal, o i7 seria mais indicado, só que a duração da bateria é menor, porque ele consome mais. Se você vai fazer aplicações normais de office, o i5 dá tranquilo. Eu já comprei um i5-2430M, ligeiramente mais fraco do que o que você indicou, e ele tinha um desempenho muito parecido ao meu Phenom 1090T em aplicativos office. Tudo bem que ele tinha um HD de 7200rpm, mas se você colocar um SSD no futuro, aí sim que você não vai ter problemas de desempenho.

Quanto ao vídeo integrado, se você vai forçar a barra com jogos pesados ou edição de vídeo, acho que o HD 4000 valhe a pena. Caso contrário, se é só para ver um vídeo, jogar uns joguinhos e navegar na net, o HD 3000 dá tranquilo. Também gasta menos bateria, e isso é importante em notebooks.

Sobre o Sandy Bridge e o Ivy Bridge, os dois i5 vão ser similares. Você podia comprar o Sandy Bridge e usar a diferença para um futuro SSD.

Eu acho que 4GB de memória para um notebook está de bom tamanho. A não ser que você use aplicativos pesados. No dia a dia, acho difícil chegar perto de 4GB. Só em jogos muito pesados, mas aí nós estamos falando de desktop, VGA parruda, e não mais de notebook.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Valeria a pena o i7 de segunda geração se viesse com alguma GPU externa como por exemplo a geforce 640m. Mas como você pretende usar as integradas.

HD 4000 é cerca de 50% mais rápida que a 3000, o ganho em GPU é alto sim, vale mais a pena o i5 de terceira geração comparando com um i7 de segunda geração se for comprar notebook com gpu integrada ao processador.

obrigado novamente, isso mesmo que eu queria saber. ótimo, só falta agora encontrar num preço camarada ;)

Eu acho que a grande diferença entre eles é o vídeo integrado HD 3000 vs o HD 4000 e a diferença de que o i5 para notebook só tem dois núcleos (quatro threads), enquanto que o i7 tem 4 núcleos (oito threads). Mas no site da Intel está dizendo que o i7 2620M só tem dois núcleos também (??), então eu acho que você podia tirar ele da briga.

Se você vai fazer cálculo pesado e coisa e tal, o i7 seria mais indicado, só que a duração da bateria é menor, porque ele consome mais. Se você vai fazer aplicações normais de office, o i5 dá tranquilo. Eu já comprei um i5-2430M, ligeiramente mais fraco do que o que você indicou, e ele tinha um desempenho muito parecido ao meu Phenom 1090T em aplicativos office. Tudo bem que ele tinha um HD de 7200rpm, mas se você colocar um SSD no futuro, aí sim que você não vai ter problemas de desempenho.

Quanto ao vídeo integrado, se você vai forçar a barra com jogos pesados ou edição de vídeo, acho que o HD 4000 valhe a pena. Caso contrário, se é só para ver um vídeo, jogar uns joguinhos e navegar na net, o HD 3000 dá tranquilo. Também gasta menos bateria, e isso é importante em notebooks.

Sobre o Sandy Bridge e o Ivy Bridge, os dois i5 vão ser similares. Você podia comprar o Sandy Bridge e usar a diferença para um futuro SSD.

Eu acho que 4GB de memória para um notebook está de bom tamanho. A não ser que você use aplicativos pesados. No dia a dia, acho difícil chegar perto de 4GB. Só em jogos muito pesados, mas aí nós estamos falando de desktop, VGA parruda, e não mais de notebook.

obrigado pela sugestão Contiusa, era essa minha intenção. Pretendo usar para trabalho sim, mas que roda alguns jogos com folga. No caso esse notebook com o Core i5 da terceira geração posso aumentar a memória dele para não ter problemas já que as outras opções tem 8 GB cada e esse 4 GB. Bem, minha dúvida agora está bem respondida, queria mesmo saber sobre o desempenhos destes processadores, não ligo muito para marca de notebook, e sim para o processador nele. Obrigado novamente. ;)

Fiz uma pesquisa mais profunda agora, não sabia até agora, mas descobri que o Sim+ também é Positivo (que burro eu). Acabei descobrindo enquanto eu procurava o preço do notebook Positivo Premium S5300, não encontrei de jeito nenhum, mas encontrei um Positivo Sim+ exatamente nas mesmas configurações que o Positivo Premium S5300. Não entendo o motivo do site da Positivo ser tão atrapalhado assim, me custou pesquisas em quase em vão. Porém, procurei outro Sim+ e acabei encontrando um com processador Core i7 da terceira geração, acredito eu, bem superior aos que citei anteriormente e com preço bacana. Estou com a opinião quase concluída, mas quero a opinião de vocês. Aqui estão os dois notebooks que encontrei:

Notebook Positivo Sim+ 5361m

Processador Intel Core i5 3210M 2.5 GHz (up to 3.1 GHz, 3M Cache, dois núcleos, quatro threads)

Vídeo Intel Graphics 4000

Memória RAM 4 GB

HD 500 GB

preço no Walmart: R$ 1.498,00*

Notebook Positivo Sim+ 5665m

Processador Intel Core i7 3612QM 2.1 GHz (up to 3.1 GHz, 6M Cache, quatro núcleos, oito threads)

Memória RAM 4 GB

HD 500 GB

*sim, o preço é o mesmo para os dois, mas o preço original de cada, o segundo é maior, creio que seja alguma promoção.

Lembrando que posso aumentar para 8 GB de Memória RAM para melhorar o desempenho dos gráficos. Peço desculpas por opinarem sobre peça inferiores, mas agradeço também pois aprendi mais um pouco. Dei uma comparada no site da Intel, ARK, e achei bem mais interessante o segundo, pois apresentou diferenças apenas no cache, no clock inicial e no número de núcles e threads, fora isso, tudo igual, até o turbo clock. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
obrigado novamente, isso mesmo que eu queria saber. ótimo, só falta agora encontrar num preço camarada ;)

obrigado pela sugestão Contiusa, era essa minha intenção. Pretendo usar para trabalho sim, mas que roda alguns jogos com folga. No caso esse notebook com o Core i5 da terceira geração posso aumentar a memória dele para não ter problemas já que as outras opções tem 8 GB cada e esse 4 GB. Bem, minha dúvida agora está bem respondida, queria mesmo saber sobre o desempenhos destes processadores, não ligo muito para marca de notebook, e sim para o processador nele. Obrigado novamente. ;)

Fiz uma pesquisa mais profunda agora, não sabia até agora, mas descobri que o Sim+ também é Positivo (que burro eu). Acabei descobrindo enquanto eu procurava o preço do notebook Positivo Premium S5300, não encontrei de jeito nenhum, mas encontrei um Positivo Sim+ exatamente nas mesmas configurações que o Positivo Premium S5300. Não entendo o motivo do site da Positivo ser tão atrapalhado assim, me custou pesquisas em quase em vão. Porém, procurei outro Sim+ e acabei encontrando um com processador Core i7 da terceira geração, acredito eu, bem superior aos que citei anteriormente e com preço bacana. Estou com a opinião quase concluída, mas quero a opinião de vocês. Aqui estão os dois notebooks que encontrei:

Notebook Positivo Sim+ 5361m

Processador Intel Core i5 3210M 2.5 GHz (up to 3.1 GHz, 3M Cache, dois núcleos, quatro threads)

Memória RAM 4 GB

HD 500 GB

Notebook Positivo Sim+ 5665m

Processador Intel Core i7 3612QM 2.1 GHz (up to 3.1 GHz, 6M Cache, quatro núcleos, oito threads)

Memória RAM 4 GB

HD 500 GB

*sim, o preço é o mesmo para os dois, mas o preço original de cada, o segundo é maior, creio que seja alguma promoção.

Lembrando que posso aumentar para 8 GB de Memória RAM para melhorar o desempenho dos gráficos. Peço desculpas por opinarem sobre peça inferiores, mas agradeço também pois aprendi mais um pouco. Dei uma comparada no site da Intel, ARK, e achei bem mais interessante o segundo, pois apresentou diferenças apenas no cache, no clock inicial e no número de núcles e threads, fora isso, tudo igual, até o turbo clock. Obrigado.

Se o preço está igual, vá de i7. O i5 tem um clock base maior, mas como os dois têm o turbo igual, dá na mesma. E quatro núcleos é bem melhor do que dois. A bateria vai descarregar mais rápido, pois ele vai gastar mais, mas não vai fazer diferença se na maior parte do tempo você usar ele plugado na parede. Em algumas situações você também pode usar o modo de economia.

Compartilhar este post

Link para o post

Colega, também apóio este i7, mas se a ideia é usar office um Celeron b já bastaria. Pensando nisso, pode ser mais interessante buscar um notebook AMD. Eu levaria um desse aqui:

http://www.eshop24.com.br/notebook-asus-k55n-ds81-amd-a8-4500m-1-9ghz-4gb-ram-hd-500gb-tela-15-6

Só precisaria pesquisar sobre a loja pois não conheço ainda ela. O i7 é mais forte no processador, mas o AMD é muito melhor nos gráficos.

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado a todos pelas sugestões. bem, ainda estou mais a favor da Intel do que a AMD. Sou fã da AMD, mas quando estes tem um clock elevado. E geralmente encontro notebooks que tem uma placa de vídeo dedicada, porém sacrificam o clock, no final das contas, qual se sairia melhor? andei vendo alguns vídeos com jogos rodando apenas com o HD Graphics 4000, me surpreendeu bastante. Achei o clock deste AMD um pouco baixo, mas quantos núcleos ele tem? E essa placa de vídeo dedicada é suficiente junto deste processador? Agradeço novamente a sugestão, sou fã da Asus (menos dos touchpads da Asus, coisa estranha). ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A Radeon HD 7640G que vem integrada a APU A8-4500M da AMD é cerca de 10 a 15% mais rápida que a Intel HD 4000 em modo geral. As vezes o driver é mais otimizado pra alguns jogos pode chegar a 30%.

Certamente vale mais a pena que processadores da Intel Ivy bridge se for usar os gráficos integrados.

Ambos são arquiteturas do ano passado, desse ano tem a APU A8-5550M da AMD junto com a Intel HD 5000. Nesse ano acho que a Intel está levando vantagem.

Compartilhar este post

Link para o post
A Radeon HD 7640G que vem integrada a APU A8-4500M da AMD é cerca de 10 a 15% mais rápida que a Intel HD 4000 em modo geral. As vezes o driver é mais otimizado pra alguns jogos pode chegar a 30%.

Certamente vale mais a pena que processadores da Intel Ivy bridge se for usar os gráficos integrados.

Essa é a questão, pra mim no final não importa se será com uma placa de vídeo compartilhada ou uma dedicada. Fiz umas comparações no Notebook Check com esse processador i7 e o HD Graphics 4000, vi que acompanhado de um clock decente e uma memória suficiente, rodariam, por exemplo, Modern Warfare 3 no Low com um FPS bem rápido, ainda daria pra aumentar um pouco pra Medium que ainda ficaria bem fluido. Então ao quero entender se o que compensa mais. Um clock alto e placa de vídeo compartilhada, ou um clock menor mas com uma placa de vídeo dedicada? Pode ser qualquer um, sendo a melhor escolha é claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Ambas as placas citadas aqui são placas integradas ao processador tanto da AMD quanto da Intel, essa Radeon HD 7640G é integrada ao processador também.

Mas como falei, a Radeon HD 7640G é mais rápida que a Intel HD 4000 entre 10 a 30% dependendo do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

hmm, essa placa compensa o processador? ou na verdade processador nem tem tanta importância assim para jogos se considerar a placa gráfica?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto mais potente é a placa de vídeo mais potente vai precisar ser o processador, mas como você quer um notebook a baixo de R$2000 com uma placa de vídeo integrada, o processador não vai importa tanto, tanto o modelo A8 quanto core i5 da intel tem processador mais que suficiente pra aguentar o máximo dos jogos nas suas placas integradas.

O core i5 em processador é mais rápido que o A8 da AMD, mas você vai usar essa diferença pra alguma coisa? Se a coisa mais pesada que você vai rodar na máquina são jogos, então com certeza o A8-4500 vai ter desempenho melhor que qual quer Core i5 3xxx ou core i7 3xxx no seu uso.

Se você achar algum notebook em uma loja confiável com AMD A8-4500 pelo mesmo preço de um notebook com ivy bridge certamente o AMD A8 vai valer mais a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais