Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Charle02

Extrair a voz de uma gravação

Recommended Posts

Eu quero saber se existe algum programa para extrair a voz de uma música, ou uma gravação qualquer. Sei que existem vários programas para "remover" a voz, mas a minha intenção é justamente o contrário, ou seja, conservar a voz e eliminar o resto, separar a voz da música e depois aproveitar só a voz.

Existe algum programa para fazer isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Numa boa?

Vou ser direto!

A resposta é não!

Principalmente o lance de você conservar a voz e retirar o resto. O único "aparelho" que consegue fazer isso e com muito treino é o nosso cérebro. E para fazer isso, o cara tem que treinar muito para fazer tal trabalho.

Se soubesses como funciona um estúdio, como se grava uma ou várias músicas, irias entender que tal coisa não é possível. Principalmente o "lance" de conservar a voz e retirar os instrumentos.

Já o lance de retirar a voz, existe um método "gambiarrônico", ou seja, uma gambiarra bem bolada que quebra um galho mas não é totalmente eficaz. É um método eletrônico onde se pega um canal e faz-se uma inversão de fase de 180 graus e soma-se esse sinal defasado com o sinal original. Como a voz está no centro ela é quase que totalmente cancelada e também alguns instrumentos que tenham passagem pelo canal central.

A voz, gravada em estúdio é gravada exatamente no centro. A trilha de gravação da voz é posicionado com o controle de pan no centro. Já os outros instrumentos, depende da configuração ambiental que o arranjador deseja fazer. Então, geralmente, os instrumentos estão deslocados da posição central. A bateria, por exemplo, poderia ficar no extremo direito. A guitarra-base entre o centro e o extremo direito. A guitarra-solo (se houver) entre o extremo esquerdo e o centro. Todas essas gravaçãos são feitas em separado ou podem até ser gravados em salas individuais mas cada instrumento tem a sua faixa de gravação.

Geralmente, o cara do estúdio, faz uma prévia da música para servir como base. Essa previa pode muito bem ser um arranjo num teclado com ou sem ritmo. Muito bem... Essa previa, pode ser escutada pelo cantor e com isso, ele escuta a prévia do teclado mas só a voz dele é gravada. Com base nisso, pode-se adicionar os outros instrumentos em que cada um, inclui sua interpretação. E veja... Cada instrumentista, tem o seu troprio take ou trilha de gravação. È nessa hora que se escutam todas as trilhas ao mesmo tempo para ver se está tudo certo. Se acontecer algum erro que passou nas fases de cada gravação de cada instrumentista, pode-se arrumar ainda. É só refazer uma parte da trilha, reexecuntando o trecho com erro ou no pior dos casos, executando-se novamente toda a trilha, no caso de uma má interpretação ou má colocação de trechos melódicos.

Com tudo corrigido e acertado, sincronizado, faz-se a renderização de todas as trilhas dos instrumentos e voz. É nessa hora que se terá somente uma trilha da música com todos os instrumentos e voz nos canais esquerdo e direito.

Só não se tem todo esse trabalho quando se faz gravação ao vivo. Na gravação ao vivo, retira-se o sinal master da mesa de mixagem onde está ocorrendo o evento. Nesse caso, um erro ou vacilo do cantor ou cantores ou dos instrumentistas é gravado e não se tem como retornar.

A única maneira de você obter uma gravação cem por cento confiável, seria você conseguir as trilhas originais da gravação feita em estúdio. Nesse caso, bastaria renderizar todos os instrumentos sem a voz ou renderizar somente a voz. Todo esse trabalho é feito num sequenciador de áudio. Ou seja, você teria que também saber como operar isso e conhecer pelo menos os mais usados. Alguns usam Sonar, outros usam Nuendo, outros usam Pro Tools e por aí vai. Essa é a única maneira de se ter uma gravação desse tipo. Claro que para ter esse takes à mão, tu terias que ser muito chegado ao produtor ou cantor e olhe lá...

Espero que tenhas entendido a explicação. Se não estiver satisfeito, procure algum estúdio de som dos bons na sua cidade para ver como a coisa é feita. Olhando e escutando é o melhor aprendizado para entender essas coisas.

Abração

PS - O exemplo que dei acima sobre uma gravação em estúdio está muito resumido e o roteiro de gravação das trilhas que fiz foi somente um exemplo. Não é uma regra. Existe um roteiro sim e existe uma gravação de base para o cantor ou cantora se basear e esse roteiro é discutido com o produtor, técnico de gravação, instrumentistas, etc para ser bem elaborado e feito da melhor forma possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×