Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raspberry pi


mister nintendo

Posts recomendados

  • 3 meses depois...

Mister, também estou focado agora nesse belezura, deixei os PICs um pouco de lado pra vê no que dá isso ai. Comprei o meu, ainda não chegou. E comprei 3 livros que fala sobre ele na http://www.novatec.com.br. Também não chegaram. Mas vou começar a estudar ele sim. Quanto as portas são sim IOs, também tem pwm e TX e RX, só não consegui visualisar se tinha entrada A/D. Olha ai a imagem:

gpio-control-example-large.png

Também existe um outro PC desse mesmo jeito chamado Beaglebone Black pelo visto é até melhor que o Raspeberry PI. Gostaria que alguém com mais conhecimento aqui desse uma opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, meu Raspberry PI chegou, e também comprei um livro sobre o mesmo. Nos pinos de conexão com o mundo externo, o raspberry tem TX e RX, a questão é que todas as portas do rasp fucionam com lógica de 0 e 3,3V. Se eu for comunicar um microcontrolador com o raspberry via serial qual a melhor forma de não danificar o raspberry? Seria alimentar o microcontrolador com 3,3V? Pelo que vi aqui no site da microchip, os PICs funcionam de 2 a 5,5v. Essa forma é segura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa historia de 3,3V e 5V quase me fez torrar um leitor RFID novinho que adquiri recentemente, mas como você disse os PICs trabalham com 3,3 V tranquilamente, eu fiz dessa maneira e me serviu muito bem (tem funcionado até agora...hehe)...

Mas existem conversores por ai, e se não me engano (me corrijam se eu estiver errado) o CI ST3232 serve como interface entre 3,3V e 5V...

Mas e ai, ja sabe com qual IDE o Rasp trabalha? linguagem nativa? interpretada? o programa roda em cima de algum RTO? Kernel Linux talvez?

São tantas perguntas... :D

Espero ter ajudado... Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu consegui acessar a interface gráfica do meu Raspberry PI pelo meu Windows7 com o VNC Viewer, mas toda vez que desligo ele preciso entrar pelo Putty e digitar tightvncserver para inicar o servidor VNC no PI, como faço para esse comando ou esse serviço iniciar junto com o PI?

Os usuários de Linux, por favor... rsrs. O PI usa o debian.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chacal, não manjo muito de Linux, mas até onde eu usei, você vai ter que criar um Script com os devidos comandos e salvar em etc/init.d

Ai você usa o comando chmod para dar permissão de root a seu script e depois com o comando update-rc.d você meio que insere seu script para ser executado toda vez que o sistema iniciar... Lembro que uma vez lí um tutorial muito bom (se eu encontrar o Link te passo), mas já faz muito tempo que não mexo mais com linux... Eu conseguia fazer isso facilmente, a uns 2 anos atrás, quando eu era moderador de um forum sobre Netbook's Chineses, ai agente rodava uns port's de versões linux para eles, e tudo era feito através do terminal (desde ligar o wifi até controlar o brilho da tela...hehe), então scripts sempre eram bem usados, só que parei de praticar e acabei meio que enferrujando...

Espero ter ajudado, grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sua dica fui útil, consegui fazer o processo de colocar o script do diretório e colocar pra inicializar, acho que o problema agora é COMO fazer esse script, eu criei um arquivo com o nome vnc.sh e dentro dele coloquei as linhas:


#!/bin/bash
tightvncserver

tightvncserver é o comando que uso para iniciar o VNC pelo terminal. Tá faltando alguma coisa no meu script?

Salvei ele no diretório /etc/init.d

depois dei os comandos


chmod 755 /etc/init.d/vnc.sh
update-rc.d vnc.sh defaults

Os dois comandos não retornaram erro algum. Eu acho que é o modo de se fazer o script.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chacal, do jeito que você fez deveria funcionar... para saber se e problemas com o script, você pode executa-lo se funcionar seu erro deve estar nos procedimentos... fez tudo pelo terminal logado como root? (Ate o script)?....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chacal, do jeito que você fez deveria funcionar... para saber se e problemas com o script, você pode executa-lo se funcionar seu erro deve estar nos procedimentos... fez tudo pelo terminal logado como root? (Ate o script)?....

Fiz os testes:

Quando eu entro no modo gráfico e dou dois cliques no arquivo que eu criei vnc.sh, ele executa e abre o processo no gerenciador de tarefas. Consigo acessar pele rede. Mas quando tento executar o arquivo pelo terminal não vai, dá comando não encontrado, mas sei que o erro é meu, eu tô digitando somente vnc.sh no terminal, deve ter alguma instrução pra executar o danado no terminal.

você sabe como executar ele no terminal?

Quando eu clico nele duas vezes aparece uma caixa de diálogo perguntando: Executar Executar no terminal Cancelar Sair

Se eu clicar em executar, o comando é feito com sucesso, se eu clicar em executar no terminal, o comando não abre o processo e nem o terminal é aberto.... :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigos! que bom que meu tópico esta servindo para ajudar, eu estou meio off porque estou estudando pra passar no vestibular, se não compareceria sempre aqui no fórum.

mas bom vamos la.

eu não comprei ainda o meu, mas estou muito ansioso pra comprar e sair programando e fazendo projetos super poderosos rsrsrrs.

mas como você disse ele não tem canais AD. A desvantagem de trabalhar com pic a 3,3V é que a frequência dele se limita a 10MHz , o ideal seria se comunicar através destes adaptadores de tensão.

sobre a programação dele não sei nada. :/

flowww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Miste Nintendo. Não sabia que o PIC a 3,3 só alcançava 10MHz. Vivendo e aprendendo.

Bem colega, eu estava dentro do diretório /etc/init.d quando executei o comando. Mesmo estgando dentro do mesmo diretório do arquivo ainda precisa digitar todo o caminho?

Mas vou fazer o teste assim mesmo, e sem o .sh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...