Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema fonte de tensão?


Montenegr0

Posts recomendados

Estou a montar um projeto e estou com um problema que gostaria que me pudessem ajudar.

eu tenho uma fonte 12V DC 1A, nesta fonte está ligado um sensor indutivo e um regulador de tensão LM7805CV.

No regulador de tensão está ligado um microcontrolador, e um servo motor.

o sensor indutivo está ligado a um optoacoplador que por sua vez vai ligar ao microcontrolador. ( o accionamento deste sensor faz mover o servo)

o problema é que quando ligo a fonte o regulador começa a aquecer bastante, mas apenas se tiver o sensor indutivo ligado, se o desligar ele arrefece.

sei que se ele aquecer demais vai danifica-lo por isso já lhe coloquei um dissipador de calor e já não aquece tanto, o problema é que ainda terei de acrescentar mais 3 sensores e um servo ao projeto.

se com apenas 1 sensor ele aquece muito imagino com 4 :(

penso que o problema seja que só o sensor tem uma corrente de saída de 300mA, e o 1A da fonte não seja suficiente para tudo.

também já troquei a fonte por uma outra de 12V 2A mas mesmo assim ele aquece :unsure:

será que me poderiam ajudar num solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou a montar um projeto e estou com um problema que gostaria que me pudessem ajudar.

eu tenho uma fonte 12V DC 1A, nesta fonte está ligado um sensor indutivo e um regulador de tensão LM7805CV.

No regulador de tensão está ligado um microcontrolador, e um servo motor.

o sensor indutivo está ligado a um optoacoplador que por sua vez vai ligar ao microcontrolador. ( o accionamento deste sensor faz mover o servo)

o problema é que quando ligo a fonte o regulador começa a aquecer bastante, mas apenas se tiver o sensor indutivo ligado, se o desligar ele arrefece.

sei que se ele aquecer demais vai danifica-lo por isso já lhe coloquei um dissipador de calor e já não aquece tanto, o problema é que ainda terei de acrescentar mais 3 sensores e um servo ao projeto.

se com apenas 1 sensor ele aquece muito imagino com 4 :(

penso que o problema seja que só o sensor tem uma corrente de saída de 300mA, e o 1A da fonte não seja suficiente para tudo.

também já troquei a fonte por uma outra de 12V 2A mas mesmo assim ele aquece :unsure:

será que me poderiam ajudar num solução?

Embora o regulador tenha tensão de saída de 5V, por ele ser linear, o que vai valer para os cálculos de potência dissipada é a queda de tensão em cima do regulador:

P=U.I

Potência = tensão vezes corrente:

12V menos 5V = 7V

7V vezes 0,3A = 2.1 watts.

É uma potência considerável.

O dissipador é necessário.

Sendo 3 destes já vai ser uma potência de 6.3 watts, potência relativamente alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora o regulador tenha tensão de saída de 5V, por ele ser linear, o que vai valer para os cálculos de potência dissipada é a queda de tensão em cima do regulador:

P=U.I

Potência = tensão vezes corrente:

12V menos 5V = 7V

7V vezes 0,3A = 2.1 watts.

É uma potência considerável.

O dissipador é necessário.

Sendo 3 destes já vai ser uma potência de 6.3 watts, potência relativamente alta.

e se a seguir à fonte tivesse um 7809 e depois desse o 7805?

assim as tensões de entrada já não seriam tão grandes, e como os sensores podem ser alimentados a 6-36V, alimentava-os a 9V e o resto a 5V.

seria uma boa solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...