Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Bobjow

Processador esquentando demais

Recommended Posts

Olá, estou com um problema quanto a temperatura do meu PC, principalmente do processador, estou evitando botar o PC pra trabalhar muito com medo de queimar algo, e como sou leigo no assunto quero pedir ajuda aos companheiros mais experientes, segue 2 imagens pra ilustrar o problema:

bei7.jpg

rfcj.jpg

Ambos teste eu fiz com o computador praticamente parado (Firefox aberto apenas), imaginei que a temperatura seria devido ao acumulo de poeira, abri o PC e tirei o "grosso" de poeira dos coolers e deixei 1 lado do PC aberto, mas não resolveu, estou pensando em levar a um tecnico pra uma limpeza mais detalhada, checar se os coolers estão bem encaixados e trocar pasta termina, em ultimo caso instalar um cooler a mais.

Porém tenho receio que seja algo a mais, 60 graus com o PC parado me parece demais, chegando a 75+ quando eu abro algo mais pesado, será que essas medidas podem me ajudar a corrigir esse problema?

Pra complementar, nunca mexi em Overclock pois como disse, sou leigo no assunto.

Obrigado de adianto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ambos teste eu fiz com o computador praticamente parado (Firefox aberto apenas), imaginei que a temperatura seria devido ao acumulo de poeira, abri o PC e tirei o "grosso" de poeira dos coolers e deixei 1 lado do PC aberto, mas não resolveu, estou pensando em levar a um tecnico pra uma limpeza mais detalhada, checar se os coolers estão bem encaixados e trocar pasta termina, em ultimo caso instalar um cooler a mais.

Compartilhar este post

Link para o post
É provável que esteja na hora de trocar a pasta térmica e claro, ver como está o funcionamento do cooler. Por acaso usa fan/exaustor para retirar o ar quente do gabinete? Dependendo de como for o gabinete, também pode influenciar na temperatura.

Então, não fui eu quem montou o computador, escolhi as peças mas na epoca o tecnico que me vendeu, foi quem esquematizou tudo, meu PC esta basicamente assim:

(foto que achei no google do mesmo gabinete)

http://www.thinkcomputers.org/reviews/tt_v3_black/40.jpg

Um ventilador maior na parte traseira, um no processador (?) e um na minha fonte, creio que tenha um na placa de video também, mas não da pra ver bem.

Creio que se for necessario instalar um cooler extra, seria naquela parte de baixo perfurada né? Buscando ar fresco e jogando calor pra cima.

Outro detalhe é que o gabinete tem furos em cima pra dissipar o calor.

Compartilhar este post

Link para o post
Um ventilador maior na parte traseira, um no processador (?) e um na minha fonte, creio que tenha um na placa de video também, mas não da pra ver bem.

Creio que se for necessario instalar um cooler extra, seria naquela parte de baixo perfurada né? Buscando ar fresco e jogando calor pra cima.

Outro detalhe é que o gabinete tem furos em cima pra dissipar o calor.

Se tiver jeito, não daria pra tirar uma foto e postar aqui? Parece ser um bom gabinete mesmo. Naquela parte de baixo, eu não sei bem se dá pra colocar. Mas basicamente é um na traseira para retirar o ar quente e no processador. Mas se tentar trocar a pasta térmica para ver diminui mais a temperatura.

Foto

Compartilhar este post

Link para o post
Se tiver jeito, não daria pra tirar uma foto e postar aqui? Parece ser um bom gabinete mesmo. Naquela parte de baixo, eu não sei bem se dá pra colocar. Mas basicamente é um na traseira para retirar o ar quente e no processador. Mas se tentar trocar a pasta térmica para ver diminui mais a temperatura.

Foto

Até é possivel bater uma foto, mas aquela que eu achei no Google seria praticamente igual a que eu postaria, tirando que a fonte tem um cooler nela também, a configuração ta a mesma da foto: Cooler atras (que colocando a mão perto da pra sentir que ta expelindo ar), outro cooler menor ali onde ta o processador e creio que um na placa de video (eu abri o PC e não reparei bem porque ela fica de ponta cabeça).

Eu não tive muito tempo hoje mas pretendo levar no tecnico amanhã cedinho e torcer pra uma troca na pasta e um bom encaixe no cooler resolva a coisa.

Agora só pra desencargo de consciencia: Seria possivel esse calor excessivo ser causado por uma má configuração? Ali na imagem do programa Core Temp mostra as frequencias e tal.

Ou talvez um problema de software forçando o processador o tempo todo não deixando esfriar?

E ja abusando da boa vontade, a imagem do HWMonitor mostra a Mainboard a 33c, seria certo deduzir que o calor é apenas excessivo no processador ou invés da temperatura interna do PC?

Compartilhar este post

Link para o post

Pd ser um acúmulo de poeira dentro da ventoinha do cooler que fica no processador,e tb os cabos,que se não estiverem corretamente arrumados podem influenciar na temperatura,ou mesmo o gabinete ou a pasta térmica,vale a pena dar uma checada nos componentes ai.Ah e o pc fica um pouco lento ? porque se não pd ser um erro na leitura de temperatura,experimente ligar o pc monitorar a temperatura,forçar um pouquinho e desligar,logo apos abrir o gabinete e checar com as mãos a temperatura do dissipador do processador e o ar dentro do gabinete. ;D

Compartilhar este post

Link para o post
Agora só pra desencargo de consciencia: Seria possivel esse calor excessivo ser causado por uma má configuração? Ali na imagem do programa Core Temp mostra as frequencias e tal.

Ou talvez um problema de software forçando o processador o tempo todo não deixando esfriar?

E ja abusando da boa vontade, a imagem do HWMonitor mostra a Mainboard a 33c, seria certo deduzir que o calor é apenas excessivo no processador ou invés da temperatura interna do PC?

Entendi sobre o gabinete. Minha opinião é que nesse caso não seja por má configuração até porque seu processador é forte e quentinho mesmo e necessita de um bom cooler (não o cooler box que veio com a CPU pois já vi problemas iguais ao seu de temp.) e uma boa ventilação no gabinete (em vista você tem). Não acho que seja problema de software, porque a tendência é esquentar e deve-se prevenir resfriando-o. Pelo que aparece, é só no processador sim.

Obs: esqueci de perguntar: quando abre algo pesado, não daria para ver no Setup qual temperatura está?

Editado por EdgarPereira
correção

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, voltando aqui pois parece que o problema foi resolvido (ou ao menos amenizado), levei num tecnico que limpou e trocou a pasta termica.

O PC estando relativamente parado esta em 35c, considerando que que antes ficava em 60 ja é uma grande vitoria, porém o dia esta bem frio (sul do Brasil) e não sei como vai se sair num dia quente e forçando o PC bastante, então pra garantir eu ja vi um cooler novo de qualidade melhor pro processador no tecnico que fez o serviço e caso o problema persista, eu vou levar la e instalar.

Obrigado a todos que me auxiliaram nesse problema. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais