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niggion

Percorrer um Caminho em uma matriz - Allegro

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Pessoal, estou fazendo um joguinho e estou com 1 problema, preciso que meus bichos percorram um caminho em uma matriz, mas já esgotei todas as minhas ideias de como fazer isso.

uma matriz exemplo seria:

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 2 1 1 1 1 1 1 0 0 1 1 1 1 1 3

0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 0 0

0 1 1 1 1 1 1 1 0 0 1 1 1 0 0 0

0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0

0 1 0 0 0 0 0 1 1 1 1 1 1 0 0 0

0 1 1 1 1 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 1 0 0 1 1 1 1 1 1 0 0 0

0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0

0 0 0 0 1 1 1 0 1 1 1 1 1 0 0 0

0 0 0 0 0 0 1 1 1 0 0 0 0 0 0 0

no caso meus bichos sairiam do ponto 2 e precisam chegar no ponto 3, e seriam desenhados na tela.

Agradeço desde já

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Olá Niggion,

há tempos atrás passei pelo mesmo problema que você, quebrei a cabeça para tentar fazer meus personagens percorrerem de forma dinâmica um caminho que era setado por pixels em uma imagem bmp, porém minhas condições sempre abriam brechas e alguns erros aconteciam, qual foi a solução?

Bom, pense comigo o seguinte, nós temos quatro sentidos possiveis:

DIREITA, ESQUERDA, CIMA, BAIXO.

a partir disso devemos criar alguma simbologia para isso, por exemplo:

DIREITA = 1

ESQUERDA = 2

CIMA = 3

BAIXO = 4

tendo isso em vista você deve construir uma matriz dessa forma:

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 $ 1 1 1 1 1 4 0 0 1 1 1 1 1 #

0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 3 0 0 0 0 0 Considere $ como o início

0 4 2 2 2 2 2 2 0 0 3 2 2 0 0 0 e # como o final!

0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0

0 4 0 0 0 0 0 1 1 1 1 1 3 0 0 0

0 1 1 1 4 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 4 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 4 0 0 3 2 2 2 2 2 0 0 0

0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0

0 0 0 0 1 1 4 0 1 1 1 1 3 0 0 0

0 0 0 0 0 0 1 1 3 0 0 0 0 0 0 0

Desculpe caso haja algum erro na matriz, fiz simplesmente para tentar clarear a ideia pois, funcionou comigo.

Grande abraço e boa sorte, qualquer dúvida é só postar.

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Olá Niggion,

há tempos atrás passei pelo mesmo problema que você, quebrei a cabeça para tentar fazer meus personagens percorrerem de forma dinâmica um caminho que era setado por pixels em uma imagem bmp, porém minhas condições sempre abriam brechas e alguns erros aconteciam, qual foi a solução?

Bom, pense comigo o seguinte, nós temos quatro sentidos possiveis:

DIREITA, ESQUERDA, CIMA, BAIXO.

a partir disso devemos criar alguma simbologia para isso, por exemplo:

DIREITA = 1

ESQUERDA = 2

CIMA = 3

BAIXO = 4

tendo isso em vista você deve construir uma matriz dessa forma:

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0 $ 1 1 1 1 1 4 0 0 1 1 1 1 1 #

0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 3 0 0 0 0 0 Considere $ como o início

0 4 2 2 2 2 2 2 0 0 3 2 2 0 0 0 e # como o final!

0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0

0 4 0 0 0 0 0 1 1 1 1 1 3 0 0 0

0 1 1 1 4 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 4 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0

0 0 0 0 4 0 0 3 2 2 2 2 2 0 0 0

0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0

0 0 0 0 1 1 4 0 1 1 1 1 3 0 0 0

0 0 0 0 0 0 1 1 3 0 0 0 0 0 0 0

Desculpe caso haja algum erro na matriz, fiz simplesmente para tentar clarear a ideia pois, funcionou comigo.

Grande abraço e boa sorte, qualquer dúvida é só postar.

Sim, achei uma ótima ideia, mas ainda tenho 1 problema que é, a minha matriz eu consigo ela em um arquivo de entrada, que no caso, pode ser uma matriz aleatória, eu n sei como ela é, n consigo encontrar condições que façam eu substituir por essa simbologia...

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Bom, eu tive uma ideia, mas ainda não está dando certo, alguma condição está fazendo entrar em um looping, aí ele fica indo e voltando.... mas ele não percorre o caminho todo por causa desse looping... se alguém poder ajudar, está aí meu pensamento

void andar_mentos(BITMAP* buffer, int matriz[12][16], int* vez)

{

int i, j;

static int w, k;

static int m, n;

static int pos_x, pos_y;

BITMAP* mentos = load_bitmap("sprites/inimigos/mentos1.bmp", NULL);

for(i = 0; i < 12 && *vez == 0; i++)

{

for(j = 0; j < 16; j++)

{

if(matriz[j] == 2)

{

k = i;

w = j;

*vez = 1;

pos_x = j*TILESIZE;

pos_y = i*TILESIZE;

}

}

}

if(matriz[k+1][w] == 1 && matriz[m][n] != matriz[k+1][w])

{

pos_x = w*TILESIZE;

pos_y = pos_y + 1;

draw_sprite(buffer, mentos, pos_x, pos_y);

if(pos_y == (k+1)*TILESIZE)

{

m = k;

k = k + 1;

}

}

else if(matriz[k-1][w] == 1 && matriz[m][n] != matriz[k-1][w])

{

pos_x = w*TILESIZE;

pos_y = pos_y - 1;

draw_sprite(buffer, mentos, pos_x, pos_y);

if(pos_y == (k-1)*TILESIZE)

{

m = k;

k = k - 1;

}

}

else if(matriz[k][w+1] == 1 && matriz[m][n] != matriz[k][w+1])

{

pos_x = pos_x + 1;

pos_y = k*TILESIZE;

draw_sprite(buffer, mentos, pos_x, pos_y);

if(pos_x == (w+1)*TILESIZE)

{

n = w;

w = w + 1;

}

}

else if(matriz[k][w-1] == 1 && matriz[m][n] != matriz[k][w-1])

{

pos_x = pos_x - 1;

pos_y = k*TILESIZE;

draw_sprite(buffer, mentos, pos_x, pos_y);

if(pos_x == (w-1)*TILESIZE)

{

n = w;

w = w - 1;

}

}

destroy_bitmap(mentos);

}

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