Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Migrando do Windows XP Pro para Windows 8 Pro


Saxofonista

Posts recomendados

Salve Galera, sou um usuário inveterado do Windows XP Pro SP3, a muitíssimos anos, junto com Office XP Professional. :cool:

Acontece, como todos sabem

O Windows XP Pro ficará Sem Suporte & Office 2003 Descontinuado a partir de 8 de abril de 2014 ! http://www.microsoft.com/business/pt-pt/produtos/paginas/fim-de-suporte-do-xp.aspx

O Caminho ao que parece agora é o Windows 8 e Processador Intel® Core™ i7

Fim dos Tempos . . . :eek:

Hora de pensar na atualização do que lhe é importante !:ahh:

Então, pergunto-vos:

Estou pensando em comprar um Ultrabook com Windows 8, e processador i7. Placa de video dedicada e 500 Gb ou um Tera de memória de armazenamento.

Meu computador Tradicional, com gabinete a mostra, neon, etc..., é Pentium 4. 2.800 Mhz - 2 Megas de Ram - Dois discos; um de 150, outro de 80, mais um externo de Backup de 640 Gb. Etc...

Som Creative 6.1

Minha Linha de Maior uso, é pro lado do CorelDraw X3, Sibelius 6, Soud Forge Pro 10, Adobe Acrobat 9 Pro Extended, YouTube, Facebook, Twitter, Umas 5 páginas abertas no Google Crhome, e um Som Rodando, ""TUDO JUNTO""

Este é meu uso cotidiano normal, com meu Computador Antigo, mas valente, visto que foi mandado montar, com prioridade gráfica, e tudo que possível, off-board. No Inverno funciona que é uma maravilha, no verão fica "Meio Esquentadinho, negando fogo nos vídeos.

Em desempenho, vou sentir piora ou melhora, migrando para um Ultrabook ?

E quanto a "pancada" de programas que funcionam perfeitamente no Windows XP Pro, como é que eu faço depois que migrar para Windows 8, lembrando que vou atualizar possivelmente para Windows 8 PRO. como ficam meus programas queridos de anos ??? :eek:

Vou perder todos os programas que funcionam no Windows XP Pro ? :eek:

Eles não funcionarão mais na nova plataforma do Windows 8 ? :eek:

E quanto as Toneladas de arquivos salvos no Windows XP Pro, Backp's, etc..., como ficam todos estes, Ofices, etc, na nova plataforma ? Nada vai abrir ? Vou ter que atualizar um por um ?

E agora, como fica, para alguém como eu, que vai migrar do Windows XP Pro, para o Windows 8 Pro ?:mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falo por experiencia própria.

Migrei do XP prof para o Windows 8 sem escalas.

Minha sugestão: deixe em dual boot (fiz assim).

Vão existir alguns aplicativos e programas que não rodarão em W8 ( 0u por serem 32 bits ou por serem incompatíveis mesmo, por não haver interesse do fabricante em fazer a recompilação ). Se os seu dados estiverem em outra partição não precisa fazer nada, o Office é reconhecido sem problemas. Só tome cuidado ao mudar o endereço das partições para o conceito de "bibliotecas", me dei mal e ainda bem que eu tinha o backup das pastas. Como sempre é recomendado, antes de mais nada faça uma faxina e depois o backup geral. Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falo por experiencia própria.

Migrei do XP prof para o Windows 8 sem escalas.

Minha sugestão: deixe em dual boot (fiz assim).

Vão existir alguns aplicativos e programas que não rodarão em W8 ( 0u por serem 32 bits ou por serem incompatíveis mesmo, por não haver interesse do fabricante em fazer a recompilação ). Se os seu dados estiverem em outra partição não precisa fazer nada, o Office é reconhecido sem problemas. Só tome cuidado ao mudar o endereço das partições para o conceito de "bibliotecas", me dei mal e ainda bem que eu tinha o backup das pastas. Como sempre é recomendado, antes de mais nada faça uma faxina e depois o backup geral. Boa sorte !

Então, já tenho dual boot, um em cada disco rígido, sendo que um está atualizado, e o outro bem desatualizado, slave, será que minha máquina "aguenta bem" o Windows 8 Pro ?

Estou pensando em tentar instalar o Windows 8 neste disco slave, desatualizado, e manter por um tempo o dual boot, um Windows XP PRO, outro boot com Windows 8 PRO.

Que Acha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua configuração com P4 não vai rodar bem W8 não, o Ultrabook também acho exagero, mas se o seu orçamento comportar essa compra, vai ver o W8 bootando em 7s nesses Ultrabooks, eles tem HD SSD, mesmo nele acho melhor deixar em dual boot, mas antes é bom ver a documentação e os posts sobre o assunto, pois existem muitas pessoas que tiveram problemas na reinstalação desses W8 que vem nesse tipo de equipamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua configuração com P4 não vai rodar bem W8 não, o Ultrabook também acho exagero, mas se o seu orçamento comportar essa compra, vai ver o W8 bootando em 7s nesses Ultrabooks, eles tem HD SSD, mesmo nele acho melhor deixar em dual boot, mas antes é bom ver a documentação e os posts sobre o assunto, pois existem muitas pessoas que tiveram problemas na reinstalação desses W8 que vem nesse tipo de equipamento

Correção: Não existe HD SSD. Ou é HD ou é SSD. São duas coisas diferentes.^_^

Eu não recomendaria fazer isso. Se quiser um pouco mais de compatibilidade, instale o Windows 7. Se você for instalar o XP no SSD, muitos usuários relatam problema, fora que você tem que ativar o TRIM no XP, já que desativado ele diminui muito a vida útil dele. (esse recurso não é nativo no XP)

E outra coisa: o desempenho vai ser pior no XP, já que ele não tem um monte de tecnologias referentes a multiprocessamento, o que a microsoft fez foi ir "tampando buraco" para não ter problema. Recomendo que você instale pelo menos o Windows 7 que seus programas (pelo menos os citados na lista) irão rodar.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, opinião é opinião. E o "HD" é modo de falar um SSD é de fato uma memória flash muito mais rápida que o HD convencional.

O colega tem o problema de usar muitos programas compatíveis com XP que não rodarão nem em Vista, nem em W7 , muito menos em W8( os meus não rodaram ) .

Para dizer a verdade, para instalar o XP vai ser melhor usar um HD IDE, pois mesmo a instalação em HD SATA vai ser problemática em AHCI ( se instalar um HD SATA no modo IDE perde um pouco da performance).

Então a melhor opção vai ser mesmo o dual-boot.

Agora, que vantagem será usar o Seven ? É muito melhor usar o tempo de aprendizagem no Windows 8 direto, e a próxima atualização pelo que eu saiba vai tornar a interface muito próximo do Seven .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Um ultrabook é a melhor coisa que você faz. A placa de video integrada da Intel não deixa a desejar, especialmente se for da quarta geração de CPU's. Portabilidade, autonomia e performance, além de serem na maioria máquinas bonitas. Aqui na minha máquina com uma HD 4000 consigo rodar Skyrim (gráficos médios pra baixo), Left for dead II gráficos altos, World of Warcraft roda brincando etc. Edito imagens no GIMP sem problemas também.

A integração que os ultrabooks tem com SSD é excelente, principalmente pra você que irá trabalhar com os mesmos programas, vai ser notável a velocidade para abri-los: quase instantânea.

Em relação ao Windows 8, vai sem medo, se rolar algum problema de compatibilidade você só precisará coloca-lo pra rodar em modo de compatibilidade com o Windows XP ou qualquer outro que funciona.

Aqui na empresa fizemos upgrade em algumas máquinas para o Windows 8, além da melhora de desempenho do sistema (menos travamentos, sistema mais fluido etc) e a satisfação dos usuários com o novo visual, não tivemos casos de incompatibilidade com os programas que usamos.

Pense em um upgrade do office também, apesar de funcionar no novo Windows, será melhor pra você pois está mais prático, leve e bonito, além de ser mais compatível com o mundo de hoje em dia (salvar em pdf, visualização de extensões .xlsx, .docx etc).

A minha máquina é um i5 3337u, com 4GBs de memória ram, SSD de 32GB e 500 GB de HD. Ela não engasga pra nada (quando eu deixo o antivirus habilitado ela chega a sentir um pouco) e mantenho um fluxo de trabalho grande, com programas abertos em segundo plano, office, VNC, virtualização, firefox com várias abas.. Comprarei um módulo de 4GB pra ficar com 8, pois apenas 4 me limita bastante e é o que recomendo a você também, pois acredito que um modelo com 8GB de fábrica saia mais caro.

Compre também uma base ventilada, para manter a máquina trabalhando com refrigeração, já que na grande maioria dos ultrabooks a bateria não é removível. Se você mante-la em altas temperaturas poderá reduzir a vida útil dele.

Bom, acho que é isso, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Dell Inspiron SE-4670, será que é uma boa ? Vi hoje, gostei, mesmo sendo Notebook, e não Ultrabook. Contra; a pouca duração de bateria, peso, espessura, mas pareceu-me uma boa máquina, bonita e tentadora...

Visual muito simples, o Ultrabook Dell i14Z-5690 14" seria uma opção, ambos i7 e Windows 8, etc...

Conversei pessoalmente com um técnico de informática hoje, fiz um orçamento de um CPU Poderoso, i7, mas o preço ficou mais salgado que bacalhau...

Difícil mandar fazer um Desktop com configuração similar a dos Ultrabooks para Trabalhos Gráficos Pesados e ficar viável financeiramente. Parece que o Futuro é dos Ultra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Correção: Não existe HD SSD. Ou é HD ou é SSD. São duas coisas diferentes.^_^

Correção da correção.

Existem sim e são chamados de Híbridos SSHD.

http://www.seagate.com/br/pt/internal-hard-drives/laptop-hard-drives/laptop-solid-state-hybrid-drive/

Obs.: desculpem pelo off-topic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Um ultrabook é a melhor coisa que você faz. A placa de video integrada da Intel não deixa a desejar, especialmente se for da quarta geração de CPU's. Portabilidade, autonomia e performance, além de serem na maioria máquinas bonitas. Aqui na minha máquina com uma HD 4000 consigo rodar Skyrim (gráficos médios pra baixo), Left for dead II gráficos altos, World of Warcraft roda brincando etc. Edito imagens no GIMP sem problemas também.

A integração que os ultrabooks tem com SSD é excelente, principalmente pra você que irá trabalhar com os mesmos programas, vai ser notável a velocidade para abri-los: quase instantânea.

Em relação ao Windows 8, vai sem medo, se rolar algum problema de compatibilidade você só precisará coloca-lo pra rodar em modo de compatibilidade com o Windows XP ou qualquer outro que funciona.

Aqui na empresa fizemos upgrade em algumas máquinas para o Windows 8, além da melhora de desempenho do sistema (menos travamentos, sistema mais fluido etc) e a satisfação dos usuários com o novo visual, não tivemos casos de incompatibilidade com os programas que usamos.

Pense em um upgrade do office também, apesar de funcionar no novo Windows, será melhor pra você pois está mais prático, leve e bonito, além de ser mais compatível com o mundo de hoje em dia (salvar em pdf, visualização de extensões .xlsx, .docx etc).

A minha máquina é um i5 3337u, com 4GBs de memória ram, SSD de 32GB e 500 GB de HD. Ela não engasga pra nada (quando eu deixo o antivirus habilitado ela chega a sentir um pouco) e mantenho um fluxo de trabalho grande, com programas abertos em segundo plano, office, VNC, virtualização, firefox com várias abas.. Comprarei um módulo de 4GB pra ficar com 8, pois apenas 4 me limita bastante e é o que recomendo a você também, pois acredito que um modelo com 8GB de fábrica saia mais caro.

Compre também uma base ventilada, para manter a máquina trabalhando com refrigeração, já que na grande maioria dos ultrabooks a bateria não é removível. Se você mante-la em altas temperaturas poderá reduzir a vida útil dele.

Bom, acho que é isso, abraço!

Ótimas dicas, estou propenso a uma das máquinas do post anterior.

Correção da correção.

Existem sim e são chamados de Híbridos SSHD.

http://www.seagate.com/br/pt/internal-hard-drives/laptop-hard-drives/laptop-solid-state-hybrid-drive/

Obs.: desculpem pelo off-topic.

Bom Saber que atualmente, existe uma opção muito prática de upgrade SSHD

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=pxfsFk2FLQs&feature=youtu.be]Seagate: How to upgrade a laptop drive from HDD to SSHD HD -BR - YouTube[/ame]

Sua configuração com P4 não vai rodar bem W8 não, o Ultrabook também acho exagero, mas se o seu orçamento comportar essa compra, vai ver o W8 bootando em 7s nesses Ultrabooks, eles tem HD SSD, mesmo nele acho melhor deixar em dual boot, mas antes é bom ver a documentação e os posts sobre o assunto, pois existem muitas pessoas que tiveram problemas na reinstalação desses W8 que vem nesse tipo de equipamento

Imaginava se funcionaria o Windows 8 no meu outro Hd slave, para testes, pelo visto não ... (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é seguinte também fiz esse "up" do xp pro 8. Resolvi o problema dos programas da seguinte maneira: antes de começar a instalar o programa clique com o direito em cima do mesmo; vá em propriedades, na aba vai encontrar compatibilidade; lá vai ter modo de compatibilidade, ative a opção: executar este programa em modo de compatibilidade. Já era funciona legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é seguinte também fiz esse "up" do xp pro 8. Resolvi o problema dos programas da seguinte maneira: antes de começar a instalar o programa clique com o direito em cima do mesmo; vá em propriedades, na aba vai encontrar compatibilidade; lá vai ter modo de compatibilidade, ative a opção: executar este programa em modo de compatibilidade. Já era funciona legal.

Legal Minduka ! Deixa ver se entendi;

Dentro do novo ambiente do Windows 8, com o programa que será instalado, na área de trabalho, clico sobre ele com o botão direito do mouse, vou em propriedades e seleciono compatibilidade.

Posteriormente; ao abrir o programa no Windows 8, funcionará normalmente, sem precisar selecionar o modo de compatibilidade, todas as vezes que for utilizá-lo ?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Legal Minduka ! Deixa ver se entendi;

Dentro do novo ambiente do Windows 8, com o programa que será instalado, na área de trabalho, clico sobre ele com o botão direito do mouse, vou em propriedades e seleciono compatibilidade.

Posteriormente; ao abrir o programa no Windows 8, funcionará normalmente, sem precisar selecionar o modo de compatibilidade, todas as vezes que for utilizá-lo ?!

Você tem que realizar este procedimento antes de instalar o programa. Vou colocar um exemplo abaixo com o arquivo de instalação do programa CCleaner. Veja:

image.png

Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo de instalação do programa desejado, escolha Propriedades, selecione a aba Compatibilidade, marque a caixa Executar este programa em modo de compatibilidade, selecione com qual Sistema Operacional você quer o programa seja executado em modo de compatibilidade, clique em Aplicar e em OK. Após realizar estas etapas, você já poderá instalar normalmente o programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Tendou_Souji, salvei sua imagem !

E para o Notebook ou Ultrabook novo, que já vem com Windows 8, e se quer instalar o Windows 8 Pro, o que é melhor ? Instalar só um upgrade para Windows 8 Pro, ou formatar completamente a máquina, e instalar do zero, um Windows 8 Pro Full ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina já virá com o Windows 8. E se for ultrabook, no caso de reinstalação do sistema, você precisará usar o recovery, pois até onde se tem notícias, é quase impossível fazer o ultrabook bootar pelo pendrive ou USB.

O Windows 8 possui nativamente a opção de apagar todas as configurações e recomeçar do zero, eu ainda nunca experimentei, mas ao que vi, é por onde efetuamos a "formatação".

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina já virá com o Windows 8. E se for ultrabook, no caso de reinstalação do sistema, você precisará usar o recovery, pois até onde se tem notícias, é quase impossível fazer o ultrabook bootar pelo pendrive ou USB.

O Windows 8 possui nativamente a opção de apagar todas as configurações e recomeçar do zero, eu ainda nunca experimentei, mas ao que vi, é por onde efetuamos a "formatação".

abraço!

Interessante esta opção de "formatação do Windows 8"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Dell Inspiron SE-4670, será que é uma boa ? Vi hoje, gostei, mesmo sendo Notebook, e não Ultrabook. Contra; a pouca duração de bateria, peso, espessura, mas pareceu-me uma boa máquina, bonita e tentadora...

Visual muito simples, o Ultrabook Dell i14Z-5690 14" seria uma opção, ambos i7 e Windows 8, etc...

Conversei pessoalmente com um técnico de informática hoje, fiz um orçamento de um CPU Poderoso, i7, mas o preço ficou mais salgado que bacalhau...

Difícil mandar fazer um Desktop com configuração similar a dos Ultrabooks para Trabalhos Gráficos Pesados e ficar viável financeiramente. Parece que o Futuro é dos Ultra...

Alguém poderia comentar sobre estas opções, dada minha necessidade profissional ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é uma questão de gosto pois as duas configurações rodarão muito bem suas aplicações profissionais. A questão de maior relevancia a meu ver será o conforto da tela e o teclado ( sugiro trabalhar com mouse e teclado convencional USB ), pois a digitação de textos longos e a manipulação de imagens se torna extremamente cansativa no teclado reduzido ( são bem juntinhas ) e o mouse é impreciso. Não se esqueça de um bom par de caixas de som externas que ninguém é de ferro. Nesses critérios o equipamento que tiver a melhor tela será o mais adequado ( embora nada impeça que se use um monitor externo também )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Vocês concordam comigo; que atualmente está muito difícil bater os preços de um notebook, ou ultrabook, nos computadores fixos, de mesma configuração, que se mande montar ?

Qualquer orçamento que se faça na pretensão de montar um computador fixo, com a mesma configuração dos portáreis atuais, feitos em série, em especial, os voltados para parte gráfica, CorelDraw, Photoshop, AutoCad, só o gabinete montado de um computador fixo, sem monitor, teclado e alto-falantes, já fica mais caro que os portáteis completos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...