Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
mbissaro

HD externo faz tec-tec apenas no roteador

Recommended Posts

Ola pessoal,

Tenho um roteador TP-Link modelo WR1043nd que permite a conexão de um HD externo na porta USB, pra funcionar como storage. E tenho um HD externo que era HD de um netbook que deu problema (o netbook, nao o HD), e eu coloquei ele num case pra transforma-lo em HD externo.

Acontece que quando plugo ele no roteador, ele fica fazendo 'tec-tec-tec' igual quando um HD velho fica batendo cabeça. Mas mesmo assim, tudo funciona. Eu tenho acesso aos arquivos por FTP do roteador, pelo IP que o roteador deu pra ele, e tudo mais.

E ao conectar o HD numa porta USB do meu desktop, nao faz tec-tec nenhum. É um silêncio só. E os arquivos estão todos lá, naturalmente.

Rodei o HD Tune e não tem nenhum problema... O que pode ser?

O HD é um Fujitsu de 120gb

Obrigado desde ja.

Edit: Esqueci de mencionar que estou com o firmware padrão do roteador, atualizado para versão mais recente que o fabricante fornece. Tenho planos de instalar DD-WRT mas ainda não o fiz. O HD externo esta lotado, com 2% livre apenas. Não sei se isso poderia influenciar.

Edit2: Fiz um vídeo mostrando isso melhor:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=XJdIyvixGPI]Hd batendo cabeça - YouTube[/ame]

Editado por mbissaro
Adicionando video

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho, pesquisei e não encontrei nenhum caso parecido.

Existe alguma opção de controle de energia do HD nas páginas de configuração do roteado? Se houver, não deixe que o roteador gerencie estados de hibernação e desligamento do disco. Testou com outro cabo?

Você poderia atualizar para o DD-WRT e ver se o problema persiste.

abraço

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Oi NeuNeu

Obrigado pela resposta....

Então, eu procurei pro isso também de controle de energia, e não achei nada... Meu case do HD é desse tipo aqui:

$(KGrHqVHJCEFHBBPr!EEBR4ODnJlyQ~~60_35.JPG?set_id=880000500F

Ele tem duas pontas USB.. nunca entendi porque isso... é pra puxar mais energia, caso necessário? Com qualquer umas das pontas que eu conectar no Desktop, ou no roteador, funciona tudo... mas apenas no roteador faz tec-tec (usando qualquer uma das pontas USB)

Meu próximo passo seria trocar pro DD-WRT mesmo (suspeito que o firmware atual esteja fazendo pooling regulares ao HD, e cada poolling faz um 'tec'). Eu nao tenho outro HD externo pra testar no roteador, mas quando plugo um pendrive ele funciona normal, e não faz barulho nenhum (claro, pendrive não tem agulha pra bater :lol:)

Vou tentar colocar DD-WRT no final de semana pra ver se muda alguma coisa... se mais alguém tiver algum palpite, põe na roda que será bem vindo :)

Compartilhar este post

Link para o post

essa segunda conexão é devido ao limite de energia que uma porta USB é capaz de oferecer, conectando-se a uma segunda, em momentos de pico o HD consegue puxar mais energia e dar conta do recado.

abraço!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais