Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manutenção Bebedouro Latina (Dicas)


TiagoKaeshi

Posts recomendados

Opa pessoal, to criando este tópico para demonstrar os diversos defeitos que estes bebedouros, em especial o Aquatronic antigo, apresentam ao longo de sua vida útil a fim de evitar a troca da fonte que, em alguns lugares, chega à 70% do preço do aparelho. Vejam abaixo:

-Não liga, fusível queimado: Verificar a ponte retificadora D2 (pode ser substituida por pontes de fonte de computador), C5 100nF/400V e limitador de corrente NTC 5D-9.

Bebedouro refrigera pouco a água, mesmo no máximo: Testar o módulo peltier, poderá ser realizada a medição através de um multimetro (deverá medir entre 6 à 2Ohms) ou ligando em uma fonte de computador, observando que em um lado irá ficar frio e o outro quente. Realizar a troca do C8 e C7 eletrolíticos 1000uF/25V (16V serve normalmente) e C6 470uF/35V (pode ser substituido por 16V, porém a duração será menor).

Bebedouro fica apenas em StandBy, apenas led vermelho acende: Verificar transistor retificador schottky MBR20100CT, pode ser substituido por vários outros que consigam gerar uma corrente de 5A, que é a máxima que a fonte trabalha. Verificar também capacitores de filtro da linha 12V (C6, C7 e C8) e também verificar se o sensor de temperatura esta acionando.

Inoperante, porém com ponte retificadora e fusível em bom estado: Verificar diodo D3 e zener D4 se estão em curto, veja também se o resistor R3 não está com valor alterado. Verificar possível curto no CI 1M0565R.

Fonte liga, porém com baixa tensão e sem peltier: Verificar U2 se está saturado, é achada facilmente em fontes ATX. Verifique também capacitores da linha 12V (provavelmente o C6 ou C7 estarão estufados porém por garantia troque todos) e, principalmente, o CI 1M0565R!! Este é um dos maiores causadores de defeitos na fonte.

Queimando o transistor da linha 12V: Verificar capacitores em curto ou provável defeito no peltier.

Leds com cor fraca ou não ligam: Caso o próprio led esteja bom, basta substituir os resistores R4 e R5 que acionam os leds.

Fonte não aciona e fica com leve ruido ao desligar peltier: CI 1M0565R e capacitores C7 1000uF/25V e C6 470uF/35V em fuga.

Lembrando que as dicas acima servem para bebedouros Latina que utilizam a PCI DY177!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 anos depois...

@Cleto Barbosa Barbosa

 

estarem "bons" por medir com ohmímetro não basta

mesmo capacímetros podem enganar, se parecer estar com o valor dentro da tolerãncia

precisa conferir a ESR (pesquise, é diversão garantida!)
os mais problemáticos e que 'cansam' mais ápido são os eletrolíticos de filtro para alta frequência do chaveador

adicionado 0 minutos depois

@Isadora Ferraz

pois é
comentei com ele sobre ESR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Estou quebrando cabeça com essa s125am12w

Ela estava com sintoma de desarmar quando ligava a peltier, ficava soltando estalos. Troquei o Mosfet 8n60 que estava aberto , os capacitores de 25v1000uf e o de 400volts.

Todos os diodos estão ok e o 1402 mediu normal no multiteste.

Agora ele apresenta o sintoma de demorar meio segundo pra desarmar, chega a começar a virar a ventoinha e desarma, sem a peltier ela liga normal e da 12v na saída, usei pra ligar um relé em uma fonte de Pc pra testar.

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...