Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
TiagoKaeshi

Manutenção Bebedouro Latina (Dicas)

Recommended Posts

Opa pessoal, to criando este tópico para demonstrar os diversos defeitos que estes bebedouros, em especial o Aquatronic antigo, apresentam ao longo de sua vida útil a fim de evitar a troca da fonte que, em alguns lugares, chega à 70% do preço do aparelho. Vejam abaixo:

-Não liga, fusível queimado: Verificar a ponte retificadora D2 (pode ser substituida por pontes de fonte de computador), C5 100nF/400V e limitador de corrente NTC 5D-9.

Bebedouro refrigera pouco a água, mesmo no máximo: Testar o módulo peltier, poderá ser realizada a medição através de um multimetro (deverá medir entre 6 à 2Ohms) ou ligando em uma fonte de computador, observando que em um lado irá ficar frio e o outro quente. Realizar a troca do C8 e C7 eletrolíticos 1000uF/25V (16V serve normalmente) e C6 470uF/35V (pode ser substituido por 16V, porém a duração será menor).

Bebedouro fica apenas em StandBy, apenas led vermelho acende: Verificar transistor retificador schottky MBR20100CT, pode ser substituido por vários outros que consigam gerar uma corrente de 5A, que é a máxima que a fonte trabalha. Verificar também capacitores de filtro da linha 12V (C6, C7 e C8) e também verificar se o sensor de temperatura esta acionando.

Inoperante, porém com ponte retificadora e fusível em bom estado: Verificar diodo D3 e zener D4 se estão em curto, veja também se o resistor R3 não está com valor alterado. Verificar possível curto no CI 1M0565R.

Fonte liga, porém com baixa tensão e sem peltier: Verificar U2 se está saturado, é achada facilmente em fontes ATX. Verifique também capacitores da linha 12V (provavelmente o C6 ou C7 estarão estufados porém por garantia troque todos) e, principalmente, o CI 1M0565R!! Este é um dos maiores causadores de defeitos na fonte.

Queimando o transistor da linha 12V: Verificar capacitores em curto ou provável defeito no peltier.

Leds com cor fraca ou não ligam: Caso o próprio led esteja bom, basta substituir os resistores R4 e R5 que acionam os leds.

Fonte não aciona e fica com leve ruido ao desligar peltier: CI 1M0565R e capacitores C7 1000uF/25V e C6 470uF/35V em fuga.

Lembrando que as dicas acima servem para bebedouros Latina que utilizam a PCI DY177!

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TiagoKaeshi, Obrigado pela contribuição!

Se tiver novas dicas, post elas em forma de novas mensagens neste mesmo tópico.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu estou precisando do esquema da fonte do puritronic com termostato, DY177, se alguém tiver...agradeço...

 

adicionado 1 minuto depois

@Leonardo Pezzolo você consegui o esquema da DY177, tb estou atrás dele..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×