Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida no Protocolo x-10


circuit

Posts recomendados

ola a todos muito boa noite !

gostaria de tirar algumas duvidas sobre o protocolo de comunicação x-10 antigo mas ainda muito interessante o modo de acoplamento me intrigou pois é usado um capacitor para fazer o acoplamento ai vem a duvida .

1°- um capacitor ligado a rede de 60 hz 127 volts qual seria a tensão correta para o capacitor fazer um bom acoplamento ?

2°- o capacitor de acoplamento só será excitado quando vir a frequência que coincidir com o seu farad ? "em outras palavras ele se comporta de maneira isolada ate que começa ser excitado"

3°-o padrão do protocolo é 120kz então 20 nf de um capacitor de acoplamento esta de acordo com 120kz?

aqui tem um exemplo http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/1072-art155.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Respondendo:

1) A tensão é um parâmetro máximo de isolação que o capacitor vai aguentar.. para operar em 220 Volts AC poderia seu um com isolação de 400 Volts DC ou de 630 Volts. Tem também com isolação de 1.600 VDC. Não faz nenhum mal usares com isolação máxima maior do que o necessário...

2) Não, o capacitor ai no acoplamento, se comporta como se uma resistência variável fosse do ponto de vista da amplitude do sinal acoplado. Tens que evitar, ou dificultar a passagem do sinal de 60 Hz e facilitar a passagem do sinal de 120.000 Hz, certo..

Calcule então a reatância capacitiva, Xc (resistência apresentada por um capacitor C, em Farads, a passagem de corrente alternada de frequência f, segundo essa fórmula dai:

Xc = 1 / 2 x pi x f x C

Isso para pi = 3,1416

para C = 0,00000002 Farads

e f= 60 Hz ou f= 120.000 Hz

O resultado da continha vai lhe abrir o entendimento...

3) O valor do capacitor nada tem a ver com o protocolo e sim com o restante do circuito...

Esse valor de 20 nF vai representar um determinado Xc em 120.000 Hz, tens que ver, pelo restante do circuito se serve ou não... A princípio, genericamente falando, me parece ok.. A Não ser pelo valor de 20 nF não muito comercial. Adote 22 nF, é mais comercial..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok muito bem explicado

eu andei fazendo uns teste e coloquei um capacitor de 22nf 250 volts acoplado na rede e coloquei um bc337 sendo excitado na base por um ci555 " como esta no poste 2 " e fiz a leitura com osciloscópio diretamente na rede com um resistor de 220k para atenuar e não vi nem um efeito na onda talvez meu 555 esteja vibrando fora da frequência então pensei em colocar um gerador de funções pra excitar no lugar do 555 mas tenho receio de fazer besteira

{ o transistor que esta no circuito é um tip122 diferente do meu circuito com um bc337 mais foi ligado da forma do poste 2 }

post-988637-13884966667117_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...