Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte imbp 300 ssfx 80p - fotos para comentÁrios


Menko

Posts recomendados

Seguindo a dica do Faller acabei comprando a fonte IMBP 300 SSFX 80P, é uma mini itx de 300W, com certificação 80 Plus, o que é um sinal de alguma garantia de qualidade. Ela pode ser usada num gabinete normal, tipo ATX, com um adaptador (andei fazendo uns com talhadeira e marreta :lol:). Comprei na Sysconn, R$ 91,70. Pesquisando descobri que o fabricante é uma empresa brasileira de um grupo empresarial de porte respeitável, o que é um fato curioso, por que uma empresa com foco em segmentos diferenciados estaria interessada em fabricar gabinetes (um mais feio do que o outro) e algumas fontes aparentemente promissoras?

Não tenho conhecimento técnico para analisar uma fonte, o máximo que observei que é ela não tem capacitores sólidos e tem uma montagem simples. Se é certificada como 80 Plus deve atender aos principais requisitos de segurança e eficiência. Penso que para uma micro simples, rodando um Pentium ou um i3, ou até os novos i5, que são bem econômicos, 300W é mais do que suficiente e possibilita trabalhar numa faixa de consumo elétrico que otimiza a eficiência, pois aprendi que nada adianta você ter uma fonte de 430W se vai usar normalmente menos do que 100W (consumo geral de uma máquina com Pentium ou I3). Lógico que estou falando de máquinas sem placas gráficas poderosas, no máximo uma GT630. O fato é que o avanço dos gráficos incorporados nos processadores modernos dispensa placas gráficas para operações cotidianas, como navegar e usar o Office. Quem vai jogar ou vai editar vídeos logicamente vai para outro segmento de fontes. O importante é que ela parece ser uma alternativa segura para fontes de baixa potência, pois o que temos no mercado são bombas que custam a bagatela entre R$ 30/50,00 e que podem danificar o computador. Basta ver alguns reviews aqui do fórum.