Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte imbp 300 ssfx 80p - fotos para comentÁrios


Menko

Posts recomendados

Seguindo a dica do Faller acabei comprando a fonte IMBP 300 SSFX 80P, é uma mini itx de 300W, com certificação 80 Plus, o que é um sinal de alguma garantia de qualidade. Ela pode ser usada num gabinete normal, tipo ATX, com um adaptador (andei fazendo uns com talhadeira e marreta :lol:). Comprei na Sysconn, R$ 91,70. Pesquisando descobri que o fabricante é uma empresa brasileira de um grupo empresarial de porte respeitável, o que é um fato curioso, por que uma empresa com foco em segmentos diferenciados estaria interessada em fabricar gabinetes (um mais feio do que o outro) e algumas fontes aparentemente promissoras?

Não tenho conhecimento técnico para analisar uma fonte, o máximo que observei que é ela não tem capacitores sólidos e tem uma montagem simples. Se é certificada como 80 Plus deve atender aos principais requisitos de segurança e eficiência. Penso que para uma micro simples, rodando um Pentium ou um i3, ou até os novos i5, que são bem econômicos, 300W é mais do que suficiente e possibilita trabalhar numa faixa de consumo elétrico que otimiza a eficiência, pois aprendi que nada adianta você ter uma fonte de 430W se vai usar normalmente menos do que 100W (consumo geral de uma máquina com Pentium ou I3). Lógico que estou falando de máquinas sem placas gráficas poderosas, no máximo uma GT630. O fato é que o avanço dos gráficos incorporados nos processadores modernos dispensa placas gráficas para operações cotidianas, como navegar e usar o Office. Quem vai jogar ou vai editar vídeos logicamente vai para outro segmento de fontes. O importante é que ela parece ser uma alternativa segura para fontes de baixa potência, pois o que temos no mercado são bombas que custam a bagatela entre R$ 30/50,00 e que podem danificar o computador. Basta ver alguns reviews aqui do fórum.

Como não entendo nada de fonte e gostaria de uma opinião de quem entende estou postando algumas fotos da IMBP 300 SSFX 80P. Sei que um teste efetivo teria que ser em laboratório, mas pelas fotos talvez se tenha uma ideia se temos pela frente outra bomba ou um produto honesto.

http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/IMBP_IMBP-300-SSFX80P_ECOS%202396.2_300W_Report.pdf

http://www.mbp.com.br/site_imbp/index.php?land=produtos

http://www.sysconn.com.br/fonte-pc-sfx-300w-80-plus-pfc-ativo-ssfx80p-imbp.html

IMBP300_1.jpg

IMBP300_2.jpg

IMBP300_3.jpg

IMBP300_4.jpg

IMBP300_5.jpg

IMBP300_6.jpg

IMBP300_7.jpg

IMBP300_8.jpg

IMBP300_9.jpg

post-910910-13884966671566_thumb.jpg

post-910910-13884966672249_thumb.jpg

post-910910-13884966673094_thumb.jpg

post-910910-13884966673796_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se tiver como dar uma olhada nos testes de fontes do CdH e tirar foto dos componentes que ele analiza nas páginas ficaria muito bom.

Infelizmente pelo ângulo das fotos não dá para ler muita coisa escrita nos componentes.

Se conseguir ver qual é o modelo dos componentes que ele fala nas páginas 4 e 5 desse teste:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-PCTop-FAPT500/2801/4

e

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-PCTop-FAPT500/2801/5

Já daria para ter uma noção de como a fonte é.

Se não conseguir fotos mas conseguir ler o que está escrito nos componentes, é só escrever aqui a referência deles. (os quadrados pretos nos dissipadores e o valor e marca daquele capacitor grande e opcionalmente a marca dos capacitores menores)

Pelas fotos ela parece ter um estágio de filtragem de transientes completo, que usa fios 18AWG nos cabos e deu para ver que o capacitor grande (de entrada) é de 450v mas não deu para ver a capacidade em uF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente, se os distribuidores importadores nacionais entendessem pouco mais que meio milímetro de fontes, chaveavam daquelas fontes fuleiras de pseudo 500 Watts para boas fontes, com PFC ativo, e com boa eficiência como essa Fonte imbp 300 ssfx com certificação de ótima eficiência...

O único ponto fraco nela é a ausência dos espelho de fixação da mesma em gabinete ATX, uma peça, um pedaço de lata que se produzido em série não custa mais de R$ 2,00/. Seu formato nativo é ITX e desse modo não pode ser fixada diretamente em gabinete ATX.. Quanto a potência de 300 Watts sim ela comporta sei lá, mais de 80% dos PC's que por ai andam e por um preço final de R$ 91,70

As fotos não permitem uma análise melhor, mais detalhada da fonte mas dá de perceber, de longe, se tratar de uma boa fonte e com condições de entregar o que promete..

É o tipo de fonte que, resolvido o problema de adaptação da mesma, poderia equipar todo PC de escritório e de games desde que não com PV's muito brabas...

Obrigado por compartilhar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se tiver como dar uma olhada nos testes de fontes do CdH e tirar foto dos componentes que ele analiza nas páginas ficaria muito bom.

Infelizmente pelo ângulo das fotos não dá para ler muita coisa escrita nos componentes.

Se conseguir ver qual é o modelo dos componentes que ele fala nas páginas 4 e 5 desse teste:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-PCTop-FAPT500/2801/4

e

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-PCTop-FAPT500/2801/5

Já daria para ter uma noção de como a fonte é.

Se não conseguir fotos mas conseguir ler o que está escrito nos componentes, é só escrever aqui a referência deles. (os quadrados pretos nos dissipadores e o valor e marca daquele capacitor grande e opcionalmente a marca dos capacitores menores)

Pelas fotos ela parece ter um estágio de filtragem de transientes completo, que usa fios 18AWG nos cabos e deu para ver que o capacitor grande (de entrada) é de 450v mas não deu para ver a capacidade em uF.

Desculpe, mas não sabia o que era mais importante. O problema é que não posso desmontar os componentes, acho que arrebenta tudo. Fiz outras fotos, espero que ajude.

post-910910-13884966675856_thumb.jpg

post-910910-13884966676403_thumb.jpg

post-910910-1388496667699_thumb.jpg

post-910910-13884966677622_thumb.jpg

post-910910-13884966739581_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único ponto fraco nela é a ausência dos espelho de fixação da mesma em gabinete ATX, uma peça, um pedaço de lata que se produzido em série não custa mais de R$ 2,00/. Seu formato nativo é ITX e desse modo não pode ser fixada diretamente em gabinete ATX..

Realmente o fabricante não atentou para a eventual necessidade de se adaptar em gabinetes que usam fonte ATX. Até a Coletek oferece esse adaptador com sua fonte PSN-250M.

http://www.atera.com.br/produto/PSN-250M/Fonte+padr%C3%A3o+SFX+250W+Coletek+PSN-250M+c++adap.+ATX

Lembro que tive um gabinete da Lian Li, Q07, que era mini itx, mas absurdamente vinha com entrada para fonte ATX. Comprei uma fonte SFX da Seasonic e fiz um adaptador usando chapa de alumínio de sucata, depois de lixado e pintado de preto ficou bem legal. Outra vantagem de usar uma fonte SFX é o ganho de espaço em pequenos gabinetes, melhorando a ventilação. Aqui vai uma foto para se ter uma ideia de como é simples.

post-910910-13884966675356_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Menko!

Muito obrigado por transformar uma aposta em belo tópico a respeito da IMBP 300. Sua contribuição para desmitificá-la, desmontando-a para que nossos amigos e feras pudessem visualizá-la legal. Agradeço também pelo fato de mostrar uma boa opção a respeito de boas fontes desta faixa de potência.

Pena que não vem adaptador ITX-ATX incluso, mas como o mestre Faller e o próprio Menko disseram, é de fácil contorno. O que me preocupa é o fato da distribuição e venda desse modelo é muito restrito. Acho que com o aumento da demanda, essa fonte tende a desaparecer.

Gostaria que o fabricante enxergasse o enorme potencial de venda deste projeto e fizesse dois modelos: Uma versão com caixa ATX tipo "Value" e outra tipo "Sport", com sleeve, luzinha e adereços radicais só para alavancar suas vendas...Se as "Reaus" podem, por que as IMBP não?

Mais uma vez, belo tópico Menko!

P.S: Vou ficar na "espreita" neste tópico pra saber mais a respeito...

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

À propósito, belos macros! =)

Obrigado, fotografia é uma paixão, andei tirando minhas lentes do armário para fazer essas fotos. Mas fui tudo rapidinho e com luz natural.

Fuhjyyu no primário e Asia´X no secundário.

Kayke

Fiquei na mesma. Isso é bom, ruim ou nada de excepcional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kayke

Fiquei na mesma. Isso é bom, ruim ou nada de excepcional?

São capacitores ruins, mas isso não impede a fonte de ser boa pelo preço, desde que tenha boa regulação de tensão e baixo nível de ripple/ruído elétrico. Pena que não é uma fonte ATX, porque nem todo mundo tem o dom e a arte de entalhar adaptador como você fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São capacitores ruins, mas isso não impede a fonte de ser boa pelo preço, desde que tenha boa regulação de tensão e baixo nível de ripple/ruído elétrico. Pena que não é uma fonte ATX, porque nem todo mundo tem o dom e a arte de entalhar adaptador como você fez.

Acho que somente um teste completo pode esclarecer estamos diante de um produto, espero que o Clube do Hardware se interesse em testar essa fonte.

Por outro lado, a certificação 80 Plus é uma garantia de que não é um produto bomba, pois para conseguir essa certificação o produto tem que atender requisitos básicos de segurança. Uma pergunta, esses capacitores podem ser substituídos?

A Sysconn agora está vendendo tambem o modelo de 500W por R$ 128,00

http://www.sysconn.com.br/fonte-pc-atx-500w-80-plus-pfc-ativo-imbp500-builder-imbp.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei aqui no Boadica-RJ uma fonte também de 300w que anuncia eficiência de 82%,lhe o link aí http://www.boadica.com.br/produtos/f1417/72659.html será que tem qualidade?

Uma coisa é vendedor ou o fabricante falar que a fonte tem eficiência de X%. Mas fica a dúvida sobre a idoneidade dessa medição...em que condições???

Outra coisa é o produto ter a certificação oficial de eficiência. Confio mais quando o vejo o selo da Plug Load.

Essa fonte mencionada dever ser da Spire, normalmente uma bomba. Mas pode ser que não, ninguem sabe. Mas que não é certificada isso tenho certeza.

http://www.kabum.com.br/produto/11032/fonte-spire-atx-mini-itx-300w-sfx-300w-br5-psu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É uma fonte daquelas direcionada para o mercado europeu/asiático, só opera em 220 Volts e tenho visto por ai, que isso nem fica muito claro não e muita gente boa deve estar caindo como um pato, aqui no nosso Brasil, uma verdadeira colcha de retalhos, do ponto de vista do 110/220 Volts..

Embora, pode ser essa dai uma versão especial, (isso explicaria o BR no nome) com chave seletora de tensão e ai sabe-se lá se tem ou não PFC ativo, ou seja

Tem PFC ativo em sua versão original, e sua descrição, com alguma confiabilidade, pode ser vista ai: http://www.spire-corp.com/power-supplies/jewel-sfx-300w-sp-sfx-300w-pfc/specs/

Não colocaria minhas fichas nessa aposta dai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma fonte daquelas direcionada para o mercado europeu/asiático, só opera em 220 Volts e tenho visto por ai, que isso nem fica muito claro não e muita gente boa deve estar caindo como um pato, aqui no nosso Brasil, uma verdadeira colcha de retalhos, do ponto de vista do 110/220 Volts..

Embora, pode ser essa dai uma versão especial, (isso explicaria o BR no nome) com chave seletora de tensão e ai sabe-se lá se tem ou não PFC ativo, ou seja

Tem PFC ativo em sua versão original, e sua descrição, com alguma confiabilidade, pode ser vista ai: http://www.spire-corp.com/power-supplies/jewel-sfx-300w-sp-sfx-300w-pfc/specs/

Não colocaria minhas fichas nessa aposta dai..

Parece que ela não tem PFC ativo. Veja essas fotos:

http://londritech.com.br/fonte-spire-300w-mini-itx-sfx-300w-br5-psu-5032.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Lembro que tive um gabinete da Lian Li, Q07, que era mini itx, mas absurdamente vinha com entrada para fonte ATX. Comprei uma fonte SFX da Seasonic e fiz um adaptador usando chapa de alumínio de sucata, depois de lixado e pintado de preto ficou bem legal. Outra vantagem de usar uma fonte SFX é o ganho de espaço em pequenos gabinetes, melhorando a ventilação. Aqui vai uma foto para se ter uma ideia de como é simples.

Esse Lian Li Q07 é o meu sonho de consumo. Tem tudo que eu quero, mas não se acha por aqui. O fato de caber fonte ATX é um diferencial a mais, mas gostei da ideia do adaptador...

Quanto a essa fonte IMDB, entrou na minha lista de possíveis compras para um PC SFX que estou montando, pois a fonte original da Coletek parece uma turbina de tão barulhenta!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente as fontes da Coletek deixam muito a desejar. E essa fonte da IMDB é um coringa, serve em vários gabinetes e economiza espaço. Montei uma máquina semana passada com ela usando esse gabinete.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/18991/?parceiro=criteo

Esse é o meu gabinete atual, pois achei o mesmo bem "espaçoso", apesar de leve e compacto. Aquele ISK 300 que comprei na tua mão ficou meio de lado quando vi o coletek em uma loja e o peguei. Pra mim esse CSEL 261 é um belo custo/benefício.

A fonte que estou procurando é pra ele mesmo, portanto deve ser uma SFX, que não seja tão barulhenta como a da coletek...

Essa IMDB passou a ser uma opção temporária, já que não estou certo ainda se vou ficar na plataforma SFX ou se vou para uma PicoPSU 160XT...

Abraços!!!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o meu gabinete atual, pois achei o mesmo bem "espaçoso", apesar de leve e compacto. Aquele ISK 300 que comprei na tua mão ficou meio de lado quando vi o coletek em uma loja e o peguei. Pra mim esse CSEL 261 é um belo custo/benefício.

A fonte que estou procurando é pra ele mesmo, portanto deve ser uma SFX, que não seja tão barulhenta como a da coletek...

Essa IMDB passou a ser uma opção temporária, já que não estou certo ainda se vou ficar na plataforma SFX ou se vou para uma PicoPSU 160XT...

Abraços!!!

Abraços!!!

Tambem ando pensando em usar essa opção da PicoPSU no Lian Li Q16. Se tiver novidades poste prá gente, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem ando pensando em usar essa opção da PicoPSU no Lian Li Q16. Se tiver novidades poste prá gente, abraço.

Menko, no Bfasil tem essa loja:

http://swhsolutions.com.br/mini-itx/fonte

Entrei em contato com os caras por email e por telefone. PEdi que me passassem CNPJ e conferi a situação jurídica que está Ok. Eles foram atenciosos, e disseram que trabalham mais no mercado corporativo.

No entanto, eu não comprei ainda por que estou ainda indeciso entre o formato ATX, o SFX, o TFX e o PicoPSU...

To usando a fonte do Antec ISK 300 no gabinete Coletek e o PC não tem ruído nenhum, pois a fan da noctua é um espetáculo.

MEsmo assim, ainda não estou certo se as PicoPSUs aguentam as variações da rede, se são seguras e confiáveis para colocar meu belo i3 4330 (por chegar). Percebi que as PicoPSU sequer tem o terceiro fio de aterramento (as tomadas são de dois pinos) e que não existem testes afirmando que elas filtram as vaiações da rede...

Quase comprava na SWHSolutions, mas a fala de confiança no formato me levou a esperar um pouco mais, pois o hardware que utilizarei será caro (pelo menos pra mim, he he he ...) ...

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menko, no Bfasil tem essa loja:

http://swhsolutions.com.br/mini-itx/fonte

Entrei em contato com os caras por email e por telefone. PEdi que me passassem CNPJ e conferi a situação jurídica que está Ok. Eles foram atenciosos, e disseram que trabalham mais no mercado corporativo.

No entanto, eu não comprei ainda por que estou ainda indeciso entre o formato ATX, o SFX, o TFX e o PicoPSU...

To usando a fonte do Antec ISK 300 no gabinete Coletek e o PC não tem ruído nenhum, pois a fan da noctua é um espetáculo.

MEsmo assim, ainda não estou certo se as PicoPSUs aguentam as variações da rede, se são seguras e confiáveis para colocar meu belo i3 4330 (por chegar). Percebi que as PicoPSU sequer tem o terceiro fio de aterramento (as tomadas são de dois pinos) e que não existem testes afirmando que elas filtram as vaiações da rede...

Quase comprava na SWHSolutions, mas a fala de confiança no formato me levou a esperar um pouco mais, pois o hardware que utilizarei será caro (pelo menos pra mim, he he he ...) ...

Abraços!!!

Parabens pelo 4330, eu tenho um e falo que ele é campeão, o bicho arrebenta.

Andei lendo bastante sobre a Pico e não vi risco sobre os componente, pois a fonte externa é quem vai absorver eventuais problemas de energia. Uma hora eu embarco numa, com uma boa fonte externa. Veja essa outra loja. Se comprar abra um tópico sobre ela, acho que tem muita gente com vontade de discutir. Abraço.

https://netcomputadores.com.br/p/picopsu160xt-fonte-picopsu-dc-12v/7064

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo 4330, eu tenho um e falo que ele é campeão, o bicho arrebenta.

Andei lendo bastante sobre a Pico e não vi risco sobre os componente, pois a fonte externa é quem vai absorver eventuais problemas de energia. Uma hora eu embarco numa, com uma boa fonte externa. Veja essa outra loja. Se comprar abra um tópico sobre ela, acho que tem muita gente com vontade de discutir. Abraço.

https://netcomputadores.com.br/p/picopsu160xt-fonte-picopsu-dc-12v/7064

Menko, essa netcomputadores, será que é confiável? Nunca tinha ouvido falar antes...

Sobre o tópico da psicoPSU, eu tenho interesse, mas não sei se sou a pessoa certa para abri-lo pois fonte não é exatamente o meu forte. No entanto, tenho bastante interesse em discutir o assunto.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menko, essa netcomputadores, será que é confiável? Nunca tinha ouvido falar antes...

Sobre o tópico da psicoPSU, eu tenho interesse, mas não sei se sou a pessoa certa para abri-lo pois fonte não é exatamente o meu forte. No entanto, tenho bastante interesse em discutir o assunto.

Abraços!!!

A loja é confiável, inclusive tem referências dela aqui no forum.

E abra o tópico que os "papas" da matéria aparecem. Acho que tem mais pessoas querendo discutir essas fontes. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A loja é confiável, inclusive tem referências dela aqui no forum.

E abra o tópico que os "papas" da matéria aparecem. Acho que tem mais pessoas querendo discutir essas fontes. Abraço.

Ok, comecei a fazer algumas pesquisas e fazer algumas leituras. Daqui pra o dia 20 devo entrar de férias, aí sim abrirei o tópico.

By the way...

Estou com uma PicoPSU aqui que veio sem o conector P4, daí tenho um conector que não sei ainda como soldar, pois ele tem 3 pinos e a PicoPSU tem só dois fios. O prolema é: saber em qual conector devo soldar qual fio ... Também ainda não encontrei nenhuma fonte externa (AC-DC) decente para conectar a PicoPSU que tenho. Quando abrir o tópico devo colocar umas fotos dela ...

Enfim, daqui a uns 10 dias devo estar abrindo o tópico...

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...