Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
IgorMonteiro95

Estouro ao ligar o PC

Recommended Posts

Boa tarde.

Há poucos minutos, ao apertar o botão do power do gabinete, surgiu um estouro do qual eu tenho 99,9% de certeza ter partido do computador.

Como a inicialização progredia normalmente, resolvi esperar. Quando chegou na tela de inicialização do Windows, com usuário e senha, o sistema bugou, ficava carregando eternamente e não saía dali. Reiniciei.

Até agora, tudo normal. Nenhum problema, nenhuma reinicialização, nenhum travamento. Porém, um certo receio me bateu.

No dia de ontem, estava com o computador ligado quando faltou energia elétrica. Desliguei os conectores da tomada e só voltei a ligar hoje, quando aconteceu esse suposto estouro. Abri o gabinete, dei uma olhada nos capacitores da placa mãe e está tudo ok.

Como o sistema está funcionando normalmente, não faço ideia do que possa ter acontecido. Não abri a fonte pois acho que se tivesse estourado algo nela o PC nem ligaria, por isso resolvi recorrer aqui, onde sei que tem grandes conhecedores da área de energia.

Aguardo opiniões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a fonte tem varistor, ele é um forte candidato de ter danificado.. Ao danificar ele para de proteger, mas seu PC segue operando numa boa.. Na próxima ele, o varistor, não estará mais presente..

Falta de energia é um grande ofensor dos equipamentos elétricos, justo pela geração de surtos de tensão nesse desligamento da energia.. Se não tens ai nenhum protetor decente (filtro de linha) esses surtos de tensão podem "furar" a isolação de alguns componentes e, depois, quando novamente alimentados, mesmo que seja com a tensão normal, se aproveitam dessa quebra da isolação para explodir componentes por exemplo..

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, vou ter que abrir a fonte pra conferir mesmo, então.

E, Faller, se o varistor foi danificado mesmo, tem conserto?

Se sim, você saberia me dizer na base de quanto custaria mais ou menos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faller, só pra finalizar.

Você poderia me recomendar algumas eletrônicas de confiança na cidade de Porto Alegre?

Tenho um certo medo de levar a minha fonte para o conserto e lá acabarem substituindo alguns componentes por outros de baixa qualidade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem alguns componentes, além dos varistores, que tem na entrada de uma fonte, que se queimados perdem a função deles, mas não perdem a capacidade de mandar energia ao PC.

Capacitores da fonte, se explodirem, se danificados, com a função de filtragem, perdem essa função mas continuam alimentando seu PC..

Não, infelizmente não conheço nenhum bom técnico no Portinho para quebrar seu galho ai..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, Faller.

Vou dar uma olhada e ver se consigo diagnosticar o problema, mas o jeito vai ser levar em uma eletrônica especializada mesmo.

Caso resolvido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×