Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estouro ao ligar o PC


IgorMonteiro95

Posts recomendados

Boa tarde.

Há poucos minutos, ao apertar o botão do power do gabinete, surgiu um estouro do qual eu tenho 99,9% de certeza ter partido do computador.

Como a inicialização progredia normalmente, resolvi esperar. Quando chegou na tela de inicialização do Windows, com usuário e senha, o sistema bugou, ficava carregando eternamente e não saía dali. Reiniciei.

Até agora, tudo normal. Nenhum problema, nenhuma reinicialização, nenhum travamento. Porém, um certo receio me bateu.

No dia de ontem, estava com o computador ligado quando faltou energia elétrica. Desliguei os conectores da tomada e só voltei a ligar hoje, quando aconteceu esse suposto estouro. Abri o gabinete, dei uma olhada nos capacitores da placa mãe e está tudo ok.

Como o sistema está funcionando normalmente, não faço ideia do que possa ter acontecido. Não abri a fonte pois acho que se tivesse estourado algo nela o PC nem ligaria, por isso resolvi recorrer aqui, onde sei que tem grandes conhecedores da área de energia.

Aguardo opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se a fonte tem varistor, ele é um forte candidato de ter danificado.. Ao danificar ele para de proteger, mas seu PC segue operando numa boa.. Na próxima ele, o varistor, não estará mais presente..

Falta de energia é um grande ofensor dos equipamentos elétricos, justo pela geração de surtos de tensão nesse desligamento da energia.. Se não tens ai nenhum protetor decente (filtro de linha) esses surtos de tensão podem "furar" a isolação de alguns componentes e, depois, quando novamente alimentados, mesmo que seja com a tensão normal, se aproveitam dessa quebra da isolação para explodir componentes por exemplo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem alguns componentes, além dos varistores, que tem na entrada de uma fonte, que se queimados perdem a função deles, mas não perdem a capacidade de mandar energia ao PC.

Capacitores da fonte, se explodirem, se danificados, com a função de filtragem, perdem essa função mas continuam alimentando seu PC..

Não, infelizmente não conheço nenhum bom técnico no Portinho para quebrar seu galho ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...