Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Cambalinho

[C++ 11] - como alterar o operador '+'?

Recommended Posts

eu tenho 1 funçao para escrita no ecra:

//write
void write()
{
cout <<"";
}

template <typename A, typename ...B>
void write(A argHead, B... argTail)
{
cout << argHead;
write(argTail...);
}

funciona bem, mas queria lhe fazer 1 alteraçao.

imagina que queres juntar 2 strings com o '+'. tenho de juntar '(string)', para funcionar.

então queria alterar o operador '+':

(Console é o nome da class)

friend Console operator + (char *value)
{
string f;
f +=(string) value;
return f;
}

como uso:

Console b;
b.write("hello " + "world");

mas recebo 1 erro:

"C:\Users\Joaquim\Documents\CodeBlocks\My Class\main.cpp|12|error: invalid operands of types 'const char [7]' and 'const char [6]' to binary 'operator+'|"

alguem me pode explicar o que esta mal?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobrecarregar operadores é um dos, entre muitos, poderosíssimos recursos do C++. Mas que deve ser usado com cautela, heim. E bastante cuidado também. Nesse caso acho que vale a regra do: é bonito resolver problemas da maneira mais simples.

No seu caso, acho que é mais pratico uma simples função soma() inline do tipo:

std::string soma(std::string &texto1, std::string &texto2)
{
return texto1 + texto2;
}

E a usaria

b.write([COLOR="Blue"]soma("hello " + "world")[/COLOR]);

Compartilhar este post

Link para o post
eu tenho 1 funçao para escrita no ecra:

//write
void write()
{
cout <<"";
}

{
cout << argHead;
write(argTail...);
}

funciona bem, mas queria lhe fazer 1 alteraçao.

imagina que queres juntar 2 strings com o '+'. tenho de juntar '(string)', para funcionar.

então queria alterar o operador '+':

(Console é o nome da class)

friend Console operator + (char *value)
{
string f;
f +=(string) value;
return f;
}

como uso:

Console b;
b.write("hello " + "world");

mas recebo 1 erro:

"C:\Users\Joaquim\Documents\CodeBlocks\My Class\main.cpp|12|error: invalid operands of types 'const char [7]' and 'const char [6]' to binary 'operator+'|"

alguem me pode explicar o que esta mal?

Você não entendeu a sobrecarga de operador. Você não pode somar 2 'const char[x]', mas pode somar 2 string.

string str1 = "Hello ";
string str2 = "World";

string result = str1 + str2;

isso funciona porque dentro da classe string tem a sobrecarga que permite isso. E também pode somar uma string + const char[x].

string str1 = "Hello ";

string result = str1 + "world";

na linguagem C/C++ você não vai conseguir somar deste jeito. O melhor a fazer é:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

class Console
{
public:
static void Write(string arg0)
{
cout << arg0;
}
};

int main()
{
Console::Write(string("Hello") + " World" + "!");

getchar();
return 0;
}

Compartilhar este post

Link para o post
Você não entendeu a sobrecarga de operador. Você não pode somar 2 'const char[x]', mas pode somar 2 string.

string str1 = "Hello ";
string str2 = "World";

string result = str1 + str2;

isso funciona porque dentro da classe string tem a sobrecarga que permite isso. E também pode somar uma string + const char[x].

string str1 = "Hello ";

string result = str1 + "world";

na linguagem C/C++ você não vai conseguir somar deste jeito. O melhor a fazer é:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

class Console
{
public:
static void Write(string arg0)
{
cout << arg0;
}
};

int main()
{
Console::Write(string("Hello") + " World" + "!");

getchar();
return 0;
}

isso eu entendi, mas posso fazer 1 macro ou algo identico para evitar usar a 'string()' ou '(string)'?

eu entendo que essa é a unica forma de juntar os char *. mas será que posso alterar isso na minha funçao? para poder usar o '+', normalmente?

(desculpem insistir, mas queria saber se existe alguma forma de poder usar o '+' para somar as strings sem usar funçoes ou converçoes(gosto de ser directo))

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, ter tem. Mas mais uma vez, evite sobrecarregar operadores se não necessário.

Se você tem um char* e gostaria de adiciona-la a uma string (imagino que preferencialmente ao final desta), use o método já pronto pra isso que é std::string::append() da biblioteca <cstring>.

A assinatura da função é:

std::string &[COLOR="blue"]std::string::append(const char* texto)[/COLOR];

Se ainda insistir em mudar o operador, faça isso dentro da função operator+(). Mas esse não é o caminho direto. Afinal você está invocando dois métodos pra resolver um problema que normalmente necessitaria um. A qualidade do código já está comprometida.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, ter tem. Mas mais uma vez, evite sobrecarregar operadores se não necessário.

Se você tem um char* e gostaria de adiciona-la a uma string (imagino que preferencialmente ao final desta), use o método já pronto pra isso que é std::string::append() da biblioteca <cstring>.

A assinatura da função é:

std::string &[COLOR="blue"]std::string::append(const char* texto)[/COLOR];

Se ainda insistir em mudar o operador, faça isso dentro da função operator+(). Mas esse não é o caminho direto. Afinal você está invocando dois métodos pra resolver um problema que normalmente necessitaria um. A qualidade do código já está comprometida.

desculpa, mas deixa-me perguntar desta forma:

tenho a minha funçao write:

{
cout << argHead;
write(argTail...);
}

posso alterar a funçao de tal forma que aceite o '+' para juntar as strings literais(diretamente... sem funçoes adicionais)?

(nao me leves a mal em insistir.. se nao der para fazer isso nos proprios argumentos, eu desisto)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que não. Mas por via de duvidas vou dizer apenas que não sei. Esperamos que alguém solucione a duvida aí.

Estamos falando de um operador binário (+) operando sobre tipos distintos (char* e std::string), então acho que é implícito alguma conversão em algum momento. De um deles, ou ambos. Nem que seja algo mais minimalista como um reinterpret_cast<const char *>.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho que não. Mas por via de duvidas vou dizer apenas que não sei. Esperamos que alguém solucione a duvida aí.

Estamos falando de um operador binário (+) operando sobre tipos distintos (char* e std::string), então acho que é implícito alguma conversão em algum momento. De um deles, ou ambos. Nem que seja algo mais minimalista como um reinterpret_cast<const char *>.

eu nao queria fazer assim:

b.write((string)"hello" + " world");

mas nao é mt grave, porque a minha nova linguagem pode detectar a 'soma' de strings e aí eu consigo alterar;)

muito obrigado por tudo amigo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais