Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de 12v com entrada de 19v


GustavoH93

Posts recomendados

E ai pessoal, faz tempo que não venho aqui no forum mas voltei :lol:

É o seguinte, preciso ligar um cooler de cpu que funciona em 12v, tem uma resistência de 26kohm e consome uma corrente de 0,28A.

Eu vou ligar ele em 19v, é lógico que precisa de um circuito para que ele receba apenas 12v e não 19v, eu pensei em resistor mas será que o resistor não vai aquecer muito? Eu preciso de um circuito que consuma pouca corrente e não esquente muito...

Eu também tenho 5v mas acho que aumentar de 5v para 12v usaria um circuito mais complexo e muito grande...

Então eu queria que vocês me respondessem qual o valor do resistor que eu posso colocar em série com o cooler para eu poder ligar ele em 19v? E será que o resistor vai aquecer muito? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloque um resistor de 27 Ohms x 5 Watts em série com o fan, ligado em 19 Volts..

Ele vai dissipar cerca de 2 Watts

O aumento de temperatura vai acontecer sim mas você avalia se fica tolerável..

Tai ele, ó: http://www.soldafria.com.br/resistor-de-27r-5w-p-1446.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder faller, mas o problema não é tanto a temperatura, é que com a temperatura ele usa mais corrente e a fonte que eu uso aqui já é bem carregada, será que existe um outro jeito de usar menos corrente? eu pensei em usar o LM 7812 para estabilizar a tensão em 12v, mas ele deve usar mais corrente do que o resistor não é?

Existe uma forma de reduzir de 19v para 12v sem usar muita corrente? Lembrando que o circuito não pode ser grande se não vai caber aqui...

Mais uma vez obrigado Faller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se usares do efeito da dissipação para reduzir de 19V para 12 Volts, tanto faz o que você vai colocar ai, pode ser um resistor, um CI, transistores, válvulas, uma lata de azeite ou uma galocha..

Todos eles vão dissipar no mínimo do mínimo algo como (19-12) x 0,28A = 7 x 0,28 = 1,96 Watts, pelo uso da dissipação para reduzir a tensão...

De todos os citados, o resistor é o que menos dissipa..

A única maneira de dissipar menos seria fazendo um regulador chaveado, só que dai pode esbarrar no teu problema de espaço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tanto faz o que você vai colocar ai, pode ser um resistor, um CI, transistores, válvulas, uma lata de azeite ou uma galocha..

kkkkkkkkkkkkkk galocha...

Pelo que você falou o resistor é o melhor mesmo, então vou montar com ele, e aproveitando de sua sabedoria como ele é um cooler pensei em colocar um potenciômetro para controlar a velocidade, que potenciômetro posso colocar em série com o resistor para controlar a velocidade? (Ele não precisa parar de girar apenas diminuir um pouco, ele é barulhento) :unsure:

Mais uma vez valeu pela resposta Faller... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Podes colocar um resistor de maior valor ou, se quiseres realmente colocar potenciômetro, esse tem de ser potenciômetro de fio e não de carvão, pois esse último não aguentará..

Algo assim:

http://www.soldafria.com.br/potenciometro-de-fio-4w-50r-10-50-ohms-p-5928.html

Coloque-o em série com o fan

Assim:

Potencimetrodefionocontroledefan.jpg

Se quiseres com potenciômetro comum, tem de se valer de algum auxílio da eletrônica, como por exemplo isso dai ou assemelhado..

Fancontrolerlinear.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Potenciômetro de linha aqui onde eu moro, acho que nem os técnicos que trabalham na loja de eletrônica sabem o que é isso kkkkkkk

Esse circuito com o LM317 cabe aqui, ai coloco o resistor de 27 Ohms x 5 Watts

em série com ele, mas será que esse circuito consome muita corrente? E é necessário um dissipador para o LM317? Ao todo com o resistor e o restante do circuito quanto de corrente ele usa?

Olha eu te enchendo de perguntas de novo Faller kkkkkkkkk mas valeu pelas respostas novamente...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O circuito que usa o LM317 é uma fonte de tensão ajustável. Não necessita colocar nenhum resistor em série. É só o que tá alí, até menos..

E como te disse, vai aquecer o que tem de aquecer.. Nada mais do que isso, nem menos..

Quanto ao dissipador, vai depender da temperatura final que podes tolerar no LM317.. Se toleras um aumento de 20 graus na temperatura, talvez não precise. Agora, se a tolerância é de que ele não suba nem um grau, vais ter de colocar um dissipador do tamanho de uma caixa de leite, e ainda arrefecido por um fan.. Tudo depende portanto de que temperatura final no CI tolerares..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não necessita colocar nenhum resistor em série. É só o que tá alí, até menos..

Não preciso colocar o resistor de 27ohm 5w em série para diminuir de 19v para 12v?

E eu tive uma ideia meio doida aqui os diodos tem uma queda de aproximadamente o,7v e se eu colocasse 7 diodos em série teria uma queda de 7v e ai ficaria com uma tensão de 12v e depois colocaria o circuito para controlar a velocidade, será que daria certo?:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não necessita colocar nenhum resistor em série. É só o que tá alí, até menos..

Não preciso colocar o resistor de 27ohm 5w em série para diminuir de 19v para 12v?

E eu tive uma ideia meio doida aqui os diodos tem uma queda de aproximadamente o,7v e se eu colocasse 7 diodos em série teria uma queda de 7v e ai ficaria com uma tensão de 12v e depois colocaria o circuito para controlar a velocidade, será que daria certo?:huh:

7 diodos em série não dá 7 Volts não... Teriam de ser 10 diodos

Também funciona mas dissipariam, no todo, cerca de 2 Watts, esses diodos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Errei na hora de colocar kkkkkkk

são 10 diodos e não 7 kkkkkkk

Mas o que seria melhor para colocar em série com o circuito do LM317? Os diodos ou o resistor?

É pra chegar 12v nele ai o circuito de velocidade controla a velocidade do cooler...

Amigo, o LM317, para operar como regulador linear, pode receber qualquer tensão, até mesmo 40 Volts na entrada e ele pode ajustar a tensão de saída do mesmo de 1,2 até 37 Volts nessas condições..

Sempre a saída do mesmo poderá ser ajustada de 1,2 até 3 Volts abaixo da entrada dele..

Se fizeres inutilmente, qualquer porcaria para baixar a tensão de entrada, para 12 Volts, a saída do mesmo só poderá ir de 1,2 a 9 Volts (3 abaixo da tensão de entrada)

Veja ai, em sua maior simplicidade, como seria o circuito, amigo..

Redutordetensa3030oparafanapartirde19Volts_zps149ae371.jpg~original

Nada mais do que isso dai, nada mais..

Desse modo esqueça, não necessita colocar nada na entrada, pode por os 19 Volts mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Redutordetensa3030oparafanapartirde19Volts_zps149ae371.jpg~original

Perfeito, é o que preciso, e parece que o Faller já está se estressando com as minhas perguntas... Desculpe...

Mas antes de terminar, em um outro circuito que vou montar também usa um cooler de processador, esses coolers tem 3 fios um preto um vermelho e um amarelo, acredito que o amarelo seja para indicar a velocidade que ele gira, sabendo disso existe um circuito eletrônico que mostre a velocidade dele em 4 displays de 7 segmentos? :huh:

Desculpe por tanta coisa...:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...