Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
CeDahmer

Circuito queimando transistor

Recommended Posts

Boa noite...

Desenvolvi uma placa que usa um microcontrolador. Vou descrever apenas a parte do circuito onde está o problema.

A alimentação é por 12V alternado, mas existe uma conexão com um bateria externa também de 12V. Caso falte a alimentação alternada, automaticamente o circuito passa a operar com a bateria, mas para que o microcontroador saiba disso, e acione um alarme, existe um circuito específico que envia um sinal negativo para um pino do mesmo, assim, contando com a alimentação normal, o pino receberá sinal positivo proveniente de um resitor de pull-up de 10K, caso essa alimentação seja cortada, será enviado o sinal negativo.

O problema é que os transistores destinados a fornecer esse sinal a passar alguns meses acabam queimando, enquanto o restante da placa funciona perfeitamente.

Abaixo está uma imagem do esquema no ISIS.

D_vida_Placa.jpg

Marquei com um círculo os componentes desta parte do circuito. Indo por partes: Ao ficar sem alimentação o diodo D5 permite a passagem de energia da bateria para o circuito, o resistor R2 serve para carregar a bateria quando a alimentação está sendo fornecida. O circuito conta com uma retificação de meia onda D10, D12 e C9 para apenas alimentar o transistor quando a alimentação estiver normal. O D13 e R3 direcionam e imitam a corrente para a base do transistor Q2, que caso recebam essa alimentação positiva, enviam o sinal negativo para o Q1, que será cortado, ou seja não terá condução de sinal para o microcontrolador, pois a base deste último transistor receberá o sinal positivo limitado pelo resistor R4. Caso a base do Q2, não receba sinal positivo, permitirá que o Q1 forneça sinal negativo para o pino do microcontrolador, que disparará um alarme.

Bom o problema está nos transistores Q1 e Q2, que estão queimando com o uso. A montagem final difere apenas que optei por usar transistor BC337, no lugar dos BC457, como está no projeto, pois os primeiros suportam correntes mais altas, e quis padronizar com um tipo só de transistor, pois o circuito complete possui mais 13 BC337.

O texto foi longo, mas se alguém se interessou e leu até aqui, peço que me ajude a solucionar este problema, pois não faço a mínima ideia da origem do problema, já pesquisei mas não encontrei nada que pudesse me dar alguma ideia do que está errado.

Obrigado pela atenção...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, o led D11 não tem resistor limitador de corrente.. Assim até eu queimaria.....

Coloque ai um resistor de 470 Ohms do +12 até o anodo do led..

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado amigo Faller, mas o led D11, não é montado na PCI, ele apenas está aí para que eu possa testar a funcionalidade do sistema, pois ele é do tipo active, pode observar que ali está package=null, ele nem irá para o ARES, por isso nem o marquei. Mas o problema é a queima dos transistores Q10 e Q12. Mas mesmo assim agradeço pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

O coletor do Q1 liga ao pino do microcontrolador, que monitora a falta ou não de alimentação. Lembrado que D11 existe apenas no esquemático.

Neste mesmo pino do microcontrolador, também está conectado um resistor de 10K ao +5V funcionando como pull-up.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho bastante experiencia em manutenção de bancada,mas sou fraco em calculos.

Estou achando o seu esquema confuso tambem.

Aguarde o faller pois ele sabe mais sobre calculos.

Compartilhar este post

Link para o post

Está faltando pedaço nesse seu esquema.

Vá no Proteus e abra seu circuito, depois vá em Files->Export Graphics->Export Bitmap->

Escolha 300DPI e Display. Clica em filename e escolha um local para salvar.

O arquivo será salvo como .bmp. Abra no Paint e salve como .png. Coloque a imagem em algum lugar e poste ela novamente.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais