Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
CeDahmer

Circuito queimando transistor

Recommended Posts

Boa noite...

Desenvolvi uma placa que usa um microcontrolador. Vou descrever apenas a parte do circuito onde está o problema.

A alimentação é por 12V alternado, mas existe uma conexão com um bateria externa também de 12V. Caso falte a alimentação alternada, automaticamente o circuito passa a operar com a bateria, mas para que o microcontroador saiba disso, e acione um alarme, existe um circuito específico que envia um sinal negativo para um pino do mesmo, assim, contando com a alimentação normal, o pino receberá sinal positivo proveniente de um resitor de pull-up de 10K, caso essa alimentação seja cortada, será enviado o sinal negativo.

O problema é que os transistores destinados a fornecer esse sinal a passar alguns meses acabam queimando, enquanto o restante da placa funciona perfeitamente.

Abaixo está uma imagem do esquema no ISIS.

D_vida_Placa.jpg

Marquei com um círculo os componentes desta parte do circuito. Indo por partes: Ao ficar sem alimentação o diodo D5 permite a passagem de energia da bateria para o circuito, o resistor R2 serve para carregar a bateria quando a alimentação está sendo fornecida. O circuito conta com uma retificação de meia onda D10, D12 e C9 para apenas alimentar o transistor quando a alimentação estiver normal. O D13 e R3 direcionam e imitam a corrente para a base do transistor Q2, que caso recebam essa alimentação positiva, enviam o sinal negativo para o Q1, que será cortado, ou seja não terá condução de sinal para o microcontrolador, pois a base deste último transistor receberá o sinal positivo limitado pelo resistor R4. Caso a base do Q2, não receba sinal positivo, permitirá que o Q1 forneça sinal negativo para o pino do microcontrolador, que disparará um alarme.

Bom o problema está nos transistores Q1 e Q2, que estão queimando com o uso. A montagem final difere apenas que optei por usar transistor BC337, no lugar dos BC457, como está no projeto, pois os primeiros suportam correntes mais altas, e quis padronizar com um tipo só de transistor, pois o circuito complete possui mais 13 BC337.

O texto foi longo, mas se alguém se interessou e leu até aqui, peço que me ajude a solucionar este problema, pois não faço a mínima ideia da origem do problema, já pesquisei mas não encontrei nada que pudesse me dar alguma ideia do que está errado.

Obrigado pela atenção...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, o led D11 não tem resistor limitador de corrente.. Assim até eu queimaria.....

Coloque ai um resistor de 470 Ohms do +12 até o anodo do led..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo Faller, mas o led D11, não é montado na PCI, ele apenas está aí para que eu possa testar a funcionalidade do sistema, pois ele é do tipo active, pode observar que ali está package=null, ele nem irá para o ARES, por isso nem o marquei. Mas o problema é a queima dos transistores Q10 e Q12. Mas mesmo assim agradeço pela atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O coletor do Q1 liga ao pino do microcontrolador, que monitora a falta ou não de alimentação. Lembrado que D11 existe apenas no esquemático.

Neste mesmo pino do microcontrolador, também está conectado um resistor de 10K ao +5V funcionando como pull-up.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho bastante experiencia em manutenção de bancada,mas sou fraco em calculos.

Estou achando o seu esquema confuso tambem.

Aguarde o faller pois ele sabe mais sobre calculos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está faltando pedaço nesse seu esquema.

Vá no Proteus e abra seu circuito, depois vá em Files->Export Graphics->Export Bitmap->

Escolha 300DPI e Display. Clica em filename e escolha um local para salvar.

O arquivo será salvo como .bmp. Abra no Paint e salve como .png. Coloque a imagem em algum lugar e poste ela novamente.

Falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×