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Lubrificação de motor AC -


ilkyest

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Pessoal... tenho um ventilador, tipo mini-ventilador (honeywell) do qual eu tirei o motor, com interruptor e outros, e remontei ele ao lado do meu pc, claro, com suportes diferentes

o "modelo" do motor é este

514538653_322.jpg

após a montagem, eu constatei dois erros. O motor esquentava, muuuuito, daí percebi que eu apertei demais essas duas, por assim dizer, braçadeiras que seguram o mancal. Afrouxei um pouco elas e o motor "até agradeceu"

agora, porém, estou notando um barulho meio incomodo, como se tivesse um papel, ou algo, que estivesse pegando ali. tipo um tsc tsc tsc, varia conforme a velocidade, e ao girar o motor manualmente ele dá uma travadinha.

como o mancal (com o rotor) ficou exposto mais de uma hora ao ar (fora do meio magnético) acho que secou alguma camada de óleo que talvez tenha ali....

existe algum inconveniente em passar desencravante nessa área?

entendo eu que não porque fica "flutuando" no campo magnético, mas..... como fiquei na dúvida

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Pessoal... tenho um ventilador, tipo mini-ventilador (honeywell) do qual eu tirei o motor, com interruptor e outros, e remontei ele ao lado do meu pc, claro, com suportes diferentes

o "modelo" do motor é este

514538653_322.jpg

após a montagem, eu constatei dois erros. O motor esquentava, muuuuito, daí percebi que eu apertei demais essas duas, por assim dizer, braçadeiras que seguram o mancal. Afrouxei um pouco elas e o motor "até agradeceu"

agora, porém, estou notando um barulho meio incomodo, como se tivesse um papel, ou algo, que estivesse pegando ali. tipo um tsc tsc tsc, varia conforme a velocidade, e ao girar o motor manualmente ele dá uma travadinha.

como o mancal (com o rotor) ficou exposto mais de uma hora ao ar (fora do meio magnético) acho que secou alguma camada de óleo que talvez tenha ali....

existe algum inconveniente em passar desencravante nessa área?

entendo eu que não porque fica "flutuando" no campo magnético, mas..... como fiquei na dúvida

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Este tipo de motor não possui rolamentos.

Ao invés disto, possui uma bucha em cada eixo, como esta:

bucha-eberle-com-encosto.jpg

Ela é feita de uma liga de metal que facilita o deslizamento entre o contato do eixo com a bucha. Deve-se usar graxa.

Curiosidade:

Este motor é síncrono de indução, também chamado de gaiola de esquilo:

046f04.gif

Leva este nome pois o seu rotor na verdade são várias bobinas de uma só espira em curto-circuito e se parece com uma gaiola de esquilo.

O campo magnético do estator induz correntes neste rotor, e por ele estar em curto-circuito o mesmo cria um campo magnético sempre contrário ao criado pela onda senoidal, fazendo ele sempre girar.

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O princípio de seu funcionamento baseia-se na corrente parasita ou Corrente de Foucault.

Este fenômeno pode ser estudado e observado no simples experimento no vídeo abaixo:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=Yu1uRvErM80]Eddy Current Demo. - YouTube[/ame]

E também é o mesmo fenômeno que faz o trem bala flutuar nos trilhos.

A diferença é que a placa de cobre mostrada no vídeo, por mais grossa que seja não é super-condutora e possui certa resistência elétrica, isso faz perder um pouco de potência em calor o que é suficiente para que o Imã caia mesmo que devagar.

O super condutor usado no trem bala não possui resistência elétrica. A resistência elétrica é zero, não perde nada em calor e por isso o Trem não cai, fica flutuando. O super condutor cria um campo magnético contrário ao do imã, com mesma intensidade, veja:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=BHW1YdGY-00]Supercondutores - Legendado em Português - YouTube[/ame]

graxa? suponho? e que tipo? desencravante não serve, mesmo que "paliativo'?

Não pois logo vai secar.

Na verdade a bucha também já pode estar com algum tipo de folga.

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Este artigo deve ajudar a escolher a graxa:

http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/manutencao/Grupo_19.pdf

Algumas outras indicações:

LUBRAX POLYTEC

Graxa lubrificante de alto desempenho à base de poliuréia para lubrificação de mancais de motores elétricos, ventiladores, bombas industriais e secadores. É especialmente indicada para equipamentos de alta rotação ou sujeitos a baixas temperaturas. Fornece proteção em situações de extrema pressão e possui alta estabilidade ao cisalhamento, evitando a corrosão e o desgaste das partes lubrificadas. Pode ser usada em uma faixa ampla de temperatura, entre -30 e 170°C.

http://mobil.cosan.com.br/pt-br/agronegocio/produtos/lubrificantes-industriais/graxas-industriais

Eu usaria as que são feita a base de sabão de lítio:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508484553-graxa-multiuso-lubrax-gma-2-base-litio-500g-_JM

Deve funcionar bem

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