Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inserir bordas no Libreoffice Calc


Maah

Posts recomendados

Boa tarde,

eu queria saber se tem como inserir uma borda somente em uma linha da celula, como no excel. Eu já encontrei o botão onde você escolhe o tipo de borda (se é na celula toda, somente em cima, somente em baixo, somente dos lados) e a espessura da borda, só que quando eu vou tentar escolher um estilo (por exemplo, somente a linha de baixo) ele formata a celula inteira ou desformata, não consigo fazer só a linha debaixo igual no excel.. Não sei se deu pra entender, tomara que sim.

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada TianK, ajudou sim. Eu consegui fazer a borda inferior mais espessa sem desformatar as outras células! Só mais uma coisinha, será que tem como colocar um atalho na barra de ferramentas, como no excel? Eu até achei botões de cor, estilo e espessura de borda e pus eles na barra de ferramentas, mas eles parecem não funcionar, ou provavelmente, eu não soube usar eles. Será que você teria algum tutorial de como usar aqueles botões?

Se não tiver, não tem problema, esse tutorial já resolveu meu problema! Muito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja, esses botões (cor, estilo e espessura de borda) só funcionam se a seleção já conter uma borda inserida.

Agora, para mim o botão (Sc_setborderstyle.png) funciona perfeitamente, como na imagem abaixo:

Sem_t_tulo.jpg

Mas se você tiver inserido a borda em todos os lados da célula, é preciso removê-las para depois, aí sim, selecionar a borda apenas na parte inferior.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que não funcione, eu é que não sei usar, rs.

Deixa eu tentar explicar, eu faço uma tabela simples no Calc ou no Excel (eu usava o Excel antes) e eu uso bordas finas em cada uma das celulas, em todos os lados, mas nessa tabela de bordas finas eu preciso fazer uma linha de bordas mais grossas como separando uma seção da outra, e como é somente uma linha mais grossa, eu uso a borda inferior, mas poderia ser a superior também, ou no caso do Excel eu poderia usar aquele lapizinho que desenha a borda livremente. A minha duvida é se existe um jeito de fazer somente essa linha mais grossa usando os botões de atalho e sobre uma celula já formatada (as bordas finas), só substituindo uma borda por outra.

Só lembrando, o problema já foi resolvido, você já deu a solução e funcionou perfeitamente, eu só queria saber outros caminhos pra fazer isso, ou seja, se não souber não precisa se incomodar em procurar saber.

Obrigada =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maah, perfeito seu esclarecimento. Quanto mais detalhes, melhor e mais precisa a ajuda.

Bem, mas acredito que não existe um botão de atalho na barra de ferramentas para colocar uma borda grossa sobre as finas. Os atalhos disponíveis, no caso, são um pouco diferentes dos do Excel.

Porém, se você tiver o LibreOffice 4.1 instalado no computador, já existe um botão de atalho para o que você procura, mas ele está nas Barras Laterais que estão sendo implementadas. O recurso ainda está como experimental, mas já utilizo para agilizar muitas coisas e para ativá-lo é preciso ir em Ferramentas > Opções > LibreOffice > Avançado > Ativar a barra lateral experimental (ao reiniciar).

P.S.: O OpenOffice 4.0 já traz a barra lateral por padrão.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa TianK, se eu pudesse dar mais de um ÚTIL na sua informação eu daria, rsrs.

Era isso exatamente que eu tava procurando! E quando eu já estava prestes a voltar a usar o excel (porque pras coisas simples que eu faço ele estava sendo mais útil) você resolve o problema, rsrs. Realmente, não existe nada no windows melhor do que no linux, rs. (Tenho a sensação de que vou ser xingada por esse comentário, hehe).

Obrigada mais uma vez. Quando eu expliquei com detalhes achei que você ia dizer que eu era uma mala.

Clube do Hardware nunca me desaponta.

Obrigada TianK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Já que você ofereceu ajuda, você se importaria de me dizer como se faz um hiperlink no Calc?

(Não sei se eu preciso criar um tópico novo..)

Eu migrei arquivos do Excel pro Linux e tinha hiperlinks nessa tabela, mas quando eu abro ela no Calc o link não funciona. Ele mostra o caminho e está correto, porém você clica em cima e ele não te leva pro lugar certo. Na verdade, não te leva pra lugar nenhum. O destino do link é dentro do computador mesmo, não é para internet e fora do documento, de uma pasta para outra.

Tem outra coisa também, essa eu não sei bem como explicar.

Aconteceu isso:

#VALOR!

#VALOR!

A10010003

A10020004

A10030005

A10040006

(...)

você sabe o que é isso e o por quê disso?

Ah, esses numeros são o destino do meu link.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Já encontrei a solução alguns minutos depois. Postei aqui pra poupar você de ter trabalho. =)

"Então, se alguém estiver passando pelo mesmo problema que eu, basta ativar desativar a caixa de seleção em:

Menu / Ferramentas / Opções / LibreOffice / Segurança / Security and Options and warnings (Opções de segurança e avisos) / Options / Security Options (Opções de Segurança) – desmarque a última caixa (Ctrl-click required to follow hiperlinks)."

Mas ainda não sei o por quê disso:

#VALOR!

#VALOR!

A10010003

A10020004

A10030005

A10040006

(...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Olhando o código de erro #Valor! aqui temos:

A fórmula resulta em um valor que não corresponde à sua definição; ou a célula que é referenciada na fórmula contém um texto em vez de um número.

Mesmo assim fica difícil dizer o que está acontecendo só olhando os resultados e o erro. O ideal seria você dizer que (fórmula) está dentro das células e também dar uma olhada no que está dentro das células referenciadas.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brigada por responder :)

É que essa parte eu já não entendo coisa nenhuma, foi meu irmão que fez as fórmulas, os destinos e tudo mais, rs.

Mas se eu entendi o que você pediu, vou postar aqui:

=SE(B6<>"";CONCATENAR(D6;E6;F6);"")

=SE(B7<>"";CONCATENAR(D7;E7;F7);"")

Essas são as fórmulas dentro daquele erro.

Minha tabela é assim: Uma lista de nomes escritas em uma coluna e essa formula na coluna seguinte. A formula liga o nome a planilha que se refere, em outra pasta.

Não sei se isso tem como você ajudar sem ver =/

Tem outra coisa que está me irritando ainda mais. Quando eu faço um hyperlink no calc o fundo fica cinza.. Não tem nada que tire aquele troço feio, rs.

De qualquer forma TianK, obrigada por ter respondido. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Eu tentei recriar esse erro aqui no meu LibreOffice Calc 4.1 a partir das suas informações, mas não consegui. Tudo funcionou normal. Então, não foi possível te ajudar, talvez se eu visse um arquivo com a mesma situação de erro e soubesse também a versão do seu programa.

E com relação ao formato do hyperlink, também não sei onde tirar o cinza, pois me parece ser uma coisa interna do LibreOffice. Mas você pode contornar isso usando a função HIPERLINK() (ajuda aqui) que deixa na célula um texto que pode ser formatado.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, como vai?

Então, esse negócio que você postou do hiperlink funcionou a formatação, ficou sem o fundo cinza e tal, mas tá dando um erro na hora de clicar, ele diz que o URL não é absoluto. Não sei o que significa isso, rs.

Mas enfim, você já ajudou muito, não quero incomodar você. Tem informações que eu nem sei te dar pra você me ajudar. Aí fica difícil pra você.. Por exemplo aquele arquivo com o erro, eu não sei o que seria isso, rs.

Obrigada mesmo, aprendi muito com a sua ajuda. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mah,

Esse erro é porque a sintaxe da url ficou incompleta. É preciso que a url esteja entre aspas e com # na frente. Ex.:

=HIPERLINK("#Planilha2.A1";"Plan2")

Se na célula a formula for =HIPERLINK("Planilha2.A1";"Plan2") dará o erro.

No mais, é um prazer ajudar, não é incômodo. Afinal, quando a gente ajuda se recicla, aprende também.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá TianK, brigada por ser tão paciente, rs.

Eu confesso que já desisti de tirar essa tarja cinza. O que tá acontecendo agora é que fica o # na frente do link, rs, e mesmo assim ainda dá esse erro de não ser um URL absoluto..

Talvez seja a maneira como eu estou inserindo o hiperlink que esteja fazendo dar esse erro. Eu faço assim: =HIPERLINK ( " vou lá no botão inserir hiperlink na barra de ferramentas e insiro o hiperlink " )

Bem, meu bem, é isso que eu estou fazendo, tenho a sensação de que não está certo, rsrs.

Como eu já disse, quando você quiser parar de tentar me fazer entender fórmulas, fica à vontade, tá? Não quero que você quebre sua cabeça pra me ajudar, você já me ajudou muitissimo.

Obrigada de novo.

Abraço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Maah!

Não desista, porque me parece que falta pouco, apenas alguns probleminhas com a sintaxe da url.

Repeti o procedimento que você descreveu, tanto para links internos quanto para externos a planilha, e ganhei em todos, sem exceção, o mesmo erro. Em outras palavras, não é gerada automaticamente uma url que respeite a sintaxe da função HIPERLINK().

Exemplo: aqui, após realizar todo o procedimento, a função fica ' =HIPERLINK("/home/tiank/Área de Trabalho/Teste.ods") ', porém, a url válida seria: ' =HIPERLINK("file:///home/tiank/Área de Trabalho/Teste.ods") '

Faça os testes aí, se não der certo, cole a fórmula aqui para a gente poder dar uma olhada.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá TianK :)

Houve um problema aqui no meu trabalho e me tiraram o computador que tem o Linux e me deram uma porcaria aqui que tem só o Windows.. Então, agora sem o Libreoffice não tenho como testar sua fórmula =/.

Bem, achei que eu devia vir aqui te dar uma satisfação já que você tem sido tão atencioso e prestativo comigo.

Obrigada pela ajuda. :)

Fica com Deus.

PS: não vim aqui antes porque me tiraram a internet também, só agora eu tenho net de novo. Bjo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...