Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jessicald

Ser ou não tecnologo? Eis a questão.

Recommended Posts

Bom dia.

Comecei a fazer Tecnólogo em Telecomunicações pela UNICAMP em 2010, tinha a intenção de passar para o curso de Informática após a conclusão, já que teria direito a entrar no curso em vestibular.

No entanto devido a grade apertada e eu não gostar do curso não o irei concluir.

Trabalho na área de informática e é o que eu realmente gosto.

Minha opinião pessoal é que o diploma é apenas uma licença para trabalhar na área de informática, mas que o conhecimento adquirido em só não faz tanta diferença, já que na área em questão o importante é a prática.

Estou no momento de prestar vestibular novamente (aff) e tentarei Fatec, no entanto por estar a uns anos afastada da escola estou na dúvida se passarei ou não.

Como disse, trabalho na área e não acredito que o conhecimento seja tão relevante na faculdade, então estou considerando a possibilidade de fazer um tecnólogo em uma faculdade particular.

Qual é o opinião de vocês, ser tecnólogo (considerando uma faculdade particular) denigre o curriculo do profissional? (Estou falando de preconceito e não que é um mau ou bom profissional).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Minha opinião pessoal é que o diploma é apenas uma licença para trabalhar na área de informática, mas que o conhecimento adquirido em só não faz tanta diferença, já que na área em questão o importante é a prática.

(...)

Qual é o opinião de vocês, ser tecnólogo (considerando uma faculdade particular) denigre o curriculo do profissional? (Estou falando de preconceito e não que é um mau ou bom profissional).

Olá jessicald,

O interessante sempre é um bacharelado/engenharia pois ao contrário do que pensas, sempre se aprende muito mais. Não sei qual sua idade, mas geralmente o tecnólogo é para quem tem uma idade um pouco mais avançada, necessita o diploma superior para escalar melhores posições dentro de uma empresa ou necessita uma inserçao rápida no mercado de trabalho.

Lembrando sempre que um tecnólogo+pós-graduação+mestrado também é uma ótima realização e opção para o mercado de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Posso te falar com certeza pois minha namorada trabalha na parte de RH e eu trabalho na área de TI e tenho acompanhado muitas pessoas com essa mesma dúvida. Depende muito da área que você pretende atuar. Por exemplo, Analistas e Programadores tanto faz se o funcionário é um tecnólogo ou engenheiro o que vai pesar mais é o seu conhecimento prático e certificações. Nesse ramo com certeza o peso maior são suas certificações. Agora para uma área mais gerencial a engenharia leva vantagem, porém é muito relativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho certeza. Tem gente que falaria o seguinte:

Ok, mas um engenheiro vai ter mais chances de ser chamado para uma entrevista.

Aí eu diria:

É... mas depende do engenheiro e depende do tecnólogo. O que vale mais para uma empresa no ramo de programação? Um engenheiro que viu poucas matérias de programação ou um tecnólogo que teve sua grade baseada em programação? E se o tecnólogo tiver certificações e o engenheiro não? O engenheiro ainda tem mais chaces de ter a oportunidade da entrevista?

É o que eu te falei. É relativo. Mas em programação as certificações são mais bem vistas do que a faculdade.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Tenho certeza. Tem gente que falaria o seguinte:

Ok, mas um engenheiro vai ter mais chances de ser chamado para uma entrevista.

Aí eu diria:

É... mas depende do engenheiro e depende do tecnólogo. O que vale mais para uma empresa no ramo de programação? Um engenheiro que viu poucas matérias de programação ou um tecnólogo que teve sua grade baseada em programação?

Olá!

E a engenharia de sistemas e de programas, bacharelado CC onde ficam? Se complementar uma pós ou um MBA depois, não tem para ninguém. ;)

Tecnólogo tem o seu valor, claro, mas como eu disse, para uma rápida inserção de determinado mercado.

Certificações são muito bom e bem vistas no mercado, porém é para quem já trabalha e tem experiência, necessita subir de cargo ou exigência das empresas, sem contar que você terá que gastar o tanto quanto uma engenharia em tempo e $, e necessariamente a certificação tirada não é o requisito de determinada empresa, pois várias delas pedem várias certificações ou uma específica, resumindo, você ficará escravo delas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais