Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual curso me ensinará copiar um layout?


dedsribeiro
Ir à solução Resolvido por dedsribeiro,

Posts recomendados

Copiar o produto.... Para quê ????

Conhecimento é para você fazer seus próprios produtos, copiar layout é para copiar um produto feito pelos outros...

Cara, isso é pirataria industrial, usar o conhecimento e investimento feito pelos outros é , no mínimo, anti-ético.

Aprenda eletrônica para que você mesmo projete os seus produtos, claro que você pode levantar o circuito elétrico para estudar o funcionamento e usar como base para um outro produto; agora, copiar um layout é copiar o produto inteiro, e não é algo éticamente recomendável.

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Copiar o produto.... Para quê ????

Conhecimento é para você fazer seus próprios produtos, copiar layout é para copiar um produto feito pelos outros...

Cara, isso é pirataria industrial, usar o conhecimento e investimento feito pelos outros é , no mínimo, anti-ético.

Aprenda eletrônica para que você mesmo projete os seus produtos, claro que você pode levantar o circuito elétrico para estudar o funcionamento e usar como base para um outro produto; agora, copiar um layout é copiar o produto inteiro, e não é algo éticamente recomendável.

Paulo

Paulo, meu camarada!!!

Assim você me desmoraliza. Tem uma pancada de esquemas circulando na internet e vários outros ainda aqui comigo que eu mesmo desenhei a partir do lauyout original das placas.

Por que isso?

Muito simples, por não encontrar o esquema (o fabricante não fornece) p/ ajudar nos consertos. É claro que foi feito p/ meu uso e sem visar lucros, disponibilíso p/ quem pede e precisa. Em todos os esquemas que desenho faço questão de colocar a frase: GENTILEZA....ELETRÔNICA BARBO e coloco cadeado no PDF p/ tentar evitar copias.

Não vejo nada de pirataria nisso. Se o esquema não existia, agora existe e o autor nesse caso passa a ser eu.

Qualquer fabricante tem a obrigação de fornecer esquemas de seus produtos, esse meu ponto de vista.

Agricio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, meu camarada!!!

Assim você me desmoraliza. Tem uma pancada de esquemas circulando na internet e vários outros ainda aqui comigo que eu mesmo desenhei a partir do lauyout original das placas.

Por que isso?

Muito simples, por não encontrar o esquema (o fabricante não fornece) p/ ajudar nos consertos. É claro que foi feito p/ meu uso e sem visar lucros disponibilíso p/ quem pede e precisa. Em todos os esquemas que desenho faço questão de colocar a frase: GENTILEZA....ELETRÔNICA BARBO e coloco cadeado no PDF p/ tentar evitar copias.

Não vejo nada de pirataria nisso. Se o esquema não existia, agora existe e o autor nesse caso passa a ser eu.

Qualquer fabricante tem a obrigação de fornecer esquemas de seus produtos, esse meu ponto de vista.

Agricio

o autor do tópico está se referindo a cópias de layout, não de engenharia reversa para aquisição que esquema eletrônico.

Contudo produtos lançados ao mercado possuem patentes e quem os copia com intuito de comercialização está sujeito aos rigores da lei.

Também não é justo copiar trabalho dos outros, chega a ser trapaça e este Brasil está cheio disso, por isso não vai pra frente.

Meu ponto de vista:

Ninguém deve reinventar a roda pois não faz sentido.

Não faz sentido por exemplo um projetista projetar um equipamento partindo do zero. Isso nem existe. Ele sempre terá que se basear em um outro projeto de outra pessoa que comprovadamente funciona, mas isso é diferente de copiar. Você apenas pega a topologia do projeto e coloca a sua inovação em cima. Isso chama-se desenvolvimento.

Na verdade o conhecimento não é de ninguém. O que se faz mesmo é pôr uma inovação em cima do que já havia sido descoberto por muitas outras pessoas.

Se fosse possível viajar no tempo e pôr um bebê com o cérebro moderno de hoje lá na idade das cavernas, este bebê cresceria e jamais iria desenvolver qualquer tipo de tecnologia. Viveria como um homem das cavernas.

Muito pior: Recentemente foram descobertas crianças que cresceram junto com animais, sem contato com outros seres humanos. Estas crianças depois de adultas se comportavam iguais aos animais.

Tudo isso prova que o conhecimento não é de ninguém, é coletivo, é patrimônio da humanidade e só temos este conhecimento sobre eletrônica agora pois foi copiado de geração em geração. Mas todos tem o dever de dar a sua contribuição também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Copiar o produto.... Para quê ????

Conhecimento é para você fazer seus próprios produtos, copiar layout é para copiar um produto feito pelos outros...

Cara, isso é pirataria industrial, usar o conhecimento e investimento feito pelos outros é , no mínimo, anti-ético.

Aprenda eletrônica para que você mesmo projete os seus produtos, claro que você pode levantar o circuito elétrico para estudar o funcionamento e usar como base para um outro produto; agora, copiar um layout é copiar o produto inteiro, e não é algo éticamente recomendável.

Paulo

Sem contar também que dependendo circuito, seria IMPOSSÍVEL ser levantado por vários motivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Solução

Olá galera, depois de muito tempo achei esse tópico de novo no meu email, não expliquei bem minhas intenções.

Eu precisava replicar circuitos de equipamentos na empresa para analise de tensão, corrente, etc em cima dos componentes individualmente, mas no começo não tinhamos dinheiro para osciloscópio e equipamentos em geral e tive a ideia de analisar com proteus ou algum outro simulador. Hoje já conseguimos comprar tudo que era necessário, então eu agradeço todos que ajudaram na minha dúvida e peço desculpas por causar esse discussão desnecessária, já que é um fórum técnico. Também sou a favor dos nossos fornecedores fornecerem também o esquemático, pois pouparia muito trabalho e dinheiro, mas tudo deu certo!

Obrigado e podem trancar o tópico também, dúvida respondida! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...