Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Visitante

[Resolvido] Qual a corrente de entrada maxima dos pino AN0 e AN1 para medir voltagem ou amperagem

Recommended Posts

Visitante

:unsure::-BEER Se por acaso eu fosse medir a tensão de um gerador de energia por exemplo de 50 voltes 5 amperes o AN1 canal escolhido etc... e tal

:confused: resistencias: eu entendi assim, para medir a tensão de 50 voltes devemos diminuir a corrente com resistências até chegar a corrente zero (0)? e diminuir também a tensão que o canal AN1 medi, É porque ele só suporta 5voltes certo ? com um divisor resistivo de tensão?

ou diminuir com um regulador de tensão?:eek: tó meio que embaralhado pessoal!! :confused::huh: sei que o

setup_adc(ADC_CLOCK_DIV_8);tem que ser... se for 4Mhz ate ai beleza ,mais não entendi a conta do por exemplo v=read_adc ();

v=v*0.0048875855327468; falta pouco pra entender o conceito básico do A/D do pic mais tó meio embaralhado:wacko:

e aí V = valor retornado pelo A/D * 5/255 estou perto ou não?

duvida postado por Charles francês ...!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa.... Demorei dois minutos prá entender seu post....:confused:

Se voce está alimentando seu microcontrolador com 5v, o limite da tensão aplicada em qualquer um dos canais A/D é de 5 volts mesmo.

Se voce pretende medir tensões até 50 volts, então tem de fazer um divisor resistivo para reduzir em 10 vezes essa tensão.

Não use valores muito altos de resistores, senão a impedância de entrada do pino do conversor A/D pode influir e o resultado pode ser menor do que o real.

Me parece que você quer medir a corrente também, se for o caso o que se usa é uma resistência em série com a carga, e voce vai medir a queda de tensão sobre ela, e dividindo pelo valor dessa resistência, voce obtém a corrente.

Esse resistor leva o nome de resistor Shunt, e sempre tem um valor muito baixo para evitar muita perda de tensão na carga.

Ou você pode usar um desses maravilhosos AC712, que facilítam muito sua vida !

Quanto á continha, funciona assim : se você configurou o seu ADC para 5 volts de fim de escala, como você tem 10bits de medição significa que quando você aplicar 5 volts vai ter a leitura máxima, que é 1023. Se você aplicar 1 volt, vai ter a medida de 204. Basta fazer uma regrinha de três para ter o valor da tensão :

Tensão = medida do adc * 5 / 1023

E se você usou um divisor resistivo com fator 10, tem de multiplicar o resultado da continha por 10, ok ?

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    1
    Visitante

Me parece que você quer medir a corrente também, se for o caso o que se usa é uma resistência em série com a carga, e voce vai medir a queda de tensão sobre ela, e dividindo pelo valor dessa resistência, voce obtém a corrente.

só falta ficar um pouco especifico essa explicação a maioria eu entende ,tem como colocar uma imagem do circuito pra ver mais ou menos ,entendi,! mais ou menos , ... Valeu!! Obrigado!! :mellow::unsure: È a explicação esta nota 1000 ,no caso se não for pedir demais como seria estas resistências tensão e corrente em unha imagem tipo proteus :confused:

Em alguns datasheet dos pics não vem especificando ,meu enterece é

16f628,16f88,PIC 16F877.

Compartilhar este post

Link para o post

Merlin,

A última coisa que voce deve pensar é que falta alguma informação, ou que existe algum erro num datasheet de microcontrolador... Nessa hora, tem de rever os seus conceitos, pois com certeza você estará errado.

Não dá para medir corrente , as entradas do conversor A/D só medem tensão. O cálculo de corrente sempre tem de ser indireto, isto é, medindo a queda de tensão nos terminais de um resistor e dividindo pelo valor do mesmo.

Como dito no outro post, a técnica mais usada é medir a queda de tensão em um resistor Shunt.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    1
    Visitante

deixe me ver !quero dizer por exemplo se no caso eu fosse colocar um potenciômetro

no AN0 ai quando estivesse por exemplo 5v 20mA queimaria AN0 vocês tem algunhas especificações máximas ou mínimas características de operaçoes?:confused:

Compartilhar este post

Link para o post

Merlin,

Vamos supor que você use um potenciômetro de 1 K, ligado ao 5V numa extremidade e na outra ligado ao terra.

O pino do ajuste do potenciometro, que é o do meio, você vai ligar direto à entrada AN0.

A impedancia de entrada do terminal AN0 é bem maior do que o 1K do seu potenciometro, então pode considerar que NÃO CIRCULA CORRENTE NENHUMA NA ENTRADA AN0 !

E no potenciometro ? 5V / 1k = 5 mA, essa é a corrente que atravessa O POTENCIOMETRO, entendeu ???

Mais uma vez, como já te informei duas vezes em posts anteriores, AS ENTRADAS DOS CONVERSORES A/D SÃO PROJETADAS PARA MEDIR TENSÃO !!!

Não foram feitas para circular corrente nenhuma nelas.

Elas só vão queimar se você ligar mais de 5 volts nelas !

Acho que voce deveria se aprofundar bem mais em eletrônica básica ANTES de tentar brincar com os microcontroladores, pois seu conhecimento atual vai te limitar muito em seus projetos.

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    1
    Visitante

Jamais Poderia existir uma explicação melhor do que esta ,sim sou hobbysta e você tem razão ,mais estou alegre você foi nota 1000 :D agora compreendo

Deus abençoe ! obrigado!!

moderador já pode fechar o topico

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, antes de fechar o tópico :

Merlin, ser hobbysta não é algo que tem de se envergonhar, ou ter medo de perguntar !

Fui um pouco mais "incisivo" na ultima resposta, mas é que como você já deve ter ouvido por aí, não dá para construir uma casa sólida se as bases dela não suportarem a construção !

Percebo seu entusiasmo em programar, mas sem você ter um conhecimento mais profundo sobre eletrônica básica, fica difícil te ajudar, ok ?

Aprenda mais sobre eletrônica, e você vai ver que as coisas são muito mais fáceis do que voce imagina, ok ?

Um abraço.

Paulo

Moderador, agora pode fechar !

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    1
    Visitante

Devemos ser grato a Deus pelos pequenos detalhes.

Nos detalhes descobrimos o valor de uma realidade.

Olhar as miudezas da vida faz a diferença. mais tem rasam preciso prestar atenção

estudar um pouco mais valeu!!:o

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais