Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Unificar login em servidor Ubuntu


Gamberlay

Posts recomendados

Olá,

Eu tenho dois servidores dedicados, um rodando ubuntu-quantal(12.04) o outro ubuntu-raring(13.04) ambos em 32 bits. Um na Virginia e outro na Irlanda respectivamente.

O serviço que forneço é algo que provavelmente não deve ser muito comum nesta área, mas é o de Proxy Tunneling, onde a necessidade de logar em meu servidor não basta, ele trabalha com outro programa também.

Bem, não vou me aprofundar, vou partir para a minha duvida.

Quando um usuário novo vai utilizar meu serviço, ele me passa um nome de usuário e uma senha, então eu crio este usuário nos dois servidores pra ele. Pois o mesmo irá decidir em qual servidor entrar.

Estes usuários, são os normais do sistema, adicionado com adduser.

Como se trata de um plano mensal que os usuários fazem comigo, eu permito que apenas um login seja feito por vez. Porém agora que estou com dois servidores independentes, eles podem muito bem logar no servidor da Virginia e no da Irlanda ao mesmo tempo.

Gostaria que isso não foce possível, que quando o usuário fosse logar na Irlanda, ele fosse kickado do servidor da Virginia por exemplo. Impedindo que ele mantivesse login nos dois servidores simultaneamente.

Alguém pode me ajudar? Eu considero minha duvida um pouco complexo, mas espero que alguém tenha conhecimento e consiga me guiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma doc no site do ubuntu...

https://help.ubuntu.com/community/LDAPClientAuthentication

Mas basicamente o que você precisa fazer:

Criar um servidor de ldap, pode ser o openldap;

importar os schemas de autenticação (de cabeça não me recordo os nomes dos schemas, mas eles já vem com o openldap);

configurar o pam das máquinas para "procurar" o usuário nesse servidor de ldap

alterar a ordem de procura dos usuários na hora da autenticação

Como faz algum tempo que não implemento nenhum servidor de autenticação ldap, eu não lembro todo o passo a passo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...