Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema ao dividir internet


Spar

Posts recomendados

Assim, não sei bem explicar por que nem eu sei o que é. É o seguinte, eu tenho o modem wifi aqui em casa e passei a dividir internet com o meu vizinho, o meu modem tem um cabo que vem pro meu PC e um cabo que vai pro roteador do meu vizinho, por que ele usa um roteador wi fi pra não precisar conectar o cabo no notebook. Só que tem um problema, quando falta energia fica sem internet ou aqui em casa, ou na casa dele, e quando tento entrar no gateway padrão, reconhece o roteador do meu vizinho e não o meu modem e agora começou a dar outro problema, se eu ligar o pc com o cabo do meu vizinho conectado no modem, meu pc liga sem net, mas o wifi funciona normalmente no meu cel, pra net pegar no pc eu tenho que tirar o cabo dele, ligar o pc e ai conecta-lo novamente.

A rede está assim:

zdIhVA3.png

Meu modem é um da Oi e o roteador dele é um dlink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca ví esse modem que a OI usa, mas parece que tem duas portas lan e uma wan, aí é um roteador, pode ser um modem adsl roteador com uma entrada de tel e 4 portas ethernet? em todo caso com certeza ele tem um dhcp ativo e conflita com o dhcp do router do seu vizinho. Precisa entrar no firmware do roteador do vizinho e desabilitar o dhcp dele. O único cuidado é configurar o IP dele no mesmo range do dhcp do modem da OI. Dá pra deixar ligado o DHCP dos dois, mas aí precisa ligar a conexão lan do modem na entrada wan do router, configurar a conexão wan do router para esse tipo de internet (preferencialmente IP fixo) e alterar o dhcp dele para um range diferente do modem. Foi isso que entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, obrigado pela resposta. Não, o modem da OI tem sim 4 portas lan 1 wan, é que eu fiz apenas o desenho das duas que está em uso. Sim, vou desabilitar o dhcp dele, só precisa disso?

Oi Spar, se tiver o DHCP dos dois ativos não pode mesmo. pelo que disse do gateway é só isso, mas como eu disse precisa estar os dois equipamentos no mesmo range, exemplo: 192.168.1.xxx e o router do vizinho, logicamente, buscando como gateway o mesmo que mostrar no seu pc quando consegue internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá juniormorini, obrigado pelos esclarecimentos. Mas então, o gateway deve está igual um ao outro ou só o ultimo prefixo, o meu é 192.168.1.1 e o dele é 192.168.0.1

Você e o seu vizinho vão ser uma rede só, então anote o status de rede do seu pc, (mascara subnet, gateway, servidor dns,) quando o router do seu vizinho está desconectado e seu pc navega normal, para colocar os mesmos dados nesse roteador do vizinho. O mais importante é nas "conf LAN" dele, que vai o endereço IP dele, onde acessa ao firmware, se seu modem está 192.168.1.1 o seu vizinho vai ter que ficar por exemplo; 192.168.1.2 (portanto, no mesmo range) em "conf LAN" está também o subnet mask, que já deve ser 255.255.255.0. O gateway e o servidor DNS está nas "conf de DHCP", que deve ser desabilitado, nem tem necessidade de preencher o resto, mas fica a seu critério marcar o dns e gateway. Nas "conf wan" não preenche nada, mesmo porque o cabo que vem do seu modem deve estar ligado numa das portas Lan do roteador. Esse roteador fica simplesmente como um switch, propagando o roteamento do seu "modem". Como tem wifi nem precisa dizer para usar senha em nível wpa2 e também para o firmware dos equipamentos. Vai ver que tá fácil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...