Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enfim o Core i3 de quarta geração


Kayke

Posts recomendados

Core i3 4130:

Ainda não botei a mão nele, mas eis aí o que andei olhando:

Especificação:

NULPIKA.png

Crédito: TechPowerUp

Unboxing:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=iW74tDHJ03w]Intel Core i3-4130 Haswell CPU Unboxing - YouTube[/ame]

Testes completos de desempenho:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=C_bW-F8baII]Intel Core i3-4130 Haswell CPU Review - YouTube[/ame]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo, Caion.Eu procurei placas-ma~e com chipset H-81 e só achei numa loja chamada WAZ(o pessoal conhece),caríssima!!Mais cara do que as B-85,tava afim de um Pentium G3220 G3320 ou G3420,pois eles tem controladores 3.0 mas também estão caros.

O mais barato tá R$220,00 e o mais caro R$300,00! Precisava de uma mobo baratinha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo, Caion.Eu procurei placas-ma~e com chipset H-81 e só achei numa loja chamada WAZ(o pessoal conhece),caríssima!!Mais cara do que as B-85,tava afim de um Pentium G3220 G3320 ou G3420,pois eles tem controladores 3.0 mas também estão caros.

O mais barato tá R$220,00 e o mais caro R$300,00! Precisava de uma mobo baratinha!

Pois é perfeitoestranho, por enquanto, mudar para essa nova plataforma é só pra quem está disposto a desembolsar uma boa grana na placa mãe. Na Kabum a placa com soquete 1150 mais barata ta custando quase 400 reais a vista, sendo que uma 1155 com chipset Z77 tá por pouco mais de 400. Aí fico na dúvida se valerá a pena migrar de plataforma daqui um tempo ou se invisto num I3 ou I5 Ivy Bridge.

Kayke, vi esse vídeo onde o cara compara o I3 4130 com o I5 4670K utilizando duas VGAs diferentes.

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=aXPK9doyMLg]Haswell Showdown! Core i3-4130 vs Core i5-4670k - YouTube[/ame]

Não vi comparações desse tipo com o i3 ou i5 Ivy Bridge, mas me parece que esse I3 Haswell é bem promissor pra quem quer jogar os jogos mais modernos sem precisar gastar 500~600 reais num Core i5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vieram também os novos Pentium baseados na mesma arquitetura. Como diferença, eles têm dois cores sem HT, clock mais reduzido e HD Graphics básica, além de apenas 3M de cache. O Core i3 mais básico, que é o 4130, tem também cache de 3M e o vídeo é o HD Graphics 4400. Os demais são 4M de cache e HD Graphics 4600. Assim, enquanto o I3 4130 é o mais barato (129 dólares), o i3 4330 pode valer mais a pena por 147 dólares. O concorrente mais direto da AMD é o FX6300, custando um pouco menos. Já o Celeron baseado no Haswell deve vir só ano que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da plataforma LGA1150 ainda estar cara, esses processadores esquentam horrores. Só recomendo "Haswell" (quarta geração) para quem for usar o vídeo onboard. Fora isso os "Ivy Bridge" LGA1155 (terceira geração) ainda atendem super bem, esquentam menos e possuem performance de processamento muito próxima à do "Haswell" (quarta geração). Só o vídeo onboard que melhorou MUITO, mas MUITO mesmo nessa quarta geração "Haswell".

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da plataforma LGA1150 ainda estar cara, esses processadores esquentam horrores. Só recomendo "Haswell" (quarta geração) para quem for usar o vídeo onboard. Fora isso os "Ivy Bridge" LGA1155 (terceira geração) ainda atendem super bem, esquentam menos e possuem performance de processamento muito próxima à do "Haswell" (quarta geração). Só o vídeo onboard que melhorou MUITO, mas MUITO mesmo nessa quarta geração "Haswell".

Boa sorte.

Pistigrilo, concordo contigo, pelo que vi eles esquentam muito mesmo. Inclusive tinha um Core i5 de 84w de TDP... E eu achando que os processadores estavam caminhando no sentido contrário, utilizando menos energia e esquentando menos.

A única coisa ruim é que no Brasil, assim que os Haswell e placas mãe com soquete 1150 se tornarem mais populares, os Ivy Bridge provavelmente sumirão das lojas. Pelo menos os mais baratos, como os Pentiums e Core i3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistigrilo, concordo contigo, pelo que vi eles esquentam muito mesmo. Inclusive tinha um Core i5 de 84w de TDP... E eu achando que os processadores estavam caminhando no sentido contrário, utilizando menos energia e esquentando menos.

A única coisa ruim é que no Brasil, assim que os Haswell e placas mãe com soquete 1150 se tornarem mais populares, os Ivy Bridge provavelmente sumirão das lojas. Pelo menos os mais baratos, como os Pentiums e Core i3.

Isso vai demorar alguns meses ainda, fora que não descarto a possibilidade de o LGA1155 virar uma espécie de LGA775 "eterno" para o mercado, pelo menos até que plataformas mais atuais se popularizem.

Quanto às temperaturas o Haswell não esquenta muito por culpa do chip em si, mas sim por causa da pasta térmica ineficaz que a Intel usa debaixo do spreader metálico do produto (que eu "carinhosamente" apelido de "chicletinho da Intel"). Fora que o que mais causou o aumento de temperaturas e consumo elétrico no Haswell foi exatamente o IGP (vídeo onboard) do mesmo, que possui muito mais potência que o do Ivy Bridge. Enfim, eu acredito que o Broadwell (aprimoramento do Haswell, já em 14nm) será bem mais frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí fico na dúvida se valerá a pena migrar de plataforma daqui um tempo ou se invisto num I3 ou I5 Ivy Bridge.

I3 Ivy Bridge morreu. O CORE i3 3240 custa a mesma coisa praticamente. Para o novo modelo, a placa ASRock B85M-HDS por enquanto é a de menor preço no Brasil, mas logo chegam as com chipset H81. Mas o i5 de terceira geração ainda pode ser uma alternativa por enquanto. Só que por outro lado deixará a pessoa sem opções de upgrade depois. A questão da temperatura existe e tirou o entusiasmo dos overclockers, mas para quem usa em stock não há problema.

Como o Clube do Hardware não atualizou aquela matéria "Todos os modelos do Core i3", aí está a tabela abaixo.

ZcL7nSJ.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

I3 Ivy Bridge morreu. O CORE i3 3240 custa a mesma coisa praticamente. Para o novo modelo, a placa ASRock B85M-HDS por enquanto é a de menor preço no Brasil, mas logo chegam as com chipset H81. Mas o i5 de terceira geração ainda pode ser uma alternativa por enquanto. Só que por outro lado deixará a pessoa sem opções de upgrade depois. A questão da temperatura existe e tirou o entusiasmo dos overclockers, mas para quem usa em stock não há problema.

Como o Clube do Hardware não atualizou aquela matéria "Todos os modelos do Core i3", aí está a tabela abaixo.

ZcL7nSJ.png

Entendi Kayke, acho que vou aguardar mais um ano pra pegar um i3 1150. Minha ideia era ficar com um i3 ou i5 Ivy Bridge por conta do desempenho que não parecia muito inferior aos Haswell, mais para aproveitar a placa mãe 1155 que já tenho.

Isso vai demorar alguns meses ainda, fora que não descarto a possibilidade de o LGA1155 virar uma espécie de LGA775 "eterno" para o mercado, pelo menos até que plataformas mais atuais se popularizem.

Quanto às temperaturas o Haswell não esquenta muito por culpa do chip em si, mas sim por causa da pasta térmica ineficaz que a Intel usa debaixo do spreader metálico do produto (que eu "carinhosamente" apelido de "chicletinho da Intel"). Fora que o que mais causou o aumento de temperaturas e consumo elétrico no Haswell foi exatamente o IGP (vídeo onboard) do mesmo, que possui muito mais potência que o do Ivy Bridge. Enfim, eu acredito que o Broadwell (aprimoramento do Haswell, já em 14nm) será bem mais frio.

Só pra ter certeza: você está falando de uma pasta térmica que fica entre o chip do processador e aquela tampa metálica onde tem escrito o nome do processador?

Eu particularmente adoro processadores frios e econômicos :) até andei procurando um core i5 da série T, mas não encontrei pra vender por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...