Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
[Daniel]

Memória externa (uC)

Recommended Posts

Pessoal...

Estou estudando uma forma simples, prática e com rápido acesso de dados para um microcontrolador, ou seja, armazenar uma grande quantidade de dados ou resumidamente um log. Estou falando de memória igual ou superior a 1MB. Semelhante a agregar um "HD" ao uC.

Depois de algum tempo cheguei a conclusão que a melhor forma seria empregar uma memoria flash com comunicação SPI, escolhi a meu gosto a linha AT25DFxxx me interessou bastante. Acontece que nunca trabalhei com esta forma de comunicação, gostaria de ter a opinião dos senhores "macacos velhos no assunto" se estou indo no caminho correto, é uma boa opção? Existem soluções melhores?

Obrigado por sua colaboração.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Ola Daniel.

Você pode utilizar qual tipo de memoria quiser, desde que você tenha ports suficientes no PIC e (o mais importante) conheça o protocolo de comunicação da memoria.

Essas memorias SPI 25xx dá vida são boas escolhas (muito utilizadas em bios de computador), não é difícil encontrar material sobre elas na internet (mas cuidado elas funcionam com 3.3 Volts, então nunca se esqueça de suas resistências de atenuação nas conexões dos ports e do diodo zener de 3.3 volts com sua devida resistência serie no pino de alimentação.... XD). No datasheet da memoria tem quase tudo que você precisa e para facilitar a vida você pode utilizar uma biblioteca do seu (compilador?), procure por exemplos na internet, leia sobre o funcionamento delas e caso tenha alguma duvida em relação ao algoritmo, pode voltar aqui, que te ajudaremos no que for possível, OK?

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Luiz, primeiramente obrigado pelo comentário.

Até então conhecia as famosas eeprons ligadas com barramente I²C, nunca trabalhei com outro tipo, por isso a pergunta, hoje em dia tudo se renova tão rápido que poderia existir uma solução melhor. Já consultei o datasheet e gostei das informações, não parece tão complicado, dificuldade seria encontrar estas memórias com maior facilidade mas esta é outra questão, vou seguir seu exemplo referente a bios e procurar por alguma placa, talvez encontre algo para testes.

A princípio trabalharei com o microcontrolador em 3,3V, mas pensei que para 5V seriam necessários transistores para "regular" os níveis de tensão, não pensei em usar um resistor e zener, obrigado pela dica.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ola Daniel.

O zener pode ser usado sem problemas para regular a tensão de alimentação da memoria, mas é necessário fazer o calculo de sua resistência serie, creio que vai dar algo entre 40 e 50 ohms. O programinha abaixo calcula para você e lhe dá até as potencias do diodo zener e do resistor, basta preencher os dados desejados, creio que lhe sera útil:

http://www.calculatoredge.com/electronics/zener.htm

Coloque resistores em serie com os pinos da memoria que se conectam ao microcontrolador, estas memorias tem diodos internos de proteção, e é necessário suprir corrente suficiente para polarizar os diodos e não danifica-los, para isso use a seguinte formula:

I=(vdd-3,3V)/R Onde vdd é a tensão que sai dos pinos do microcontrolador, 3,3V é a tensão de trabalho da memoria e R é a resistência serie.

Eu recomendo resistências serie de 330 homs assim a corrente que flui através do PIC para a memoria é de aproximadamente 5 mili Amperes. Fique atento para os resistores de pullUP pois a resistência serie entre o PIC e a memoria formara um divisor resistivo no dreno do mosfet interno do PIC, por isso se a resistência serie for alta o PIC pode não detectar o "Zero" que vem da memoria, por isso arrisque valores mais baixos, mas que não comprometam o microcontrolador, OK??

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais