Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória externa (uC)


Visitante

Posts recomendados

Pessoal...

Estou estudando uma forma simples, prática e com rápido acesso de dados para um microcontrolador, ou seja, armazenar uma grande quantidade de dados ou resumidamente um log. Estou falando de memória igual ou superior a 1MB. Semelhante a agregar um "HD" ao uC.

Depois de algum tempo cheguei a conclusão que a melhor forma seria empregar uma memoria flash com comunicação SPI, escolhi a meu gosto a linha AT25DFxxx me interessou bastante. Acontece que nunca trabalhei com esta forma de comunicação, gostaria de ter a opinião dos senhores "macacos velhos no assunto" se estou indo no caminho correto, é uma boa opção? Existem soluções melhores?

Obrigado por sua colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Daniel.

Você pode utilizar qual tipo de memoria quiser, desde que você tenha ports suficientes no PIC e (o mais importante) conheça o protocolo de comunicação da memoria.

Essas memorias SPI 25xx dá vida são boas escolhas (muito utilizadas em bios de computador), não é difícil encontrar material sobre elas na internet (mas cuidado elas funcionam com 3.3 Volts, então nunca se esqueça de suas resistências de atenuação nas conexões dos ports e do diodo zener de 3.3 volts com sua devida resistência serie no pino de alimentação.... XD). No datasheet da memoria tem quase tudo que você precisa e para facilitar a vida você pode utilizar uma biblioteca do seu (compilador?), procure por exemplos na internet, leia sobre o funcionamento delas e caso tenha alguma duvida em relação ao algoritmo, pode voltar aqui, que te ajudaremos no que for possível, OK?

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luiz, primeiramente obrigado pelo comentário.