Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
[Daniel]

Memória externa (uC)

Recommended Posts

Pessoal...

Estou estudando uma forma simples, prática e com rápido acesso de dados para um microcontrolador, ou seja, armazenar uma grande quantidade de dados ou resumidamente um log. Estou falando de memória igual ou superior a 1MB. Semelhante a agregar um "HD" ao uC.

Depois de algum tempo cheguei a conclusão que a melhor forma seria empregar uma memoria flash com comunicação SPI, escolhi a meu gosto a linha AT25DFxxx me interessou bastante. Acontece que nunca trabalhei com esta forma de comunicação, gostaria de ter a opinião dos senhores "macacos velhos no assunto" se estou indo no caminho correto, é uma boa opção? Existem soluções melhores?

Obrigado por sua colaboração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Ola Daniel.

Você pode utilizar qual tipo de memoria quiser, desde que você tenha ports suficientes no PIC e (o mais importante) conheça o protocolo de comunicação da memoria.

Essas memorias SPI 25xx dá vida são boas escolhas (muito utilizadas em bios de computador), não é difícil encontrar material sobre elas na internet (mas cuidado elas funcionam com 3.3 Volts, então nunca se esqueça de suas resistências de atenuação nas conexões dos ports e do diodo zener de 3.3 volts com sua devida resistência serie no pino de alimentação.... XD). No datasheet da memoria tem quase tudo que você precisa e para facilitar a vida você pode utilizar uma biblioteca do seu (compilador?), procure por exemplos na internet, leia sobre o funcionamento delas e caso tenha alguma duvida em relação ao algoritmo, pode voltar aqui, que te ajudaremos no que for possível, OK?

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Luiz, primeiramente obrigado pelo comentário.

Até então conhecia as famosas eeprons ligadas com barramente I²C, nunca trabalhei com outro tipo, por isso a pergunta, hoje em dia tudo se renova tão rápido que poderia existir uma solução melhor. Já consultei o datasheet e gostei das informações, não parece tão complicado, dificuldade seria encontrar estas memórias com maior facilidade mas esta é outra questão, vou seguir seu exemplo referente a bios e procurar por alguma placa, talvez encontre algo para testes.

A princípio trabalharei com o microcontrolador em 3,3V, mas pensei que para 5V seriam necessários transistores para "regular" os níveis de tensão, não pensei em usar um resistor e zener, obrigado pela dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Ola Daniel.

O zener pode ser usado sem problemas para regular a tensão de alimentação da memoria, mas é necessário fazer o calculo de sua resistência serie, creio que vai dar algo entre 40 e 50 ohms. O programinha abaixo calcula para você e lhe dá até as potencias do diodo zener e do resistor, basta preencher os dados desejados, creio que lhe sera útil:

http://www.calculatoredge.com/electronics/zener.htm

Coloque resistores em serie com os pinos da memoria que se conectam ao microcontrolador, estas memorias tem diodos internos de proteção, e é necessário suprir corrente suficiente para polarizar os diodos e não danifica-los, para isso use a seguinte formula:

I=(vdd-3,3V)/R Onde vdd é a tensão que sai dos pinos do microcontrolador, 3,3V é a tensão de trabalho da memoria e R é a resistência serie.

Eu recomendo resistências serie de 330 homs assim a corrente que flui através do PIC para a memoria é de aproximadamente 5 mili Amperes. Fique atento para os resistores de pullUP pois a resistência serie entre o PIC e a memoria formara um divisor resistivo no dreno do mosfet interno do PIC, por isso se a resistência serie for alta o PIC pode não detectar o "Zero" que vem da memoria, por isso arrisque valores mais baixos, mas que não comprometam o microcontrolador, OK??

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×