Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Feverus

BlackArmor estraga HDs WD RED?

Recommended Posts

Olá!

Já conheço o site do Clube do Hardware e adoro pesquisar aqui antes de comprar um equipamento novo, mas hoje decidi cadastrar e postar esse tópico por conta de um problemão que arranjei e não consegui resolver sozinho. Já entrei em contato com o vendedor e tenho um protocolo do atendimento da WD mas gostaria de descobrir se eu fiz algo errado ou se existe alguma incompatibilidade que não conheço. Peço desculpas se estiver postando algo que já tenha sido tratado em outro post mas não localizei nada na busca rápida que fiz.

Vamos a minha triste história:

Decidi montar um NAS na minha casa em substituição a gaveta externa que uso e comprei um Seagate BlackArmor STAR401 no ML. Foi algo meio impulsivo e depois achei outros usuários reclamando desse equipamento, mas já tinha comprado então ok. Para os HDs eu planejava usar 2 Samsung HD204UI (2TB) que já possuo e comprar outros 2. Como não gosto dos HDs da Seagate que tenho, pensei primeiro em comprar 2 WD Green, mas descobri que esses HD podem causar problemas em arrays e então decidi investir um pouco mais em dois REDs que tem maior confiabilidade e são apropriados para esse fim.

Recebi primeiro o NAS e comecei a fazer uma série de testes com os HDs que tinha a disposição (um samsung de 2TB, um seagate de 320GB e um wd de 160GB). Atualizei o FW e teste a proteção de dados com a eventual retirada de um ou outro HD (sempre desligando o NAS antes de remover ou inserir um HD, para garantir). Verifiquei que o NAS gosta de travar na hora de formatar os volumes, mas no geral funciona OK. Deixei ele de lado aguardando os HDs novos.

Recebi então dois HDs WD30EFRX e, antes de mais nada, decidi testa-los no computador para confirmar que estavam OK. Usando o "Data Lifeguard Diagnostic for Windows" e efetuei o teste de SMART e de superfície do primeiro e, quando completo, instalei ele no NAS (posição 1), para enquanto o segundo era testado no PC o primeiro tivesse o sistema de arquivos instalado. O NAS ligou OK e enquanto o sistema de arquivos era criado fui dormir pois ia ter que aguardar outras 7h para o teste de superfície terminar no segundo hd.

No dia seguinte (hoje) tanto o teste de superfície quanto o sistema de arquivos do NAS estavam prontos. Desliguei o NAS pelo botão de POWER e coloquei na posição 2 o segundo HD RED e na posição 3 um HD Samsung de 2TB (previamente zerado com o dban).

Quando liguei o NAS ele não completou a inicialização e resetou. Verifiquei um ruído anormal vindo dos HDs e decidi remover os HDs, 1 a 1, para identificar de qual vinha o ruído, primeiro o da posição 3, depois o da posição 2 e então conclui que o ultimo ligado, na posição 1, estava causando o ruído. Desliguei e liguei o NAS pela tomada, pois o power não respondia mais, e o ruído continuou. Conclui que algum problema havia com o HD e retirei do NAS, colocando na posição 1 o segundo HD RED.

A instalação do sistema começou normal no segundo HD, enquanto isso levei o primeiro para um PC para ver se ligava e, infelizmente, ocorreu o mesmo ruído e o HD não é detectado bela BIOS.

Voltei para o NAS e aguardei a finalização do sistema de arquivos. Quando concluído, novamente comandei o desligamento do NAS pelo botão POWER e o NAS desligou normalmente, mas notei que no momento em que a energia é cortada ocorreu uma redução rápida da rotação dos pratos do HD, bem diferente da desaceleração gradual que ocorre quando eu desligo os outros HDs que possuo. E quando liguei, novamente, o ruído fatal e mais um HD estragado.

Bom, quem perde 2 pode perder 3, então refiz o mesmo procedimento de instalação com o meu Samsung de 2TB e tudo OK, sem HD estragado nem nada. Também testei o WD Caviar SE velho de 160GB no NAS, primeiramente zerando com o dban e depois colocando no slot 1 para instalação do sistema e sistema de arquivos. Desliguei pelo POWER do mesmo jeito, liguei novamente e OK.

Apenas os HDs WD RED feitos para NAS estragaram quando instalados no NAS STAR401, no momento do POWER DOWN. Quando os HDs WD30EFRX foram ligados no PC não houve problemas e quando outros HDs foram ligados no NAS também não houve vítimas. Note que quando me refiro a desligar o NAS pelo botão de POWER, estou fazendo um desligamento por software, como em qualquer computador com fonte ATX (quando o NAS trava ele só desliga tirando o cabo da tomada).

Estou aguardando a resposta do suporte da WD, mas não sei... Ao menos não vejo como não ser um problema de firmware.

Mas mesmo se eu receber dois HDs novos eu não vou poder colocar nesse NAS, afinal cada HD custou R$770 e o NAS R$900. Prefiro comprar 2 hds baratinhos para completar o NAS e botar esses REDs no meu PC (na verdade eu preciso é dos HDs funcionando, não me importo se o NAS virar chocadeira).

Alguém sabe de algum problema envolvendo as minhas peças ou tem alguma dica para recuperar meus HDs?

~Edit

Parece que não sou o único:

http://forums.seagate.com/t5/BlackArmor-NAS-Network-Storage/Blackarmor-400-destroy-my-disk-after-1-hour/td-p/190272

Realmente, não acredito nisso. Não colocar os HDs de uma empresa concorrente na lista de compatibilidade é uma coisa, agora é inaceitavel que um equipamento de uma grande marca simplesmente estrague um tipo específico de HD de outra marca. A interface é padronizada, se o HD e o NAS não são compatíveis então simplesmente não deveria funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais