Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como retirar apenas o motor de um HD de Notebook


JacquesNier

Posts recomendados

Pessoal eu sou novo aqui no forum, e iniciante na parte de eletrônica, então desculpe qualquer ignorância da minha parte no assunto...:)

Então vamos ao problema, estou com 5 HDs de notebook, todos com problemas, ou seja não estão servindo para nada, aí estou pensando em reaproveitar de alguma forma, quero saber se é possível tirar o motor deles...:confused:

Todos hds são Samsung, de 160GB, 2 de 320GB, 2 de 500GB, então, quero saber como faço para retirar o motor, ou o que posso fazer pra reaproveitar...:unsure:

Depois vou colocar uma imagem do que eu ja fiz com um hehehehehehehe....:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, vou fazer um pequeno tutorial para você:

Bom você tem que abrir eles , naturalmente eles vem com parafusos torx, então você vai precisar de umas chaves de baixo calibre. Uma vez aberto encontrara o disco do HD e o leitor, retire o leitor desparafusando os imãs e o rolamento do próprio leitor.

Retirando essas partes, vai sobrar o disco do HD que fica parafusado no motor, retire o disco e enfim achara o motor. Pelo lado de fora ou de dentro estarão os parafusos do motor, retire-os e o motor sairá, lembre de desconectar os cabos do motor da placa lógica do HD senão você vai acabar danificando o mesmo.

Esses motores são de alta rotação, se não me engano os de HD de notebook ficam em torno de 5200rpm, então a diversas utilidades para eles , como motor para aeromodelo ou para fazer um mini disco de corte. Lembre-se que eles são naturalmente de passo então para liga-los precisara de um circuito driver. Também existem alguns que são motores e corrente AC de alta frequencia, a diferenciação esta no numero de conexões, os de passo contem 4 e os AC 3.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, muito obrigado pelo tutorial, tinha pesquisado muito e não havia conseguido...:D Você foi no ponto que eu tinha realmente interesse, eu estava pensando em justamente fazer um aeromodelo de pequeno porte, já que percebi que o motor é veloz, porém ele pode não ter muita força para rodar uma hélice de um aeromodelo de porte médio, no meu caso esse motor é de passo, pois já citado ele tem 4 conexões, então voce pode me explicar uma pouco mais sobre as conexões que tenho que fazer para colocar ele pra funcionar fora do case do HD, algo que posso usar para usa-lo como aero modelo... :):D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eles são basicamente iguais aos motores "brushless", no caso dos de HD eles contem 3 bobinas fixas que são acionadas para mover um rotor magnético, como nesta imagem:brushless_motor.jpg

Sendo constituído de bobinas fixas é necessário que haja um controle de ativação das bobinas para o motor funcionar, é quase como um sequencia que aciona uma bobina de cada vez.

Os pinos são distribuídos da seguinte maneira:

Pino 1 - Polo negativo da bobina 1

Pino 2 - Negativo da bobina 2

Pino 3 - Negativo da bobina 3

Pino 4 - é o polo positivo de todas as 3 bobinas, ou seja internamente o final de cada bobinas esta conectado ao da outra o que da origem ao quarto pino (na imagem acima o quarto pino não aparece, mas ele existe)

O jeito mais fácil de acionar o motor é usar a própria placa do HD, simplesmente ligar o 5 volts na entrada de 4 pinos ( a que tem os pinos mais grossos) ou montar um driver:

-ligar no controle do motor de aeromodelo (os que tem motores brushless) ou fazer um circuito proprio ( é mais complicado e exige um conhecimento maior de eletrônica).

No seu caso como é de aeromodelo, creio que você tenha o circuito para controle remoto e etc. Você substitui o motor original pelo de HD(vai ter que pesquisar um pouco sobre o assunto, por que não sei bem como se faz) . Se você não tiver este é o circuito que roda o motor: 61ef725373758910fd93d8498423b455.jpg

Esse video ensina a fazer a troca com as partes de RC ( em inglês)

Espero ter ajudado

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em usar um controlador de velocidade com um arduino(não sei se você já conhece) também não sei se dará certo, ou só o arduino para fazer logo um teste no motor, depois eu irei fazer esse processo com os outros motores que tenho, já que estou tentando fazer um aeromodelo de quatro motores, chamado de quadcoptero, que é meio complexo... Será que dá certo eu fazer algum tipo de aeromodelo com 4 motores de hd, pois os que vejo são motores de menor rpm, a tensão muda também... O que acha?

Aqui está a imagem do meu hd ainda com o motor na placa...

A parte de cima:

imagem002.jpg

A parte de baixo:

imagem004.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço sim, funciona bem como driver (achei esse video, não sei se já tinha visto:

)até melhor que driveres secundários.

A ideia do quadcoptero é boa, já tinha visto para faze um mas nunca achei tempo para ir atras de peças... Você já pensou na fonte de energia ( bateria), e como fazer o controle de direção..?

Quanto a força dos motores, eles vão ser suficientes sim, já vi esse tipo de helicóptero com motores de 5mm de diâmetro.

Gostaria muito de saber como é seu projeto.

Achei esse site caso não tenha muita coisa definida ainda, ele ensina a fazer um com arduino ( é em inglês, me mande uma mensagem caso precise de ajuda com a linguagem): http://web.uvic.ca/~arasbm/quadcopter/www/

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O controle de direção é realmente complicado eu fazer só :(, mas vou dar uma pesquisada melhor na web pra tentar dar uma clareada legal e suficiente para evoluir nisso, e eu vou falar com meu professor para ver se ele me dá algum tipo de ajuda nessa parte, porque com o resto dá para ir evoluindo aos poucos, enquanto eu vou projetando e evoluindo na prática a parte de motores e estrutura da nave, eu vou planejando como será o controle de direção com meu professor e pela web. No caso de baterias, essa parte eu só vou me preocupar mesmo quando eu ja estiver o projeto todo planejado (pelo menos no papel) que é para dar uma noção do que eu precisarei realmente, e não errar na quantidade de energia que eu vou precisar e não obter bateria(s) errada(s), apesar de já ter visto na web muitas naves e atentar para as baterias usadas, ainda preciso de algo mais claro que só terei mesmo com as ideias planejadas no papel...:)

Tipo o projeto ainda são algumas ideias minhas, mas te repasso as coisas que forem se definindo com o tempo, pois o projeto nem projeto pode ser chamado ainda... rsrsrs, é vontade minha e de mais alguns colegas, mas com certeza eu vou adiante com isso... Qualquer coisa mais concreta eu vou te repassando... beleza?^_^

O vídeo é bem legal, e no caso do site que você me enviou deu pra entender legal, e o conteúdo dele será bem útil... O projeto que ele mostra é um pouco diferente do meu, pois a estrutura dele é diferente, e pelo que vi parece que o material parece algum tipo de isopor ou alguma coisa parecida, porém o material para estrutura até pode ser leve assim mas será difícil manter ele no ar, pois ele perde o controle fácil em lugares de ventos. E pelo que vi a nave está "torta", se você perceber ela sempre levanta um lado antes dos outros, mas como eu acredito que aquele é um protótipo é claro que precisará de melhorias, tenho certeza que se aqueles caras tiverem colocado adiante o projeto dará uma bela nave...:D

Vou postar um video que é proximo do que eu tento fazer... Não sei se dará pra fazer desse tamanho, mas será um parecido, eu espero..:lol:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=p8MsNe4_L00]Mini quadricoptero v929. - YouTube[/ame]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Muito obrigado por compartilhar suas ideias, sempre gostei muito de projetos seja mecânico ou eletrônico, até por que é uma boa fonte de conhecimentos.

Quanto as baterias, acho que você poderia usar umas de helicóptero RC (eu mesmo tenho uma de 5cm por 3cm de 3.7v- 2400mA) elas são bem leves por que não tem carcaça nem nada ( a minha pesa uns 70g no máximo, não sei bem ao certo)

F00852_S107_19_3_7v_240mAh_30C_Li_Po_Battery_SYMA_S107_S107G_Mini_Micro_RC_Helicopter_Heli.jpg

Mas quanto ao direcionamento andei dando uma pensada e acho que cheguei a uma solução.

Para a movimentação você pode usar o controle individual de velocidade dos motores da seguinte maneira:

- você tem 4 motores de mesma rotação, para ir para a direita diminua a força dos motores da direta e aumente os da esquerda, a aeronave irá inclinar com a direita mais para baixo que a esquerda, isso criará uma porção de vento (força) que tem direção horizontal da direita para esquerda, movendo o quadcoptero para a direita.

-para ir para frente diminua os da frente e aumente os de trás.... e assim sucessivamente.

Sinceramente não sei como fazer este controle, então fica de sua parte achar um jeito.

Boa sorte com o projeto, e obrigado pelo compartilhamento de ideias.

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Felipe.Z!!:D É eu vi esse sistema de controle, to pensando em tantar fazer por ele, por isso que já havia me referido no controle de velocidade dos motores em respostas anteriores, por causa do sistema de controle que queria usar... E as baterias a que você se referiu me parece ser muito boa, porém só um motor de hd consome de 5V a 9V, e a sua bateria é de 3.7V, porém até agora foi a mais leve que vi de 3.7V, vou procurar por essa marca, porque pode ser que tenha dessa linha com maior tensão, mas ainda não sei o quanto de energia vou precisar...:)

Felipe. Z Muito obrigado por compartilhar suas ideias comigo, foram muito úteis e serão levadas muito em conta ^_^, se eu conseguir realizar esse projeto não tenha dúvida q irei te procurar pra te mostrar todos os detalhes para caso um dia você queira fazer sua nave também... Foi muito bom compartilhar minhas ideias com você, espero que elas também sejam úteis como a suas foram pra mim... mas ficarei atualizando aqui no forum pra se você quiser acompanhar os passos do projeto, para vias de informação...:D

Olá MisterJohn!! Eu não sei se essa nave específica foi feita por esses caras ou foi pronto, mas existem vários videos com naves desse tipo feitos a "mão", caseiros, alguns sites vem com videos até explicando a forma que foi feita as naves, mostrando cada evolução e o que foi usado e tudo mais... Caso tenha algo a acrescentar em relação a esse tipo de naves se sinta a vontade, preciso do máximo de informações e se puder me ajudar agradeceria muito!! Qualquer dúvida estou a disposição no que eu puder ajudar...:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, estou gostando muito de acompanhar seu projeto.

A minha bateria não é a que esta na imagem ( essa bateria em particular retirei de um gps ) a imagem da minha real é a que esta anexada junto a resposta.

Mesmo assim pesquisei e achei esta aqui:

http://portuguese.alibaba.com/product-gs/1500mah-11-1v-3-cells-rc-lipo-battery-airplane-helicopter-battery-475738464.html

Pesa 120g e tem uma boa corrente levando em conta que é de 11v. Mesmo assim se precisar de menos peso pode usar algum tipo de circuito que aumentam a tensão da bateria... (eles baixam bem a corrente então isso é um gênero de última opção) já vi alguns por ai.

Seria ótimo continuar o tópico e ir expondo os problemas e soluções que você encontrar durante o desenvolvimento do projeto, resolvendo e expondo ideais até para uma pessoa que venha a procurar por esse tipo de conhecimento.:)

post-1053742-1388496682835_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente, só uma complementação a minha resposta anterior.

pensando sobre baterias peguei a camera que usei para tirar a foto e tirei sua bateria para dar uma olhada, acabei me surpreendendo, essa bateria de 3cmX3cm é menor e mais leve que a outra anterior com 3.7v e 1000mA e pesa somente 19g.

Acho que juntando 3 dessas você consegue uns 11v com 3000mA pesando uns 100g no total, uma opção barata e viável como fonte de energia.

(a bateria é da Samsung-modelo SLB-10A)

Ja me intrometendo em outra parte do projeto, você terá que realizar um teste com os motores, definindo hélices e vendo se eles realmente geram empuxo sobressalente de seu peso, senão vai te que trocar os mesmos.

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Felipe Z.!! Hoje falei com meu professor e ele falou que vai me ajudar na parte de baterias, questão de tensão e corrente de baterias e o que vou precisar pra ter energia suficiente para colocar esse treco pra voar... rsrsrs... Ficamos para discutir melhor o sistema de controle pois é um pouco mais complexo que a questão das baterias... Na parte dos motores do hd eu to com problemas pois os controladores de velocidade (ESC) que encontro não são compatíveis com motores com 4 pinos, porém me parece pelo vídeo que você me recomendou não precisará ligar os 4 pinos e sim apenas os três negativos, se for assim ficará melhor...

Olha esses controladores:

http://www.robocore.net/modules.php?name=GR_LojaVirtual∏=491

http://www.robocore.net/modules.php?name=GR_LojaVirtual∏=207

No meu caso acho que essa não dará certo pois só tem duas entradas para cada motor sendo que no meu caso são pelo menos três que preciso...

Em referencia a hélices eu estou lendo sobre elas, e segundo o que pesquisei quanto maior o rpm do motor maior será o tamanho da hélice, posso colocar uma menor porém ele vai ter velocidade mas vai perder força para subir ou descer aí o rendimento geral da nave cairá... No projeto escrito em si eu estou me referindo a hélice de tamanho 9, 10, ou 11, mas acredito que vou perder algum dinheiro no quesito hélices, pois acho muito complicado acertar de primeira... kkkk...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem vamos lá, acho que você teria de usar o do tanque Rover... 4 saídas para ESC com controle de potência, o que você precisa.

Para ligar os motores você usa um ESC comun desses de 3 pinos mesmo, o que você tem que fazer é identificar o pino comum das 3 bobinas e deixar ele sem conexão. Para fazer isso você vai precisar de um multímetro e do seu motor (obviamente). Objetivo é determinar o pino com menor resistência do que os outros ( todos os demais serão constantes).

IDENTIFICANDO O COMUM:

Pegue seu multímetro e bote na escala de valor mais baixo ( no meu caso 200 ohms), pegue a haste negativa do multímetro e bote em um dos pinos do motor e mantenha ele lá, agora com a outra haste encoste em cada um do demais pinos: o resultado será 2 pinos com a mesma resistência e um com sua resistência bem abaixo (esse com menor resistência é o pino comum). Se por acaso o primeiro pino que você botar a haste negativa for o comum (aconteceu comigo) o valor será igual para os 3 pinos (para ter certeza repita com outro pino).

Os resultados devem ser mais ou menos assim: (meus resultados)

haste preta no pino: demais pinos e resistência:

1 2: 3,8 ohms 3:3,8 ohms 4: 2,4 ohms

2 1: 3,8 3: 3,8 4: 2,4

3 1: 3,8 2: 3,8 4: 2,4

4 1: 2,4 2: 2,4 3: 2,4

LIGANDO O ESC

Com o pino comum identificado você simplesmente pegará os 3 pinos do ESC e conectara aos 3 pinos do motor deixando fora o pino comum.

quanto as hélices realmente não sei como determinar a correta, se não me engano a revista MAKE postou um vídeo em seu canal do youtube falando sobre como selecionar a hélice correta para cada motor. Vou tenttar achar e se conseguir te passo.

Felipe Z.

post-1053742-13884966831268_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei os videos, eles estão distribuídos em um gênero de série que se chama maker hangar, tem uma playlist de videos para seus primeiros projetos de aeromodelos RC, que componentes escolher, como montar.... te recomendo assistir toda a série ( são 15 videos), porém deixo os links individuais dos videos:

Sobre motores e hélices:

[ame=

]
[/ame]

Sobre baterias:

[ame=

]
[/ame]

Playlist completa:

[ame=

]
[/ame]

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe Z. Estou com muita dificudade de abrir o hd e realizar a parte final da retirada do motor, pois fiz todo o procedimento que você falou lá no início do post, porém ao retirar o parafuso do eixo do motor e retirar o disco não estou encontrando os parafusos do motor, para enfim retirar realmente o motor do "Case" do HD... A foto acima que coloquei do HD é um dos que tenho aqui e você pode me mostrar através destas fotos onde encontrar esses parafusos...:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você conseguiria me mandar umas fotos de como esta seu HD para eu saber como ele é poder descrever com mais precisão o que você precisa fazer. Pelas fotos acima, não consegui ver muita coisa, mas existem modelos que o motor tem outro tipo de trava que não um parafuso, porém para saber isso teria que ver ele.

Felipe Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...