Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
joao.sp

Problema com Placa de tablet: fuga de energia ou falta de aterramento - ajuda

Recommended Posts

Prezados, estou recorrendo à vocês do forum hardware pois não sei mais como resolver um pequeno problema que tenho.

Comprei um tablet importado (não tem no Brasil), e o mesmo até funciona legal, mas do nada após algum tempo ele tem toques fantasmas na tela, então tenho que desligar e religar a tela. Isso atrapalha.

Os toques fantasmas são na região onde está a entrada USB na placa, acontecem do nada depois de algum tempo de uso e sou obrigado a desligar e religar a tela.

Já atualizei firmware, e não resolveu, então enviei para 2 assistências técnicas:

Uma disse que era firmware e não poderia resolver pois não tinha ainda a firmware na internet (bobeira pois eu mesmo tinha a firmware e atualizei) e a outra disse que era touch screen e teria que comprar outro touch.

Porém postei videos no youtube na esperança de ajudarem e duas pessoas me disseram a mesma coisa:

Fuga de energia na placa onde conecta o carregador ou falta de aterramento, e um rapaz disse apenas: "banhe a região com cola quente e coloque um isopor entre o conector e a placa de sua fixação." Não entendi muito como fazer isso.

Na esperança que alguém aqui entenda um pouco do assunto e possa me auxiliar, vou postar algumas fotos da placa e se souberem algo, agradeço desde já a ajuda.

Obs: Sou de SP Capital, caso saibam algum local que resolva e puderem me indicar, também serve. Muito obrigado pela atenção.

Fotos abaixo.

4df6.jpg

36oh.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja se tem como diminuir a sensibilidade da tela.

Estas são capacitivas e são ativadas quando tocadas, pois o toque dos dedos movimentam cargas elétricas muito pequenas que são amplificadas até o circuito eletrônico e software de controle entender que é um toque.

Acontece também que a rede elétrica é 220V ou 127V, onde um dos dois terminais da tomada é aterrado nas subestações de energia e mesmo nos postes de energia.

Sendo assim um daqueles terminais da tomada vai estar energizado em relação ao chão da sua casa. Este terminal da tomada chama-se fase e dará 127 ou 220V em relação ao chão.

Circuitos eletrônicos muito sensíveis podem sofrer interferência com isso caso não estejam devidamente blindado ou aterrado, pois a tensão da fase (220V ou 127V) "vaza pelo ar" em caminho ao chão, porém a eletricidade sempre procura o caminho mais curto e a freqüência de 60Hz da rede acaba passando por dentro dos circuitos atingindo o chão e causando interferência.

Um grande exemplo é quando um amplificador está com um cabo plugado em sua entrada de microfone, mas sem que o microfone esteja na outra ponta do cabo. O amplificador vai ficar roncando pois o microfone não vai estar lá para aterrar a ponta do cabo que amplifica o sinal, então esta vai amplificar a freqüência 60Hz da rede elétrica que vaza através do ar até o solo.

Como disse antes, as partes sensíveis dos circuitos eletrônicos tem que esterem devidamente blindadas e aterradas, mas no seu caso não pois a parte sensível do circuito que está exposta é a tela e ela tem que ficar mesmo exposta e não blindada.

Uma possível solução seria abaixar a sensibilidade da tela via software.

Caso não tenha como fazer isso ou o procedimento não resolva então é defeito mesmo.

Não faria nenhum sentido modificar o projeto do equipamento fazendo armengues. Era para ele funcionar perfeitamente. Caso não tenha como ajustar, caracteriza defeito. Mande reparar ou compre outro.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda Albert

Tentei colocar root no meu tablet para mexer com a sensibilidade da tela, mas infelizmente não consegui rootear o mesmo.

Vou tentar ainda de alguma forma diminuir a sensibilidade da tela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×