Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
malepobox

Porta paralela, queima de 4n25

Recommended Posts

Olá pessoal.

Estou numa enrrascada que dá gosto.

Peguei os pinos de D0 à D5 da porta paralela e liguei cada um no anodo de um 4n25 (5 acopladores 4n25).

O catodo de cada 4n25 foi para GND através de um resistor de 210R.

Pelo datasheet, parece correto, mas está queimando um atrás do outro.

Medi todos os pinos de D0 a D5 para GND e o resultado é de 3,1V.

O que pode estar errado?:confused:

Tem um outro problema... Quando ligo o PC, D0 à D7 já entram em nível alto e isso não poderia ocorrer, pois já dispara todos os relés ligados à ele.

Coloquei uma procedure no Delphi para desligar todas as saídas, mas o problema é que enquanto o micro inicia, já dispara os pinos da paralela antes de inicializar o Delphi. Podem ajudar.... Grde abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem um outro problema... Quando ligo o PC, D0 à D7 já entram em nível alto e isso não poderia ocorrer, pois já dispara todos os relés ligados à ele.

Coloquei uma procedure no Delphi para desligar todas as saídas, mas o problema é que enquanto o micro inicia, já dispara os pinos da paralela antes de inicializar o Delphi. Podem ajudar.... Grde abraço

Não tem jeito,voce teria que fazer alterações no Hardware que comanda os reles,tem pessoas que só liberam a alimentação do circuito depois que o programa zera os dados da paralela.

Outro detalhe é que pode ser o lado do circuito dos reles que estão queimando o 4N25 e não a saida de dados da paralela.

Poste o circuito elétrico que está usando.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

você pode trocar os resistores pode maior valor (500homs ou maior), mesmo seu calculo parecendo ser correto, esses acopladores conseguem "chavear" mesmo usando valores bem maiores q o q você usou.. tenta la

Compartilhar este post

Link para o post

Paralela.jpg

Olá pessoal.. segue o esquema... Os 4n25 nas entradas coloquei porque elas vão ligadas em pedais por fora do circuito. É para proteger a porta... mas se tiver solução melhor, agradeço as dicas.

Com o pino D6 (sempre habilitado, pensei em colocar todos os pinos de entrada para nível alto, evitando assim ruídos que possam interferir com o estado dos pinos de entrada (disparo acidental) Está correto isso, ou tem outro jeito?

Quanto aos 4n25, acho que não estão aguentando a corrente que puxa o relé, apesar dos cálculos. Se os colegas acham que tem um jeito melhor, agradeço as dicas.

Quanto à observação do nosso amigo, VTRX, será que através dos pinos de controle da porta, não posso inibir esse nível alto quando o PC é ligado? Pergunto porque eu mesmo nem imagino para que servr esses pinos de controle. Tb poderia deixar um relé ligado à um dos pinos de D0 à D7 que ligaria a alimentação depois que o Delphi entrasse e zerasse as saídas. Assim, quando o PC partir, vai ligar todos os pinos, e um relé num desses pinos, muda o contato para desligar a fonte. Assim que o Delphi entrar, desaciono esse relé. O que acham? Pergunto porque sei que você tem muito + experiência e podem dar dicas mais funcionais.

Neste caso, vou utilizar 6 pinos (D0 à D5) aí sobram duas portas.... Uma já usei A D6 mencionada logo no início do texto

Agradeço a resposta.....e tenham um ótimo dia.

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso o ci uln2003 e a porta aciona muito bem apenas o pulso de acionamento é nivel baixo pois me parese que a porta paralela me corrigem se estiver falando besteira ela descansa em nível alto para ULN isso é bom pois o mesmo estará com suas saídas fechadas e ficara frio se comportando como um pnp mas no momento que liga o pc tudo é acionado e logo depois desliga tratasse de um teste que o setap ou a bios faz no momento de acionamento do pc

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Circuit... Bom dia e agradeço sua resposta.

Pode postar um esquema de como ligo esse UNL2003 nos pinos D0 à D7 e nos relés?

Agradeço a dica.

Opa... O uln2803 não é a mesma coisa??? Assim tenho um pino a mais...

Se não,. qual a diferença entre os dois? Olhei seu esquema interno e parece igual só que com 1 porta a mais....

Compartilhar este post

Link para o post

ola os dois ci são a mesma coisa em relação a acionamento a unica diferença é que o ULN 2803 é 8 entrada e 8 saida diferente do 2003 que é 7

o circuito que montei é esse que estou postando , mas foi uma copia do circuito original que se encontra no site roger.com que alen de mostrar varios circuitos tem soft para experimento muito interessantes e didático tambem em relação ao 4n25 eu não sou expert em ler data sheet mas tenho a impregnação que ele trabalha somente com acionamento rápido quando fica diretamente acionado ele esquenta muito pois foi assim que ele se comportou da ultima vez . em outro circuito não na porta paralela ok

voltando ao 2003 gostaria de corrigir ele não é igual a um transistor pnp ele é acionado por pulsos positivos mesmo , cada pulso em sua entrada é o que vale acionamento para terra como mostra na figura pois o motor esta o tempo todo com 12 volts mas consertesa sera a melhor opção pois desta forma não falha e nem esquenta o ci que na realidade estara acionando a L primaria de um relê

post-988637-13884966829119_thumb.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Olá circuit.

Boa tarde.

Agradeço sua resposta.

Eu já tinha visto essa esquema no site do Rogercom.

Posso usar um ULN2803. Nas entradas, ligo direto em D0 à D7 e as saídas (quando ativado vai para gnd) ligo em uma das extremidades da bobina do relé.. A outra para + 12VCC.

Resumindo.... O protocolo em Delphi foi modificado para "segurar" a saída em alto e "baixo" como quero.

No evento onShow do Delphi,mando desligar todas as saídas na inicialização.

O problema está na hora do Booth do PC.... Antes de entrar o Delphi, as saídas já foram para nível alto e isso não pode ocorrer nessa aplicação.

Via software, sei que não tem jeito, além do que fiz no Delphi.

Precisaria ser via hardware para garantir que todos os pinos, mesmo que forem para nível alto, não acionem os relés da placa. Aí quando o Delphi entra, Zero os pinos.

Pensei em cortar a alimentação até entrar o Delphi, mas não estou conseguindo um modo

que realmente funcione.

De qq forma agradeço a dica e se os amigos puderem ajudar, agradeço e muito.

Compartilhar este post

Link para o post
No evento onShow do Delphi,mando desligar todas as saídas na inicialização.

Não seria mais eficiente no evento "ONCreate"?

Corte a alimentação para evitar o boot.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal..

O problema dos pinos irem para nível alto na inicialização do PC, em meu caso não pode ser assim.

Pensei no seguinte:

Pino D0 vai para um pino de entrada de um PIC16F628a e um pino de saída vai pára uma entrada de ULN2803 que converte +VCC para GND.

Com esse GND (se disparado pelo pic, via D0) e +12VCC ligo o relé... Ok.

Até aqui, acho que estpá certo (corrijam por favor)

No pic escrevo uma rotina que se pino entrada for 1, a saída =1

se pino entrada for 0, a saída=0.

Antes disso, faço um loop de tempo.. um delay de alguns minutos, até que o micro inicialize e carregue o Delphi (pelo menu iniciar)

Mesmo com os pinos do DB 25 em nível alto na inicialização, "seguro" as saídas no Delay que falei.

Quando o Delphi carregar, entra uma rotina que fiz na abertura que zera os pinos D0 à D7.

Pode funcionar? Só não sei como escrever isso no pic.

Estou aprendendo C ainda.

Pesnei assim..

Contador..

Delay de 3 minutos por exemplo (ajusto da melhor forma)

Enquanto não vencer esse tempo, o PIC não sai do loop e não executa as rotinas de comparação de entradas para liberar as saídas ou não.

Importante é inicializar as entradas como "0" (nível baixo)

Pode funcionar?:confused::wacko:

Outra pergunta.. O PIC e o ULN vã proteger a porta ou ainda vai precisar uns 4n25 entre o DB25 e o resto???

Compartilhar este post

Link para o post

pode ligar o ULN diretamente

você pode também montar um circuito com ci 555 na configuração timer e sua saida acionando um transistor chave que por sua vez acionara o uln para que toda vez que acionar o pc o timer só ira chavear apois ter estabilisado tudo ou usar uma saida da porta paralela para ser a saida que ligara as demais que acha?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Vtrx... Não sei como. porque se usar u,m relé para cortar a alimentação, corto o sistema todo e sem volta. Pode explicar melhor?

Pensei em uma situação e pode ser que dê, mas a opinião de vocês do fórum é importante para mim. Tá no post acima, baseado na ideia do amigo circuit

Compartilhar este post

Link para o post

Sem usar PIC,voce pode montar um temporizador com um transitor que aguarda alguns segundos e depois libera um rele que chavea o terra dos reles.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos.

Será que o ULN direto nas saídas do DB25 garante contra algum problema que venha a danificar o PC?

Grato pela resposta

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais