Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Wesley Queiroz

Preciso de ajuda! Computador dando choque!

Recommended Posts

Olá amigos do Clube do Hardware. Como o tópico já diz, estou com um pequeno probleminha (espero que não seja um problema mais grave).

Vou explicar minha situação.

Dezembro do ano passado, após ficar 6 meses sem computador (queimou), ganhei um novo. Alegria total, computador novo, férias... curtição nos games.

Após 1 mês, minha alegria acabou. Meu computador simplesmente queimou a placa mãe e o processador. Levei-o para a autorizada e logo chamei um técnico para me dar uma ajuda sobre o que fazer, pois, em 9~10 anos usando computadores, já perdi uns 3 (sem contar com o novo que queimou, que graças a Deus estava na garantia).

O técnico, após uma breve inspeção, perguntou se eu usava estabilizador. Falei que sim, usava um estabilizador, então ele confirmou que o problema seria na falta de um aterramento.

Compramos materiais, quebramos a parede, o chão e ele colocou o aterramento.

Pois bem, após 2 meses, conheci o Clube do Hardware e li sobre o problema dos estabilizadores, logo, deixei-o de lado. Até aí tudo bem, estive feliz, pois meu computador não estava mais dando os famosos "tectec" e não havia mais ocorrido nenhuma queima de peça.

Porém, como nem tudo são flores, ontem estive mexendo no computador enquanto ele estava ligado e constatei que ele dava pequenos choques na parte lateral, nada muito forte, pareciam pequenos beliscões, mas me deixou preocupado.

Bom gente, meu problema é esse, vou deixar uns links de imagens, que é pra mostrar a vocês como está instalado as coisas aqui em casa, pra ver se tem erros etc.

-> Aterramento: Na imagem, da pra ver o piso, foi quebrado ali e foi colocada a haste de cobre. Em baixo da tomada até o piso, foi quebrado, o técnico colocou um eletroduto para proteger os fios, colocou na haste e os colocou na tomada. (Não reparem no simbolo mal feito do batman) 7jvm.jpg

-> Computador: As partes dentro do "quadrado" vermelho e nas pontas (marcadas de vermelho) são onde geralmente dão os pequenos choques. ujeb.jpg

-> Extensão: Como não iria usar mais o estabilizador, meu tio falou que essa extensão daria conta. 0h45.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso aí ou é aterramento mal feito ou é neutro e fase invertidos naquela tomada instalada verticalmente ali na parede. Será que não tinha como botar a tomada na posição certa? Uma outra possibilidade é os fios estarem invertidos nesse filtro Forceline daí, que é muito e muito ruim. Mas de qualquer forma os beliscõezinhos não vão danificar hardware nenhum não.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Kayke!

No caso da tomada, eu não entendo muito disso, mas acho que não seria possível colocá-la na horizontal, desde que meu quarto foi construído (isso já tem uns 10 anos) essa tomada é assim.

No caso do filtro de linha, o recomendável seria usar um da clamper, o multi-proteção, não é?

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado Kayke!

No caso da tomada, eu não entendo muito disso, mas acho que não seria possível colocá-la na horizontal, desde que meu quarto foi construído (isso já tem uns 10 anos) essa tomada é assim.

No caso do filtro de linha, o recomendável seria usar um da clamper, o multi-proteção, não é?

Querendo uma maior proteção sim. Genéricos como o Bright 06722 ou o Mtek 6 tomadas já são melhores que nada ou que o Forceline e capazes de uma proteção básica.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aí é aterramento mal feito, ou problemas nos teus cabos ou na própria extensão e tomada. Por fase e neutro invertidos não faria diferença nenhuma desde que estivesse bem aterrado. O ideal seria você conferir com um multímetro como está o aterramento, as vezes colocam um fio muito fino para o terra, e acaba se cortando dentro da tomada.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom amigo , é normal isso , uma vez eu estava junto ao computador do meu pai , ai eu encostei no chão e tomei um choque , outro dia fui trocar a bateria CMOS do meu computador e esqueci de desligar o estabilizador , ai eu quando toquei no gabinete , levei leves choques . Amigo , estabilizador e No- break são assim mesmo , dão choque nao sei por que rss. Fique tranquilo

Compartilhar este post

Link para o post
Bom amigo , é normal isso , uma vez eu estava junto ao computador do meu pai , ai eu encostei no chão e tomei um choque , outro dia fui trocar a bateria CMOS do meu computador e esqueci de desligar o estabilizador , ai eu quando toquei no gabinete , levei leves choques . Amigo , estabilizador e No- break são assim mesmo , dão choque nao sei por que rss. Fique tranquilo

Amigo discordo, para um computador numa tomada aterrada não é normal de jeito nenhum! Senão qual seria a utilidade de aterrar a tomada??

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos que responderam.

Só mais uma coisa, que eu não falei.

Como "os ferrinhos" do filtro de linha não é a mesma da tomada, eu tenho de usar um T, ou benjamim (não sei o nome no estado de vocês). Pode ser isso também que está proporcionando os choques?

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado a todos que responderam.

Só mais uma coisa, que eu não falei.

Como "os ferrinhos" do filtro de linha não é a mesma da tomada, eu tenho de usar um T, ou benjamim (não sei o nome no estado de vocês). Pode ser isso também que está proporcionando os choques?

de nada adianta colocar fio terra na tomada e colocar um "t" que não liga o pino do fio terra (_(

Troque o filtro por um decente, que use o padrão novo de tomadas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais