Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a potencia indicada de um nobreak para um fonte de 1200w


onuvemnegra

Posts recomendados

Prezados amigos,

Tenho um pc com as seguintes configurações:

Processador I7-990x, 12mb cache

4 pentes de Memoria Kingston DDR3 1333 4gb

Placa de video Nvidia GTX-590 3gb DDR5 768 bits

Placa mãe Gigabyte GA-X58A-UD9

SSD Intel Sata 3 250gb

Gravadora DVD

Cooler H50 Corsair

Fonte Mtek Xtreme MF-1200, 1200W reais c/ PFC

De acordo com esta configuração, qual teria que ser no mínimo, a potencia de um nobreak incluindo o monitor? posso usar nobreak? estabilizador? filtro de linha? ou ambos?

:rolleyes: to com esta dúvida faz tempo. Estou usando um nobreak de 1000va, e tenho medo de repente de estragar algum dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fontes e Energia

Informações, dicas e problemas com Fontes de Alimentação ATX, AT, Estabilizadores, No-Breaks, filtros de linha, instalações, aterramento, etc.

apenas, ainda, para critérios de dica, apenas

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Fontes-de-Alimentacao-Com-Certificacao-80-Plus-Falsa/2043/2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes e Energia

Informações, dicas e problemas com Fontes de Alimentação ATX, AT, Estabilizadores, No-Breaks, filtros de linha, instalações, aterramento, etc.

apenas, ainda, para critérios de dica, apenas

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Fontes-de-Alimentacao-Com-Certificacao-80-Plus-Falsa/2043/2

ilkyest, me desculpe a ignorância, li o tópico, mas continuo com uma dúvida: Se a minha fonte é de 1200w, ela não precisaria de um nobreak de potencia igual ou superior? ou tenho que levar em conta somente o que realmente os componentes do computador demandam + monitor + caixas de som (logitech 5.1) ignorando a potencia da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro passo é ver se um nobreak é indicado e o segundo passo qual seria a potência dele.

Se o uso do nobreak for indicado, ou seja, caso haja necessidade dele, a eficiência da fonte precisa ser considerada nos cálculos da potência. Se a fonte é de 1200W o computador supostamente consome isso ou quase isso. Tendo a fonte uma eficiência em torno de 80% (supondo a média das fontes medianas no mercado), teremos 1200/0.80=1500W + 40W do monitor, ou seja, um total de 1540W mínimos para o nobreak. Como a fonte tem PFC ativo, o nobreak deve ser senoidal. Os fabricantes de nobreak nem sempre informam a potência em W, contrariando norma do INMETRO. Se a potência do nobreak estiver informada apenas em VA, é preciso converter para W para ver se bate com os 1540W mínimos necessários. Essa conversão depende do fator de potência de cada nobreak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, por exemplo, para um nobreak com fator de.potencia 0,7, você precisara de um nobreak de 2200va. Se o nobreak tiver um fator de potencia 0,5 o valor sobe pra 3000va.

ou seja, supondo que você realmente tenha um computador que necessite de uma fonte de 1200w (um processador core I7 parrudo + 4 placas de video mais parrudas ainda ligadas ao mrsmo tempo), você tera que desembolsar mais uns 3mil reais para um nobreak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados amigos,

Tenho um pc com as seguintes configurações:

Processador I7-990x, 12mb cache

4 pentes de Memoria Kingston DDR3 1333 4gb

Placa de video Nvidia GTX-590 3gb DDR5 768 bits

Placa mãe Gigabyte GA-X58A-UD9

SSD Intel Sata 3 250gb

Gravadora DVD

Cooler H50 Corsair

Fonte Mtek Xtreme MF-1200, 1200W reais c/ PFC

De acordo com esta configuração, qual teria que ser no mínimo, a potencia de um nobreak incluindo o monitor? posso usar nobreak? estabilizador? filtro de linha? ou ambos?

:rolleyes: to com esta dúvida faz tempo. Estou usando um nobreak de 1000va, e tenho medo de repente de estragar algum dos componentes.

Olá.

Pelo tanto que já li sobre isso, recomendo que você NÃO use Nobreak,

muito menos com uma super fonte dessa, a não ser que você queira

arriscar a sua fonte confiando num nobreak quando faltar luz na sua casa.

Mesmo assim, sem faltar luz, a fonte vai sofrendo muitos danos

enquanto estiver "pendurada" num aparelho que talvez resolva menos

proteções que a fonte, ou nenhuma de todas aquelas imperfeições

da transmissão de energia elétrica.

Eu li mesmo muito sobre isto, aposentei o meu nobreak e joguei fora o

meu caríssimo estabilizador: Perdi uma fonte novíssima 500W, utilizando

esses aparelhos desnecessários (eu aprendi isso, aqui e comigo deu certo).

Não arrisque uma fonte tão boa quanto a sua.

Sugestão: use um Protetor, é um filtro de linha com verdadeiras proteções.

Obs.: Eu falei somente de possíveis danos na fonte (e é quem está ali para

aguentar os trancos), pior seria com o restante de seu equipamento

de 1ª linha, atuais e caros.

Um abraço.

PS. Opinião de um leigo que leu muito e obteve resultado positivo

neste caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico grato pelas respostas, entendi bastante, tenho só mais uma dúvida. aqui nesta cidade a energia oscila muito, usando um filtro de linha isso iria resolver? qual um bom filtro de linha? o problema ficaria por conta de quedas na força. poderia talvez ate corromper arquivos, ou o S.O. meu raciocinio está certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua fonte funciona em normalmente em qualquer tensão entre 90v e 264v. Certamente aí a sua casa a energia não oscila tanto assim. E mesmo que oscilasse, sua fonte continuaria trabalhando normalmente, como se nada tivesse acontecido. O que você precisa se preocupar é com surtos de energia. Estes sim, queimam seus equipamentos. Não é a queda da energia que queima algo, e sim o surto de energia que vem junto com a queda. Para precaver disso, o correto é utilizar um filtro de linha com proteção contra surtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá onuvemnegra.

Nosso amigo braconius, sanou a sua dúvida.

Ainda acrescento: Protetores de energia, para um aprendiz dos fundamentos como eu,

é um super filtro de linha, que também tem algumas proteções, que nem fontes genéricas tem.

Procure talvez aqui mesmo no Clube do Hardware, algo sobre protetores de energia, (não lembro agora).

Não é um equipamento caro; o meu, "Protector SMS Cleam Energy" que uso há bastante tempo,

custou aqui no Rio, 35 reais, claro, existem vários, mas, este vem com 4 proteções,

inclusive contra surtos de tensão, funcionando já há quase 3 anos, só ele no PC.

Certamente, você encontrará outras marcas; escolha.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal, desculpe-me ainda está postando, é que não quero ficar com nenhuma duvida mesmo. É o seguinte:

A fonte tem estas especificações (ênfase onde diz 15 A max):

Eficiência: 80% (mínimo) com carga total

Corrente de entrada: 100 ~ 240 Vac: 15 A max

Frequência de entrada: 47 Hz ~ 63 Hz

A maioria dos filtros de linha são de 10 A. Então eu estou entendendo mal, a respeito da corrente, sendo a fonte de 15 A e o filtro de 10 A? ou isto não tem nada a ver? Ou eu tenho que comprar um filtro de linha que seja igual ou superior a corrente da fonte? É esta a minha dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal, desculpe-me ainda está postando, é que não quero ficar com nenhuma duvida mesmo. É o seguinte:

A fonte tem estas especificações (ênfase onde diz 15 A max):

Eficiência: 80% (mínimo) com carga total

Corrente de entrada: 100 ~ 240 Vac: 15 A max

Frequência de entrada: 47 Hz ~ 63 Hz

A maioria dos filtros de linha são de 10 A. Então eu estou entendendo mal, a respeito da corrente, sendo a fonte de 15 A e o filtro de 10 A? ou isto não tem nada a ver? Ou eu tenho que comprar um filtro de linha que seja igual ou superior a corrente da fonte? É esta a minha dúvida.

Ai aonde você opera, em Imperatriz, no Maranhão, a tensão certamente é de 220 Volts correto???

Desse modo mesmo que sua fonte opere desde 90 até 265 Volts AC, ela vai ser alimentada tipicamente com a tensão de 220 Volts..

Mesmo que sua config demandasse a totalidade dos 1.200 Watts que sua fonte é capaz de entregar, verdadeiro absurdo, impossível de se acreditar, exagero total, ela, que deve ter uma eficiência por volta dos 80%, haverá de demandar da tomada que a alimenta algo como 1.200 Watts / 0,80 = 1.500 Watts..

Ora amigo, 1.500 Watts /220 Volts dá uma corrente de pico da ordem de 6,8 Amperes. Esse dai é o pico de corrente em regime que sua fonte deverá tomar.. Nada mais do que isso dai..

Portanto um bom filtro de linha limitado aos 10 Amperes, está mais do que suficiente para alimentar a mesma..

Ainda que mal pergunte, existe uma, umazinha só, boa razão para adotares fonte de alimentação com tamanha capacidade de entrega de energia???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendi, tem só um porém, faz dez dias que mudei para a cidade de Sinop - MT, e aqui a energia é 110v, então como ficaria o cálculo? pela maneira como você fez ficaria acima de 10

Nada como ter as corretas informações, para ajudar.. Ai em Sinop, a tensão provavelmente é de 127 Volts e sim a corrente, se sua fonte for exigida ao extremo, deverá ficar pouco acima de 10 Amperes..

A dúvida é se sua config vai pedir a totalidade dos 1.200 Watts. Afinal, não respondeste a pergunta do porque de adotar tamanha fonte de energia..

De posse de sua config daria de avaliar a demanda de pico, mas sem a mesma não tem como..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller sou muito grato por sua ajuda. Hoje estou ciente de que é muito disperdício, na época em que comprei, se tivesse seus esclarecimentos, certamente não teria comprado esta fonte, pois não precisaria. a minha configuração segue abaixo:

Processador I7-990x, 12mb cache

4 pentes de Memoria Kingston DDR3 1333 4gb

Placa de video Nvidia GTX-590 3gb DDR5 768 bits

Placa mãe Gigabyte GA-X58A-UD9

SSD Intel Sata 3 250gb

Gravadora DVD

Cooler H50 Corsair

Fonte Mtek Xtreme MF-1200, 1200W reais c/ PFC

Gostaria de te perguntar somente mais uma coisa: Esta placa mãe vem com duas entradas para conectores 12v e a fonte tem um conector 12v 8 pinos e um EPS 12v 8 pinos, encaixando certinho com a placa. eu devo usar os dois conectores ou somente um? Se não for pedir demais tb, veja quanto de potencia demanda esta minha configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller sou muito grato por sua ajuda. Hoje estou ciente de que é muito disperdício, na época em que comprei, se tivesse seus esclarecimentos, certamente não teria comprado esta fonte, pois não precisaria. a minha configuração segue abaixo:

Processador I7-990x, 12mb cache

4 pentes de Memoria Kingston DDR3 1333 4gb

Placa de video Nvidia GTX-590 3gb DDR5 768 bits

Placa mãe Gigabyte GA-X58A-UD9

SSD Intel Sata 3 250gb

Gravadora DVD

Cooler H50 Corsair

Fonte Mtek Xtreme MF-1200, 1200W reais c/ PFC

Gostaria de te perguntar somente mais uma coisa: Esta placa mãe vem com duas entradas para conectores 12v e a fonte tem um conector 12v 8 pinos e um EPS 12v 8 pinos, encaixando certinho com a placa. eu devo usar os dois conectores ou somente um? Se não for pedir demais tb, veja quanto de potencia demanda esta minha configuração.

Amigo.. Sua config demanda, no pico do pico, menos de 450 Watts. Uma boa fonte de 600 a 650 Watts atenderia com extrema folga ainda a essa sua config..

Olhe ai o exercício de cálculo da demanda de pico da mesma: onuvemnegra_zps05b18bf7.jpg~original

Ao invés de comprares uma ótima fonte com essas características preferiste, optaste por adotar uma fonte de origem extremamente duvidosa como essa Mtek de prometidos 1.200 Watts..

Seu selo de homologação no programa 80 Plus é tão confiável quanto nota de R$ 3,00. como se pode ler ai nesse artigo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Fontes-de-Alimentacao-Com-Certificacao-80-Plus-Falsa/2043/2

Típica fonte que quando vejo torço o nariz...

Quanto a colocar dois conectores EPS inseridos na Placa-mãe, sua fonte não os tem..

Ela tem um conector EPS e o outro, ou outros de 8 pinos, é do tipo PCI-e 6+2

Se olhares bem vais ver que ambos tem fios preto e amarelos (12 Volts) porém os polarizadores (ferrolhos) estão em lados distintos, ou seja, se colocar ali dá curto na fonte direto ou manda energia de 12 Volts para a placa mãe, com polaridade invertida. É fria, não vai operar e pode danificar.. Tens uma fonte que se diz porrada mas que não tem por onde tirar essa energia lá de dentro.. Legítimo "Belo Antônio" bonitinha mas fresca..

Objetivando e repetindo o que já te foi dito..

- Do ponto de vista da corrente de pico: Se a demanda for de 450 Watts e a eficiência de 80% ela vai tomar da parede algo como 450/0,8 = 560 Watts, que divididos por 127 Volts da alimentação resultam em 3,5 Amperes e deu... Jamais aqueles 15 Amperes das características...

- Do ponto de vista no-break, terás de usar com a mesma um daqueles senoidais puros (tipos 2 ou 3 dessa análise dai): Entenda os diferentes tipos de no-break

Como erraste no dimensionamento da fonte, se desejares colocar um no-break, vais ter de continuar errando. Faltou ler isso dai, principalmente em sua dica de número 8: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Ai seu no-break, na ponta do lápis, deveria ter uma capacidade final de algo como 1.200/0,8 + 50 = 1.550 Watts

Olhe só, do tipo 3, teria de ser algo mais ou menos assim: http://www.atera.com.br/produto/9130-2KVABR/Nobreak++Eaton+9130,+2KVA+1,8KW+120+120V+dupla+conv.

Mas se a queda de energia não for um problema para salvar o conteúdo por ti gerado no PC, um bom filtro de linha vai dar a ele a necessária proteção elétrica desejável..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...