Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC novo congelando - Vários testes já feitos


DavidLago

Posts recomendados

Olá, Saudações a todos do Clube do Hardware. Há anos não venho aqui, na verdade nem lembro mais qual é o meu login antigo.

SOBRE MIM

Fui técnico de microinformática (acredito que um bom técnico :P) durante uns 8 anos, mas em 2010 voltei a trabalhar como analista de servidores (Windows, Linux e Virtualização) em uma multinacional brasileira. Então, sabe como é, ficar sentado em uma cadeira o dia todo, barriga começando a aparecer, e a inevitável desatualização em relação aos hardwares e novas ferramentas.

O PROBLEMA

Após alguns anos aguentando um Core2duo @2.93Ghz com 4GB de RAM DDR2, resolvi - após a queima da minha placa de video - montar um outro computador.

Eis o que escolhi: i7 3770k @ 3.40, 16GB Ram ddr3 (2x8GB Kingston), GTX 470, Asus P8B75-M LE, Seagate Barracuda ST500DM002 @6GB/s, 1 placa de rede PCI-E x4 1GiB Adicional, 1 Placa de Som PCI CMI8738 da Creative. A fonte é a mesma, uma Corsair de 600W reais.

Windows 8 x64 Professional Original instalado, primeiros dias, tudo legal. Depois congelou. Reiniciei, algumas horas depois, congelou de novo. Comecei a tentar descobrir o porque.

Sintomas:

- Não há tela azul, dump de memória, ou reinicialização automática. Somente congelamento. A tela se mantém estática, o Num/Scroll/CapsLock não funcionam, etc.

- Não há no eventviewer nenhum evento que possa ter causado o congelamento.

Testes Realizados:

- Primeiro teste, se nada mudou: Memória:

Rodei o MemTest86 do HirensBoot 15 durante 6 horas, depois mais 11 horas seguidas. Não deu nenhum erro.

- Segundo teste: Processador:

Rodei o Heavy Load, uma ferramenta que estressa o processador em 100% o tempo todo, vocês devem conhecer. Rodei durante umas 3 horas, enquanto monitorava a temperatura de cada core. Nenhum chegou a mais de 70°C, e o PC não congelou.

- Terceiro teste: Placa de video (não necessariamente deveria ser, mas foi o que foi):

O HeavyLoad também tem sua opção para estressar a placa de video, rodei por umas 3 horas, a temperatura chegou a 88°C, e não travou. Mas para a placa, 88°C quando em 100% é até bom (pelo menos há alguns anos atrás era).

- Quarto teste: Disco

Rodei o HDInfo, por algumas horas, ele faz um teste de leitura e escrita (em blocos não usados) e tira uma média após 1, 2 ou 3 horas. Bom, a média foi 129MB/ps de leitura e 88,9MB/ps de escrita. Não congelou também.

Daí comecei a voltar para o SO.

Comecei a perceber que o computador congelava mais quando eu deixava algo baixando durante a noite toda ou durante o dia, quando chegava em casa do trabalho, ele estava congelado. Driver da placa de rede? Eu havia instalado todos os drivers, mas vi que o driver da placa de rede onboard estava o assinado pela Microsoft. Baixei outro driver direto do site do fabricante, e instalei. Mas ainda sim, o computador congelou mais uma vez.

Vou tirar as placas conectadas na MoBo, de som e de rede, e ver se continua travando (a placa adicional não está em uso no momento). Além disso, estou começando a ficar sem ideias do que testar. Vocês conseguem listar mais testes e ferramentas novas para efetuar mais testes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações, David,

Windows 8 x64 Professional Original instalado, primeiros dias, tudo legal. Depois congelou. Reiniciei, algumas horas depois, congelou de novo.

Realmente você já realizou uma boa bateria de testes.. Eu já havia assinado este tópico para ir acompanhando o desenrolar.

Sugestão? Bom, vi que ainda parece haver alguma dúvida se o problema está sendo causado por software ou hardware. Haveria a possibilidade de fazer mais um teste com apenas um módulo de memória instalado (e sem as outras placas)? Sim, li que já rodou o teste de memória e passou...

Outro teste talvez mais desagradável seria instalar (temporariamente) o Win7 de 64 bits em outra partição e ver se os mesmos sintomas acontecem. Ou até mesmo um Linux bootável para deixar a máquina ligada por um bom tempo (baixando alguma coisa?) e ver se tempo prolongado de funcionamento faria o sistema congelar.

[]'s

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...fazer mais um teste com apenas um módulo de memória instalado (e sem as outras placas)? Sim, li que já rodou o teste de memória e passou...

...instalar (temporariamente) o Win7 de 64 bits em outra partição e ver se os mesmos sintomas acontecem.

[]'s

LNW

Opa!

Obrigado pelas respostasm LNW.

Vou seguir os dois conselhos. Por sinal, comprei um SSD de 128, deve chegar esta semana, então não vou fazer mais testes no HD. Vamos ver o que acontece quando eu instalar o SSD.

Vou instalar um CentOS em um HD reserva que tenho e um Windows 7 em outro. A grande maioria das coisas que preciso estão nos HDs adicionais, então não vejo problema em fazer isso. Vou passar uma semana com o Windows 7 e ver se congela em algum momento.

Vou ver como vou fazer com o CentOS primeiro, mas acho que dá para usar ele no meio da semana que vem, e deixar sempre ligado para ver se congela alguma vez.

Outra coisa interessante, que tá até me dando esperanças, é que desde terça ele não congelou mais, após a instalação do driver de rede do fabricante. Eu tinha falado que havia travado de novo depois da atualização do driver, mas vi que eu não havia reiniciado depois de instalar. Apesar de alguns tipos de drivers - como o de rede - se aplicar sem a necessidade de reiniciar, talvez este tenha alguma interação diferente com o sistema, não dá pra saber realmente.

Obrigado, por enquanto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Olá, Saudações a todos do Clube do Hardware. Há anos não venho aqui, na verdade nem lembro mais qual é o meu login antigo.

SOBRE MIM

Fui técnico de microinformática (acredito que um bom técnico :P) durante uns 8 anos, mas em 2010 voltei a trabalhar como analista de servidores (Windows, Linux e Virtualização) em uma multinacional brasileira. Então, sabe como é, ficar sentado em uma cadeira o dia todo, barriga começando a aparecer, e a inevitável desatualização em relação aos hardwares e novas ferramentas.

O PROBLEMA

Após alguns anos aguentando um Core2duo @2.93Ghz com 4GB de RAM DDR2, resolvi - após a queima da minha placa de video - montar um outro computador.

Eis o que escolhi: i7 3770k @ 3.40, 16GB Ram ddr3 (2x8GB Kingston), GTX 470, Asus P8B75-M LE, Seagate Barracuda ST500DM002 @6GB/s, 1 placa de rede PCI-E x4 1GiB Adicional, 1 Placa de Som PCI CMI8738 da Creative. A fonte é a mesma, uma Corsair de 600W reais.

Windows 8 x64 Professional Original instalado, primeiros dias, tudo legal. Depois congelou. Reiniciei, algumas horas depois, congelou de novo. Comecei a tentar descobrir o porque.

Sintomas:

- Não há tela azul, dump de memória, ou reinicialização automática. Somente congelamento. A tela se mantém estática, o Num/Scroll/CapsLock não funcionam, etc.

- Não há no eventviewer nenhum evento que possa ter causado o congelamento.

Testes Realizados:

- Primeiro teste, se nada mudou: Memória:

Rodei o MemTest86 do HirensBoot 15 durante 6 horas, depois mais 11 horas seguidas. Não deu nenhum erro.

- Segundo teste: Processador:

Rodei o Heavy Load, uma ferramenta que estressa o processador em 100% o tempo todo, vocês devem conhecer. Rodei durante umas 3 horas, enquanto monitorava a temperatura de cada core. Nenhum chegou a mais de 70°C, e o PC não congelou.

- Terceiro teste: Placa de video (não necessariamente deveria ser, mas foi o que foi):

O HeavyLoad também tem sua opção para estressar a placa de video, rodei por umas 3 horas, a temperatura chegou a 88°C, e não travou. Mas para a placa, 88°C quando em 100% é até bom (pelo menos há alguns anos atrás era).

- Quarto teste: Disco

Rodei o HDInfo, por algumas horas, ele faz um teste de leitura e escrita (em blocos não usados) e tira uma média após 1, 2 ou 3 horas. Bom, a média foi 129MB/ps de leitura e 88,9MB/ps de escrita. Não congelou também.

Daí comecei a voltar para o SO.

Comecei a perceber que o computador congelava mais quando eu deixava algo baixando durante a noite toda ou durante o dia, quando chegava em casa do trabalho, ele estava congelado. Driver da placa de rede? Eu havia instalado todos os drivers, mas vi que o driver da placa de rede onboard estava o assinado pela Microsoft. Baixei outro driver direto do site do fabricante, e instalei. Mas ainda sim, o computador congelou mais uma vez.

Vou tirar as placas conectadas na MoBo, de som e de rede, e ver se continua travando (a placa adicional não está em uso no momento). Além disso, estou começando a ficar sem ideias do que testar. Vocês conseguem listar mais testes e ferramentas novas para efetuar mais testes?

Cara fiz todos esses testes em meu pc não apresentou erro algum, mas por incrível que pareça era o antivírus que estava congelando o pc. Coloquei o Eset Nod 32 e acabaram meus problemas. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara fiz todos esses testes em meu pc não apresentou erro algum, mas por incrível que pareça era o antivírus que estava congelando o pc. Coloquei o Eset Nod 32 e acabaram meus problemas. Abraço

Olá. Eu não uso antivírus. Mas obrigado pela dica.

Pessoal.

Testei com um CentOS6 durante dois dias, e não tive congelamentos. Testei com o Windows 7 por 3 dias e não tive congelamentos também.

Comprei um SSD de 128GB, e fiz um bare metal install nele. Reconfigurei tudo, me certifiquei que os drivers estavam todos corretos.

Até agora, ele não congelou nenhuma vez. Mas um dia eu cheguei em casa e ele havia reiniciado.

OBS: A placa de rede adicional continua ativa.

Desconfio do HD antigo estar apresentando algum problema não identificável via ferramentas de testes de HD.

Vou manter mais uns dias em observação, e vou aguardar se há algum congelamento, que era o sintoma principal.

Obrigado pela ajuda de todos até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

o meu tambem estava assim , o cursor do mouse travando , e ficando fora de resoluçao , até o som as vezes ficava travando parecendo cd arranhado , estava ficando louco ja , piis meu pc é novo tambem , testei td e nada , por fim tirei a placa de video e o travamento parou , , estranho é que em jogos nao trava nada !

nao sei ainda o q pode ser , mas tem aver com minha placa de video.

ainda nao resolvi completamente o caso , mas é uma dica !

meu pc:

gabinete chaser A31 thermaltake

placa-mãe ASUS p8z77-v le

cpu core i7 3770 3.4 ghz

memoria corsair vengeance 1x8gb 1600mhz

fonte corsair gs 700

gravador de bluray philips

watercoller h60 corsair

e placa de video EVGA GTS 450 a qual nao estou usando ate resolver esse b.o que tive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver uma gpu mais fraca tenta trocar e deixar esse sistema no mínimo para funcionar (placa mãe + processador + uma memoria ram +hd + gpu integraga (se não tiver uma off fraca).

Estes problemas de congelamento normalmente comigo já deu por dois motivos:

1)Fonte com problemas ou não aguentando a config.

2)Gpu "morrendo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

Obrigado pelas respostas.

Eu acho que descobri "quem" era o problema, apesar de não saber "qual" problema era com esse "quem".

E o vencedor é..... ..... ....

Seagate Barracuda ST500DM002 @6GB/s

Pois é! Quando comprei o SSD DUO e instalei o Windows 8, ele reiniciou uma vez, mas foi por falta de energia mesmo. E nunca mais congelou nenhuma vez. Testei o HD (com um novo SO instalado) em outro computador que tenho em casa, e não tive nenhum travamento/Congelamento também, por isso não sei dizer se realmente o HD (relativamente novo) tinha algum problema de verdade. Talvez ele realmente estivesse sendo um problema quando configurado como SATA3, enfim, acho que nunca saberemos.

Acho que podemos encerrar o tópico.

Mais uma vez, obrigado a todos!

- David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...