Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Operação DAW com pic


mister nintendo

Posts recomendados

Ola pessoal

Estava mexendo com um pic 18f quando me deparei com a instrução DAW dele, que sifnifica DECIMAL ADJUST IN WREG, nos exemplos que o datasheet possui são todos com valores menor que 200, só que pelo que percebi da logica que se usa pra converter os numeros de hexadecimal para decimal, o valor maximo da conversão seria 199, só que o datasheet não especifica nada disso. Alguem saberia me dizer se o valor maximo é mesmo 199

Floww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal!

eu estava interessado nessa instrução, pois imaginei que ela convertia números hexadecimais em decimais, e realmente ela faz isso, só que não da forma que eu imaginei, aqui esta o funcionamento dela

http://img689.imageshack.us/img689/7537/tvui.png

quando li isso pensei que ela pegaria o valor do e converteria em um valor decimal BCD. Exemplo

antes da instrução

variavel1=0x59

depois da instrução

variavel1=89

ou seja ela pegaria o valor da variável em hexadecimal e converteria para um decimal em BCD, mas ela não faz isso, comecei a fazer testes no mplab (pelo visto melhor ferramenta não há) e ela não funciona do jeito que eu imaginei, nesse exemplo que eu dei acima ela manteria o valor da variável em 59, já por exemplo se a variável estivesse com o valor 0xA5 a instrução deveria converter em 165, mas na verdade converte pra 105, eu realmente não entendi seu funcionamento, alguém ai tem uma luz?

flowwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela descrição que consta no datasheet, ela serve para obter o valor correto em formato BCD compacto do resultado de uma soma entre duas variáveis também em formato BCD compacto.

Ou seja, após somar dois registradores com valores em BCD compacto e salvar o resultado no registrador W, usa-se essa instrução para que o resultado seja mostrado em BCD compacto.

Repare que ela leva em consideração os valores dos bits C e DC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...