Ir ao conteúdo

HD Sata III

dcm50

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo tranquilo?

eu tenho um HD cujo a marca/modelo Samsung HD103SJ. Como vocês podem ver, é um modelo relativamente antigo e, como tenho um pc para jogos, acredito que o problema esteja no HD pois em certos jogos (GTA IV, Batman Arkham City e L.A. Noire), fica dando umas travadas por ser um HD "lento", ou seja, com menos capacidade para transferir dados. Pretendo comprar este HD http://www.fgtec.com.br/produto/hd-wd-caviar-green-3tb-64mb-intellipower-sata-iii-wd30ezrx/sata/2419 pois por ser Sata III, acredito que vou ter melhora no desempenho destes jogos mais pesados. Gostaria saber se essa informação confere: se um HD com maior capacidade de transferência de dados vai apresentar um melhor desempenho nos jogos.

Postado
Fala galera, tudo tranquilo?

eu tenho um HD cujo a marca/modelo Samsung HD103SJ. Como vocês podem ver, é um modelo relativamente antigo e, como tenho um pc para jogos, acredito que o problema esteja no HD pois em certos jogos (GTA IV, Batman Arkham City e L.A. Noire), fica dando umas travadas por ser um HD "lento", ou seja, com menos capacidade para transferir dados. Pretendo comprar este HD http://www.fgtec.com.br/produto/hd-wd-caviar-green-3tb-64mb-intellipower-sata-iii-wd30ezrx/sata/2419 pois por ser Sata III, acredito que vou ter melhora no desempenho destes jogos mais pesados. Gostaria saber se essa informação confere: se um HD com maior capacidade de transferência de dados vai apresentar um melhor desempenho nos jogos.

Até onde sei sata 2 ou 3 não faz diferença no desempenho do HD devido ao fato das velocidades de gravação e leitura dos discos serem inferiores à velocidade de transferência de dados do sata 2, ou seja, o HD funciona numa conexão sata 3 mas a uma velocidade que seria igual à sata 2.

Para verificar se vale à pena a troca de HD deve-se verificar as velocidades de gravação e leitura de cada um no site do fabricante e em reviews de preferência.

Agora por coincidência tenho o mesmo HD na minha máquina e posso te afirmar que seu problema de desempenho nos jogos está relacionado à placa de vídeo ou ao processador (ou ambos), mas sem saber a sua configuração não posso ajudar muito.

Postado
Cara, eu tenho um i7 4770k, 8gb de ram e a VGA é uma HD 7950.. Acredito que o problema não seja na configuração..

Bom saber, a fonte tá ok também?

Você falou em travadas, não são quedas no fps certo? Se for esse o caso, quanto ao Batman AC posso dizer que não tem solução, isso é do jogo, não dá para rodá-lo em DX11 pois o game é bugado e tem travadas constantes, não importa quão boa seja sua placa de vídeo, rodando em DX9 resolve-se esse problema, restando apenas as inevitáveis travadas normais (e irritantes) que ocorrem toda vez que o game salva.

Não sei se ocorre o mesmo nos outros games, mas antes de condenar o HD teste outros games pesados como Battlefield 3 ou Crysis 2 e 3, afinal o HD deveria influenciar apenas o tempo de loading dos jogos e não durante a execução dos mesmos.

Se de tudo não estiver satisfeito com o HD, talvez seja mais jogo colocar outro semelhante em RAID 0 para ganhar espaço e velocidade, estou pra fazer o mesmo no meu PC e até postei aqui pedindo dicas já que não tenho conhecimento prático em RAID.

Postado

Eu tenho esse HD , ele faz 120MB/s de leitura , um HD mecanico top hoje em dia faz 150MB/s , logo a menos que o HD tenha bad block/muito fragmentado/defeito , não é ele não.

Além disse se não me engano esse WD Green que você mostrou é do mesmo nivel que esse HD da Samsung ou até pior , já que como ele é Green o foco dele não é desempenho , logo o tempo de resposta dele deve ser maior que esse Samsung.

Esse meu HD tava 70% fragmentado e com uns setores sem realocar , mandei um format total nele (demorou algumas horas) agora ele está muito melhor , antes dava algumas travadinhas , agora nada.

Em relação aos jogos citados , GTA IV você precisa achar uma commandline.txt boa e instalar ultimos patchs , só isso , já o Batman você precisa desativar o PhysX e pronto também.

Postado
Bom saber, a fonte tá ok também?

Você falou em travadas, não são quedas no fps certo? Se for esse o caso, quanto ao Batman AC posso dizer que não tem solução, isso é do jogo, não dá para rodá-lo em DX11 pois o game é bugado e tem travadas constantes, não importa quão boa seja sua placa de vídeo, rodando em DX9 resolve-se esse problema, restando apenas as inevitáveis travadas normais (e irritantes) que ocorrem toda vez que o game salva.

Não sei se ocorre o mesmo nos outros games, mas antes de condenar o HD teste outros games pesados como Battlefield 3 ou Crysis 2 e 3, afinal o HD deveria influenciar apenas o tempo de loading dos jogos e não durante a execução dos mesmos.

Se de tudo não estiver satisfeito com o HD, talvez seja mais jogo colocar outro semelhante em RAID 0 para ganhar espaço e velocidade, estou pra fazer o mesmo no meu PC e até postei aqui pedindo dicas já que não tenho conhecimento prático em RAID.

Exato, não são quedas de fps. O mais estranho é coloquei tanto o GTA quanto o Batman (e L.A. Noire também) com o menor gráfico possível e mesmo assim apresentavam certas travadas (o Batman bem menos). GTA dá umas travadas quando ando pela cidade mais rápido (mesmo com tudo em "low") e no L.A. Noire dava uma travada de tempos em tempos, independente de estar parado ou em movimento. Tenho outros jogos (F1 2012, Crysis, NSF Hot Pursuit, Hitman: Absolution) que não travam. E esquecei de mencionar que no jogo Metro 2033 ocorre o mesmo tipo de problema. Na verdade, essas travadas não atrapalham mas irritam e muito porque, tirando esses jogos, todos rodam liso.

Meu pc é quase todo novo, dos principais hardwares apenas o HD não é novo e por isso surgiu essa dúvida quanto ao HD pois trata-se de jogos pesados e que exigem muito do hardware.

Já uso comandline.txt pro GTA e acredito que tenho os últimos patchs instalados e no Batman eu não uso PhysX porque a minha VGA é da ATI.

E só pra acrescentar, naquele teste que o próprio Windows fornece (Classificação do Sistema), a parte de disco rígido apresentou a menor nota (5,9) e também esqueci de mencionar que uso dois HD's: 1 de 500gb para o Windows e afins (Steam esta instalado nesse) e outro de 1Tb que eu uso só pra instalar os jogos da Steam.

Postado
Exato, não são quedas de fps. O mais estranho é coloquei tanto o GTA quanto o Batman (e L.A. Noire também) com o menor gráfico possível e mesmo assim apresentavam certas travadas (o Batman bem menos). GTA dá umas travadas quando ando pela cidade mais rápido (mesmo com tudo em "low") e no L.A. Noire dava uma travada de tempos em tempos, independente de estar parado ou em movimento. Tenho outros jogos (F1 2012, Crysis, NSF Hot Pursuit, Hitman: Absolution) que não travam. E esquecei de mencionar que no jogo Metro 2033 ocorre o mesmo tipo de problema. Na verdade, essas travadas não atrapalham mas irritam e muito porque, tirando esses jogos, todos rodam liso.

Meu pc é quase todo novo, dos principais hardwares apenas o HD não é novo e por isso surgiu essa dúvida quanto ao HD pois trata-se de jogos pesados e que exigem muito do hardware.

Já uso comandline.txt pro GTA e acredito que tenho os últimos patchs instalados e no Batman eu não uso PhysX porque a minha VGA é da ATI.

E só pra acrescentar, naquele teste que o próprio Windows fornece (Classificação do Sistema), a parte de disco rígido apresentou a menor nota (5,9) e também esqueci de mencionar que uso dois HD's: 1 de 500gb para o Windows e afins (Steam esta instalado nesse) e outro de 1Tb que eu uso só pra instalar os jogos da Steam.

Realmente parecem ser travadas causadas pelo delay na leitura do HD, mas um fato que pode estar influenciando é que quando se tem um segundo HD e o mesmo está ocioso ele fica em stand by para economizar energia, então quando você precisa acessá-lo o tempo de espera será maior que o normal porquê ele terá que ser "religado", isso pode estar piorando o problema, experimente instalar o GTA IV no mesmo HD onde o Windows está instalado e veja se melhora, no caso do Batman pode ajudar também reduzindo o tempo das travadas, mas como falei esse problema é do jogo e não vai sumir totalmente.

Postado

Tava pesquisando e cheguei a uma conclusão (pelo menos para o L.A. Noire): o problema está no próprio jogo pois vi usuários de xobx e ps3 reclamando do mesmo tipo de problema, que o jogo dava umas travadas e relataram também outros tipos de problema referente a este jogo.

Apenas para relembrar, não atrapalha em nada as travadas, apenas irrita e ainda não consegui descobrir o porque disso justamente por eu ter uma máquina "porrada", montada especificamente para jogar.

Postado

Pois eu tenho este mesmo problema, porém meu HD Primário é um SATA (I). Estou por comprar um SATA III para ver se resolve o problema. Mas aí me surgiu uma dúvida que vocês podem resolver. A minha placa mãe aceita somente até SATA II. Vou conseguir conectar um SATA III nela?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!